Campanha Plante uma Árvore: ajude a Ikebana a preservar a Serra da Gandarela

ico admin ico 22/11/2012

Campanha Plante uma Árvore Ikebana FloresA Floricultura Ikebana Flores, em favor da causa que garante a criação de um Parque Nacional na Serra da Gandarela, está lançando a campanha “Plante uma Árvore”, com o intuito de chamar a atenção de todos sobre a importância da preservação e manutenção adequada desta região.

O projeto pretende mobilizar principalmente os blogueiros de Belo Horizonte em uma parceria super simples: aqueles que concordarem em divulgar a campanha em seu blog ganharão uma muda de árvore frutífera, que poderá ser plantada em seu nome na Serra da Gandarela.

Em janeiro, a Floricultura Ikebana Flores irá realizar uma cerimônia, durante a qual serão plantadas as mudas em nome dos blogueiros e participantes da campanha, mostrando à população de Minas Gerais que a conscientização começa com gestos simples, porém significativos.

O plantio será registrado e divulgado posteriormente através de fotos e vídeos, para que o ato possa inspirar outras iniciativas como esta.

Sobre a Serra da Gandarela

Considerada a última reserva ambiental na região do Quadrilátero, em Minas Gerais, a Serra da Gandarela possui vegetação variada da mata atlântica e grande biodiversidade de fauna e flora. Graças a toda esta riqueza, o lugar é uma preciosa fonte de recursos naturais, como ouro e ferro, sendo considerada, desta forma, um lugar de exploração e alguns abusos, responsáveis por colocar em risco todo o seu valor.

No entanto, sabendo da gravidade de tal atividade e dos riscos que a mesma oferece ao meio ambiente e, sobretudo, à população de Minas Gerais, ONGs e diversas instituições estão lutando para transformar a serra em um Parque Nacional, a fim conseguir sua proteção integral.

A mobilização teve início com os ambientalistas da região e agora atingiu níveis consideráveis. Através do Projeto Manuelzão e com auxílio de mais 25 organizações não governamentais, a batalha contra a exploração da Serra da Gandarela tem como proposta lutar pela utilização consciente e adequada dos recursos naturais ali disponíveis.

Como participar

Durante a primeira parte do projeto, a Ikebana entrará em contato com blogueiros de Belo Horizonte. Quem receber o e-mail da equipe da floricultura, poderá escolher entre:

– ter a sua muda plantada no parque pela equipe Ikebana;

– receber a sua muda (em casa ou retirando na própria loja).

Para participar, aqueles que receberam o contato da equipe terão que responder o e-mail, enviar o post divulgando a campanha em seu blog e informar a sua forma de participação (de acordo com as duas opções acima).

Quem simpatizar com o projeto e também sentir vontade em manifestar a sua preocupação ambiental, pode aguardar as próximas postagens com informações sobre as outras etapas da campanha.

E você, quer participar?

 

2 comentários para "Campanha Plante uma Árvore: ajude a Ikebana a preservar a Serra da Gandarela"

Olá, recebi um e-mail para participar da campanha promovida pela Ikebana Flores, no entanto não sou de Minas Gerais (sou de Mato Grosso). Porém gostaria de participar da campanha na forma de divulgação é só enviar um texto (se for necessário utilizar o texto do link) com foto para que seja publicado em meu blog.

mendenet@gmail.com

http://www-man.blogspot.com (Klima Naturali)

Olá!
Boa Tarde!
Desde já agradeço sua visita ao nosso blog. Quanto ao projeto de vocês mencionado no comentário deixado no blog parece interessante. Parabéns pela iniciativa! Resta saber mais detalhes como, o que é mesmo que vocês oferecem para colaborar com a causa da criação do Parque e a sua preservação além do serviço de plantio e fornecimento de mudas.
Att.
Ronaldo Candin
Responsável por Comunicação do MACACA ONG.