Skip to content
Tipos de lírios: conheça cada um deles
Confira, neste post, quais são os principais tipos de lírios, sua origem, sua história e...

Tipos de lírios: conheça cada um deles

tipos de lírios

“Olhai os lírios do campo” é uma obra clássica da literatura brasileira modernista, do escritor Érico Veríssimo. O livro, de 1938, já nos mostra como essa é uma flor presente na cultura — tanto ocidental quanto oriental. São vários tipos de lírios, com cores e aromas marcantes, que se fizeram e se fazem marcantes em vários momentos da história.

A palavra lírio, que em chinês quer dizer “para sempre amor”, aparece em várias religiões, na Bíblia — em inúmeras passagens —, e também é um forte símbolo filosófico. A flor representa paz, pureza, inocência e conexão espiritual. Quer saber mais sobre ela? Continue a leitura para conhecer os três principais tipos de lírios e esteja pronto para escolher um para você!

Onde surgiram os lírios?

A origem dos lírios é predominante da China e do Japão — países que abrigam mais da metade das espécies dessa flor. Aos poucos, no entanto, ela foi alcançando a Europa, o restante da Ásia e também as Américas, devido à ocidentalização e à globalização na região.

Ele é considerado uma das flores mais antigas do mundo. Há desenhos de lírios encontrados até mesmo nas paredes de alguns palácios da Grécia Antiga, por exemplo. As pinturas eram para homenagear Hera, rainha do Olimpo, a deusa da maternidade e do casamento.

Quais são os principais tipos de lírios?

Apesar de existirem várias flores que carregam o lírio no nome, nem todas são espécies verdadeiras desse gênero de planta. Para certificar-se de que você tem um exemplar real, vale conferir seus principais tipos. Veja o que elencamos abaixo!

Lírios Orientais

Os mais procurados são os lírios orientais, principalmente pela sua beleza. O mais famoso é o Lilium Stargazer, que dá flores brancas e rosas, com pintinhas vermelhas. As pétalas são bem grandes e recurvadas e florescem entre o inverno e a primavera.

Além da aparência exuberante, essa espécie é a que mais exala perfume. Para ter um exemplar em casa, é bom cultivá-lo com regas regulares e prestar atenção na incidência solar: os lírios orientais gostam de um sol mais fraco.

Lírios Asiáticos

Esse tipo é resultante de cruzamentos entre outras espécies de lírios do leste asiático. Eles têm pétalas menores que os orientais e também oferecem mais variação de cores. Você pode encontrá-lo em tonalidades de branco, roxo, rosa, creme e laranja.

Para cuidar, basta atentar-se para as regas periódicas e deixar a planta em um ambiente que recebe sol e sombra. Por serem naturais de regiões temperadas, a exposição solar muito forte é prejudicial. Se você optar por esse entre os vários tipos de lírios, terá flores todo início do verão.

Lírios Longuiflorum

Essa espécie é conhecida pelas suas flores grandes, assim como as demais variedades orientais. O seu diferencial, no entanto, está na cor das pétalas, que são encontradas somente nas tonalidades de branco e creme.

Por serem mais delicados com relação à sua cor, eles são perfeitos para arranjos de flores e decorações de casamento. Os cuidados para cultivo são os mesmos das outras espécies citadas aqui: rega frequente e exposição solar moderada.

tipos de lírios

Para quem adora ter flores bonitas em casa, essa é uma ótima opção. O único cuidado é com relação às pessoas alérgicas, já que todos os tipos de lírios exalam um perfume mais forte. Perfeitos para decorações e até mesmo para buquês de noivas, não há dúvidas de que continuarão a deixar suas marcas na história!

Gostou de conhecer os tipos de lírios?

Se você gostou de saber um pouco mais sobre essa flor e quer presentear alguém, conheça o nosso bouquet italiano de lírios e liziantus!

últimos posts

materiais ikebana