Skip to content
Sustentabilidade e decoração: como fazer um jardim vertical
Gosta de natureza, mas seu imóvel tem pouco espaço? Invista em um jardim vertical e...

Sustentabilidade e decoração: como fazer um jardim vertical

A vida na cidade nem sempre possibilita o contato com a natureza que todos gostariam. Muitas vezes, um imóvel não possui espaço externo suficiente para a criação de um jardim. Porém, há uma solução prática para quem não abre mão de um pouco de verde em seu lar.

Os jardins verticais, em geral, são como os tradicionais, com a diferença de serem colocados na parede. Mas, apesar de parecer algo complicado, a ideia é versátil e possibilita ao consumidor colocar as plantas em sua cozinha, varanda ou sala de estar, por exemplo.

As regas feitas em um jardim vertical também são um pouco diferentes. Por não ter contato direito com a água da chuva (mesmo se colocada na varanda), a planta deve ser molhada manualmente ou por meio de gotejadores, devido à sua verticalização.

Foto: Coup Daile

O gotejador é uma opção viável e prática, pois funciona através de uma mangueira perfurada que distribui gotas de água diretamente no substrato da planta (tipo de terra especial onde o vegetal será fixado), mantendo a umidade sempre adequada por meio de um temporizador.

Para jardins localizados na área externa da casa, como a varanda, o ideal é a aquisição de um porta-planta com travas, a fim de evitar que em chuvas fortes, tempestades ou ventanias o espaço seja destruído. A escolha da espécie utilizada também deve ser baseada no local reservado para o jardim.

Na cozinha, há a possibilidade de montar uma mini-horta vertical, com salsinha, manjericão e alecrim. Nos outros cômodos (preferencialmente os internos), são indicadas as bromélias, aspargos, lírios da paz e asplênio. Para as áreas externas, aposte em cinerárias marítimas, brinco de princesa, érica, eras, lágrima de cristo e gerânio.

Foto: Coup Daile

Montar o jardim vertical, no entanto, exige a ajuda de um profissional da área. Afinal, a parede escolhida para a construção do espaço deverá ser chumbada, impermeabilizada e ainda ligada a um sistema de irrigação. Contudo, mesmo aparentando ser um pouco complicado, o jardim pode ser feito também com garrafas PET, sendo esta uma opção mais econômica e sustentável.

Gostou? Saiba como montar o seu a seguir:

– Esse tipo de jardim (montado com garrafas PET) deve ser feito em um local que esteja propício a receber um pouco de umidade, pois não há a possibilidade de centralizar o excesso de água em uma saída apenas. Portanto, escolha bem a parede;
– Escolha a quantidade de garrafas de acordo com o tamanho de seu jardim;
– Corte cada garrafa ao meio, de forma que fique maior em um dos lados, para que o substrato não vaze;
– Plante uma muda em cada garrafa, colocando primeiramente algumas pedras e em seguida um tecido geotêxtil, que ajuda a drenar o jardim. Em seguida coloque a planta e o substrato;
– Faça cerca de três furos na garrafa do tamanho de um prego mediano, para que a água possa vazar e a planta não se afogue;
– Fixe as garrafas na parede da forma que preferir;
– De acordo com a espécie escolhida do vegetal, o regue e pode sempre que necessário.

últimos posts

materiais ikebana