Skip to content
Adubo caseiro: conheça 6 opções para manter as plantas sempre bonitas
Será que a razão das suas plantas não se desenvolverem é a falta de adubagem?...

Adubo caseiro: conheça 6 opções para manter as plantas sempre bonitas

Será que a razão das suas plantas não se desenvolverem é a falta de adubagem? Sim, mantê-las irrigadas e no local ideal para receber os raios solares não é suficiente. Elas precisam de outros cuidados, como ser nutridas, o que ocorre por meio da adubagem. Você já pensou em fazer adubo caseiro?

Como estamos na era da sustentabilidade, devemos reaproveitar tudo o que pudermos e o adubo caseiro é um exemplo disso. Para produzi-lo, basta utilizar alguns restos de comida que iriam para o lixo.

Neste post, você vai conhecer seis formas de adubar suas plantas usando adubo caseiro. Veja como!

Adubo caseiro é a solução para plantas mais fortes e bonitas

Com materiais orgânicos comuns nas nossas casas, podemos ter excelentes opções de adubo caseiro. Muitos deles, inclusive, acabam indo ao lixo sem serem reaproveitados de outra forma. Confira 6 sugestões:

1. Borra de café

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d’água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

Além de ser um excelente repelente para as plantas, visto que afasta as pragas, é um bom fertilizante, pois é rico em carbono e nitrogênio. Porém, a borra de café pura não deve ser adicionada à terra.

2. Cascas de alimentos vegetais

Essa alternativa é muito fácil e, certamente, você terá os ingredientes em casa. Podem ser usadas, por exemplo, cascas de legumes como batata, chuchu, abóbora ou cenoura. São alimentos ricos em vitamina E. Portanto, ajudarão no desenvolvimento das plantas. Para isso, basta cortá-las em cubos e misturá-las à terra do canteiro, vaso ou xaxim.

3. Leite

Você deve estar achando estranho, não é? Mas o leite é um ótimo fertilizante para tratar suas plantinhas. Para isso, basta borrifar 100 mL de leite em um litro de água. Essa solução agirá como fungicida. Na verdade, são sais e aminoácidos que atuam nas plantas, tornando-as mais resistentes e, ao mesmo tempo, evitando o surgimento de pragas que causam doenças.

Se você aplicar no substrato, contribuirá para deixar as folhas mais verdes e viçosas, já que o cálcio é um mineral presente em grande quantidade no leite. Logo após o uso, descarte esse material.

4. Casca de ovo

A casca de ovo é uma fonte rica em cálcio, mineral importante para fortalecer as plantas. Seu uso como adubo requer que ela seja triturada, podendo ser usado o liquidificador. Quando atingir a textura de uma farofa, o adubo está pronto. Você deverá, então, polvilhá-lo sobre o substrato. Conforme as regas, esse mineral será absorvido gradualmente.

5. Canela

Estranho, não é? Mas a canela é um bom adubo para ajudar no cultivo das suas plantinhas. Adicioná-la ao solo evita que pragas se aproximem. Além disso, ela proporciona um benefício importante: promove a cura quando a planta se machuca. Basta colocar o pó sobre a região afetada.

6. Cascas de banana

A casca de banana contém fósforo e potássio, minerais importantes para enriquecer o solo. Sendo assim, não a jogue mais no lixo. Para utilizar as cascas de banana como adubo caseiro, corte-as em cubinhos e coloque-as nas plantas.

Adubo caseiro é uma opção sustentável

Viu como a sustentabilidade é possível a partir do lixo da sua casa? O adubo caseiro é uma ótima forma de ajudar o planeta. Adube as suas plantinhas usando essa alternativa e deixe-as lindas e viçosas.

Gostou deste post? Então, leia também outro artigo que vai ajudá-lo a escolher produtos para jardinagem que não podem faltar.

últimos posts

materiais ikebana