Skip to content
Conheça algumas curiosidades sobre as flores
Elas trazem vida e cor para a nossa casa, complementam a decoração dando um ar...

Conheça algumas curiosidades sobre as flores

conheca-algumas-curiosidades-sobre-as-flores.jpegElas trazem vida e cor para a nossa casa, complementam a decoração dando um ar diferente a ela, aumentam o nosso contato com a natureza e ainda são excelentes opções de agrado para familiares e pessoas próximas. Porém, será que você conhece algumas das mais interessantes curiosidades sobre as flores?
Foi pensando nisso, que reunimos neste post alguns fatos peculiares (e até mesmo inusitados) que, certamente, vão lhe surpreender. Confira!

A maior e a menor flor do mundo

Começamos com uma das curiosidades sobre flores que uma grande parcela das pessoas desconhece: as espécies que são, respectivamente, a menor e a maior do mundo.
A primeira, é uma flor que, caso estivesse na sua frente, você provavelmente não a veria. Isso porque a wolffia, que tem um tom esverdeado intenso, é tão pequena, mais tão pequena, que suas dimensões chegam ao, no máximo, 0,13 mm. Praticamente da espessura de uma agulha, consegue imaginar?
Do outro lado, há a flor-cadáver, que pode chegar a impressionantes cinco metros de comprimento e tem como principal característica o odor pra lá de desagradável que exala para atrair moscas, mosquitos, besouros, mariposas e outros insetos que atuam como agentes polinizadores.

Flores que são comestíveis

Quando você pensa em flores, muito provavelmente associa elas a um mimo para a namorada ou a mãe ou uma forma de renovar o ambiente, não é verdade? Contudo, há espécies que vão além e podem ser utilizadas para fazer bebidas, como chás e licores.
Fora isso, há muitas outras que, inclusive, podem fazer parte do seu prato, dando um sabor especial à comida e diversificando o seu cardápio com doces (geleias, bolos, sorvetes e pudins) e preparos mais elaborados para o almoço ou jantar. Alguns exemplos são:

  • lavanda:
  • capuchinha;
  • hibisco;
  • dália;
  • malmequer;
  • alcachofra;
  • rosa;
  • calêndula; e
  • cravo.

Fósseis de flores já encontrados

Outra das curiosidades sobre as flores diz respeito à paleontologia e à entomologia. Afinal, grupos de pesquisadores, como o do cientista entomologista e escritor George Poina Jr., já encontraram diversas espécies fossilizadas que datam não de milhares de anos atrás, mas sim de milhões!
Alguns exemplos são a strychnos electri (15 milhões) e a tão popular rosa (35 milhões), o que significa que essas flores já estão no planeta há mais tempo do que os primeiros indícios de surgimento e desenvolvimento de diferentes espécies de animais.

Espécie que leva mais tempo para florir

Por fim, não podemos deixar de falar de uma palmeira encontrada no oriente, mais especificamente no Sri Lanka e na Índia, a Corypha Umbraculifera. Essa espécie tem duas características que são bastante singulares:

  • inflorescência — ou seja, o conjunto de ramos que contém flores — que chega a oito metros; e
  • florescência única que alcança a impressionante marca de oito décadas para ser concluída;

Como você leu, não faltam curiosidades sobre as flores para serem descobertas e, assim, você se aprofundar mais sobre o uso e as diversas aplicações que elas oferecem. Por isso, se você conhece outras peculiaridades, compartilhe-as com a gente nos comentários, adoraremos saber!

últimos posts

materiais ikebana