O verão está aí e, com a chuva e o calor, traz novidades e cores vibrantes para a natureza. Embora muitas pessoas pensem apenas na primavera quando se fala de flores, o verão traz as suas próprias variedades de perfumes e colorações.
Seja para enfeitar seu jardim, decorar sua casa ou presentear alguém com um arranjo, as flores para o verão chegam com todo o seu esplendor. Neste post, separamos algumas opções de flores para perfumar e embelezar seu ambiente nos dias mais ensolarados do ano. Confira!
1. Zínia
As zínias são flores que não suportam climas frios e se desenvolvem melhor no calor e sob a luz solar direta. Elas são encontradas em diversas cores e são ideais não apenas para o jardim, como também para arranjos ou vasos deixados em uma janela que receba muita luz natural.
2. Astromélia
Também conhecida como “minilírio” por sua semelhança com a flor, a astromélia floresce no verão e não tolera frio e geadas. Por precisar de luz constante, ela deve ser mantida em locais do jardim ou da casa onde bata sol pelo menos três horas por dia.
3. Gérbera
A gérbera pertence à família do girassol e da margarida e, como elas, é uma flor imponente e de haste longa. Existente em diversas cores, ela fica bem em jardins, vasos e arranjos. É uma flor de fácil cultivo e se adapta bem a climas secos.
4. Dália
Além de serem encontradas em várias cores, as dálias também vêm em diversos tamanhos, variando de 5 a 30 cm. Para plantios em vasos, o ideal é utilizar um recipiente grande e estacas para manter suas hastes eretas. O perfume dessas flores é mais um dos charmes que elas trazem para o seu ambiente.
5. Gerânio
O gerânio, além de apresentar uma estética delicada, é também uma das opções mais populares do verão. Normalmente ele floresce até meados do outono. Por florescer no verão, requer muita rega nesse período. Adubos líquidos, de preferência os específicos para o gerânio, devem ser aplicados com frequência durante sua floração.
6. Flor de cone (equinácea)
A flor de cone é muito resistente à seca, o que a torna apropriada para o verão. Além de colorir jardins, a flor de cone também é uma poderosa planta medicinal, sendo usada para curar problemas de pele e até mesmo prevenir resfriados. Embora seja mais conhecida na sua cor rosa, ela apresenta também variações de vermelho e amarelo.
7. Coleus
Essas plantas de folhas coloridas precisam de calor, luz indireta ou sombra parcial. Por gostarem de climas mais quentes, precisam de rega frequente, embora o solo não deva ficar encharcado. Indica-se adubá-la uma vez ao mês com um fertilizante com alto nível de nitrogênio.
8. Girassol
Talvez nenhuma flor tenha mais a cara do verão do que o girassol. Sua haste longa e imponente, junto às folhas amarelas, remetem à alegria e vivacidade dessa estação. No jardim ou em um vaso, o girassol precisa de pelo menos 4 horas de incidência de luz solar direta por dia. Confira o solo diariamente e mantenha-o sempre úmido.
9. Flor-de-Chagas
Curiosa, essa espécie chama a atenção pelas suas flores, que são comestíveis. Seu sabor é levemente apimentado e a sua floração acontece justamente no verão. No entanto, a flor-de-Chagas exige alguns cuidados, visto que não é uma planta que se adapta bem a temperaturas extremas. Por isso, é importante protegê-la das longas horas de incidência solar direta, especialmente nos dias mais quentes.
10. Vincas
As vincas são flores de verão extremamente simples e de aparência delicada. Suas cores se espalham de forma harmônica pelas pétalas, concentrando as tonalidades mais fortes sobre o meio e amenizando as pontas. É bastante resistente, por isso, exige pouca manutenção. É importante se certificar que ela esteja no calor e que receba regas regulares.
11. Lírios do dia
Apesar de trazer o termo “lírio” no nome, essas flores não são lírios propriamente ditos. Suas cores fortes, vibrantes e quentes são a cara da estação e trazem um contraste todo especial para os ambientes. Para vê-las bonitas, mantenha a terra regada e proteja a planta do sol mais forte.
Dica extra: A preparação do plantio de flores para o verão
Seja em vasos ou em canteiros, é preciso preparar o solo em que as flores serão plantadas. Para isso, o primeiro passo é eleger o local. No caso do canteiro, que exige mais espaço, seja seletivo e decida por uma área que pegue tanto sol, quanto sombra durante o dia.
Depois disso, basta que você risque o desenho do canteiro no chão e limpe a parte interna, retirando todas as plantas e inços da região, além de escavar cerca de 15 cm abaixo da terra para comportar as flores de verão. Uma boa forma de enriquecer o solo é adicionando adubo de aves ou um composto caseiro e orgânico à terra.
O plantio é bem simples. Escolha um momento do dia em que o sol não esteja forte e distribua as mudas sobre a área para ter uma visualização de como ficarão após aterradas. Procure fixá-las com uma distância mínima de 15 cm uma da outra e, no caso de plantas grandes, deixe mais espaço para que se desenvolvam com tranquilidade.
Quando tiver definido os espaçamentos, cave buracos na terra e acomode as mudas (sem o saquinho) cuidadosamente. Então é só cobrir a base com terra, de forma firme, mas sem apertar e regar.
Plantio em vasos
Já no caso dos vasos, suas flores de verão precisarão de um pouco mais de cuidado. O primeiro passo é garantir que o recipiente conseguirá escoar a água das regas, para não apodrecer as raízes da planta. Para isso, utilize pedriscos, argila, britas ou algum material semelhante que não acumule umidade no fundo.
Depois disso será preciso realizar uma divisão entre as pedras e a terra, para que ela não escoe junto da água. Você pode utilizar mantas próprias ou improvisar com um filtro de café. Um pedaço de tecido fino também serve. Só então você deverá largar a terra, que tem que ocupar, no máximo, 60% do pote. Acrescente a ela uma mistura de adubo, como a farinha de ossos ou algo mais simples, como borra de café, para enriquecer a terra.
No canteiro, as flores conseguem absorver nutrientes diretamente do solo. No vaso, você precisa fornecer esses elementos para a terra, que os transmitirá à planta. Por isso, após adicionar algum nutriente extra, você poderá acomodar a muda e firmá-la com terra para que ela não ceda para os lados. Faça a primeira rega.
Enfim, quando se trata de flores, o verão é uma estação realmente propícia para o colorido que elas trazem. E se você não sabe exatamente onde encontrar as flores que acabamos de citar, procure uma loja virtual! Assim, você poderá contar com uma grande diversidade de espécies sem sair do conforto de sua casa.
Aliás, aproveite que você está por aqui e conheça as nossas opções de flores de verão! Com certeza, serão um sucesso em qualquer jardim ou vaso.