Skip to content
4 maneiras de praticar gratidão no dia a dia
Você tem o costume de pensar nas coisas boas que já aconteceram na sua vida...

4 maneiras de praticar gratidão no dia a dia

Você tem o costume de pensar nas coisas boas que já aconteceram na sua vida e se sente agradecido por elas? Infelizmente, em meio à correria do dia a dia, muitas pessoas nem notam o quanto são sortudas. Talvez, se parassem por um segundo para praticar gratidão, perceberiam que seus problemas não conseguem superar todas as coisas positivas que permeiam suas vidas.

Existe muita gente por aí que sonha em ter ao menos 1% da vida que você leva, por mais simples que seja. Se você tem onde morar e faz suas refeições diariamente, se sabe ler e teve a oportunidade de estudar, se tem um emprego ou se conta com o apoio de uma família — biológica ou não — ou de amigos, você é uma das pessoas mais ricas do mundo!

Quando focamos no lado bom da vida e desviamos a atenção dos problemas — que são inevitáveis — tudo começa a mudar. Então, que tal tornar isso um hábito e elevar seu bem-estar e qualidade de vida ao praticar gratidão? Comece a ser grato por ter encontrado este post e aproveite todas as dicas que vêm a seguir!

O que é gratidão e como ela melhora a rotina?

Para compreendermos o sentido da gratidão é interessante refletir um pouco mais sobre sua essência. Essa palavra, que deriva do latim “gratus”, significa estar agradecido, ser agradável, elogiar e dar boas-vindas. Então, quando você expressa gratidão por algo, celebra a boa sorte de ter vivido — ou estar vivendo — aquilo.

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, praticar gratidão causa grandes mudanças, inclusive cerebrais. A Forbes ainda afirma que o exercício traz benefícios como longevidade, redução de emoções tóxicas, melhorias no sono, autoestima e relações sociais. Então, comece a ser grato com as próximas dicas!

1. Celebre as pequenas coisas

Para praticar gratidão, é preciso desenvolver um nível de observação apurado sobre você mesmo e o que está ao redor. Comece a celebrar alguns detalhes do cotidiano, como ter acordado, comido aquele lanche que gosta ou ter visto uma coisa bonita no caminho para casa, como um canteiro de flores. Isso afasta pensamentos negativos e diminui o estresse.

2. Comece seu dia agradecendo

Por falar em agradecer por ter acordado, já desperte para o dia com gratidão e crie o hábito de pensar em afirmações positivas: agradeça por mais um novo dia cheio de novas oportunidades, por estar vivo, ter coisas a fazer ou com quem se preocupar. Mentalize também que o dia vai ser ótimo, pois você já é muito feliz por ter chegado até ali.

3. Seja gentil

Muito sabiamente já dizia José Datrino que “gentileza gera gentileza”. O “Profeta Gentileza” já sabia o segredo da vida feliz e nos presenteou com essa máxima. Quando você passa a ser gentil consigo mesmo e com os outros, uma nova onda de coisas boas surge, por meio das boas ações, por mais simples que elas sejam. Experimente ajudar alguém a apanhar algo que caiu no chão e perceba o quão gostoso é o sentimento!

4. Presenteie quem você gosta

Sempre que puder dizer o quanto você gosta de alguém, diga. Sempre que tiver a oportunidade de enaltecer as qualidades de alguém ou de dizer o quanto você a admira, não deixe para outro momento. E, sempre que for possível, presenteie. Coisas simples — como flores — podem transformar o dia, a semana ou toda a vida de uma pessoa! Se ficar na dúvida sobre o tipo de flor, existem algumas opções cheias de significado:

  • Rosa: representa amor, paixão e coragem, além de respeito e admiração;
  • Girassol: traz boas vibrações e boa sorte. Simboliza calor, alegria, amizade e lealdade;
  • Azaleia: de acordo com a cor, pode significar romance, delicadeza ou elegância;
  • Dente-de-leão: remete à liberdade, esperança, otimismo, luz e alegria de viver.

Deu para notar que praticar gratidão é muito simples e não requer esforço? Lembre-se de que ser grato traz inúmeros benefícios e, por isso, é tão importante incentivar o agradecimento e a gentileza nos nossos ambientes de convívio.

Que tal começar a praticar gratidão agora mesmo e ter a gentileza de compartilhar o que aprendeu com seus amigos nas redes sociais? Espalhe a ideia!

 

últimos posts

materiais ikebana