12 flores para embelezar seu jardim no verão

ico admin ico 17/12/2020

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Se você está planejando repaginar o jardim, mas não sabe quais plantas se adaptam aos dias quentes, confira nossa lista agora mesmo.

Preparamos 12 sugestões de flores que combinam com o verão, seja pela exuberância das cores ou pela facilidade de adaptação com o clima. Vamos conferir?

1. Girassóis

Planta que tem tudo a ver com os dias ensolarados da estação. As flores são clássicas, grandes e vistosas. O girassol é uma planta anual e com ciclo de vida curta. A partir da semente, ela dura, no máximo, um ano. 

É uma espécie extremamente fácil de cultivar e se adapta bem sob o sol forte. Os cuidados com a planta são simples e as regas devem ser mais frequentes apenas na fase de crescimento. Caso a terra esteja muito seca, dê água a cada dois dias. 

2. Begônias

Essas plantas são versáteis e exigem pouca manutenção. As begônias se adaptam em locais com sombra total ou parcial. No entanto, quando bem regadas, sobrevivem bem ao sol. 

Plante as begônias em vasos, canteiros ou floreiras de parede. Algumas espécies dessa flor podem atingir 1,5 metro. 

3. Hibiscos

Além de bonito, o hibisco possui propriedades medicinais diuréticas e antioxidantes, por isso, é bastante consumido em forma de chá, doces e geleias. 

No jardim, são arbustos que permanecem floridos e coloridos durante o verão. O hibisco é uma planta ornamental com floração rápida e abundante. 

4. Margaridas

São flores resistentes que cativam pela simplicidade. Encontramos na natureza margaridas de várias cores. Se adaptam a diferentes ambientes e sobrevivem bem em vasos ou no jardim. 

A planta gosta de lugares bem iluminados e precisa de podas frequentes para retirar as flores murchas. Assim, você vai garantir o florescimento. 

5. Zínias

São coloridas e se adaptam em locais com altas temperaturas. Plante as zínias em vasos, jardins ou canteiros, preparando o solo com húmus. 

As flores são bonitas e elegantes, com tamanhos que variam entre 15 centímetros a um metro de altura. 

6. Dálias

A planta é uma herbácea perene de porte médio que atinge 1,5 metro quando adulta. As flores apresentam diferentes cores e formas, perfeitas para enfeitar o jardim. 

Podem ser plantadas em vasos ou canteiros, desde que recebam sol em abundância para garantir uma bela floração. 

7. Coleus

São flores que encantam pela quantidade de cores em suas pétalas. As plantas são grandes e apresentam combinações de amarelo, vermelho, rosa, roxo, castanho e verde. 

Por ser uma espécie tropical, conseguem se adaptar bem às altas temperaturas. Combinam com jardins ou decorando pergolados.

8. Orquídeas

É uma planta de beleza única encontrada em formatos, cores e tamanhos diferentes. Possui grande variedade de espécies e agradam colecionadores. 

Para embelezar ainda mais seu jardim, plante orquídeas de variedades diferentes para dar contraste.

Para manter a planta saudável, converse com sua floricultura de confiança para conhecer as necessidades de cada espécie. 

O principal cuidado é a adubação. Ela deve ser feita após o período de floração e com fertilizantes específicos. 

9. Flor-de-cone

É uma flor tolerante às estiagens e que exige pouca manutenção. Possui grande variedade de cores, entre elas laranja, amarelo, branco e cor-de-rosa. 

É uma planta perene duradoura que floresce todos os anos, sempre durante o verão. 

10. Lírios de um dia

Plantas herbáceas e perenes que desabrocham de manhã e fecham à noite. A curiosidade é que essa espécie não é um lírio verdadeiro, apesar do nome.

As flores são vistosas, bonitas, florescem entre a primavera e o outono e necessitam de pouca manutenção. 

11. Vincas

Planta rústica que exige poucos cuidados e de baixa manutenção. Se adaptam bem a locais com altas temperaturas.

As flores são simples e delicadas, algumas espécies têm as pétalas largas, outras são mais estreitas. 

As cores variam entre branco, vermelho e roxo. Devem ser plantadas em solo fertilizado e precisa de regas regulares. 

12. Onze horas

A característica dessa planta é a florescer por volta das 11h. É uma espécie de fácil plantio, mas que exige alguns cuidados durante a fase de crescimento. 

As flores têm cores vibrantes e baixa estatura, decorando o jardim com muita elegância. Se adapta bem em vasos ou nas bordas dos canteiros.

Apesar de ser uma planta “de verão”, a planta resiste bem ao inverno. 

Agora é só escolher as espécies que mais encantam seus olhos e trabalhar em seu jardim para deixá-lo renovado. Não esqueça de misturar cores e espécies para dar mais vida e mais colorido ao espaço. 

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.