Arranjos Ikebana são verdadeiras obras de arte

ico admin ico 19/10/2012

Os arranjos ikebana simbolizam a beleza, a fragilidade e o equilíbrio da natureza, detalhes expressos em diferentes formas e composições. De origem oriental, a técnica homenageia as estações do ano, bem como faz referência ao tempo, representando o passado, o presente e o futuro.

Toda essa riqueza dos arranjos Ikebana é transmitida em cores e formatos diversos, cada um com o seu significado.

Flickr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se o arranjo for montado com flores desabrochadas, vagens e folhas secas, por exemplo, a ideia da composição é reviver o passado. No caso das flores semi desabrochadas ou totalmente desenvolvidas, o presente inspira a composição, enquanto os botões simbolizam o crescimento e, consequentemente, o passado.

Para exprimir as estações do ano, a técnica recorre às formas. Para homenagear a primavera, o arranjo apresenta curvas bem definidas e marcantes; o verão ganha vida com um conjunto de flores em expansão; a composição do outono se manifesta em um arranjo tênue e independente; e o inverno ganha forma em um arranjo melancólico e sóbrio.

Flickr 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Graças à sua rica e forte expressão simbológica, os arranjos de flores ikebana atraem a atenção de quem quer decorar a sua casa com estilo e sofisticação, sem deixar de valorizar a essência das plantas e sua personalidade. Por isso, a técnica ikebana é considerada uma verdadeira arte, sendo suas principais obras os diversos arranjos e as possibilidades de composição.

Deixe um comentário