Flores de árvores: quais são as mais bonitas do Brasil?

ico admin ico 16/09/2018

Conheça tudo sobre as mais bonitas árvores que dão flores

Com uma beleza natural única, as árvores que dão flores tornam qualquer ambiente mais vivo e alegre. Mas o seu papel mais importante tem relação com o equilíbrio térmico do planeta, é por isso que devemos cultivá-las.

No Brasil, um país com um ótimo clima para plantio, destacam-se algumas árvores que, quando florescem, criam um cenário deslumbrante. Elas também reduzem a poluição sonora e do ar, refrescam, oferecem sombra e ainda colaboram com a alimentação e procriação das aves.

E você acha que os benefícios dessas plantas param por aí? As árvores, com flores ou não, ajudam na produção de oxigênio, servem de proteção contra os ventos e muito mais. Que tal conhecer as árvores que dão flores mais lindas que temos nas nossas cidades?

Como plantar árvores que dão flores?

 

Considerando todas as vantagens que já mencionamos a respeito das árvores no nosso ambiente urbano, a vontade é que a cidade toda fique completamente verde e florida, não é mesmo? Contudo, não podemos nos esquecer de que existe uma maneira correta de realizar o plantio de árvores que dão flores nas calçadas e praças.

Em primeiro lugar, é preciso que você procure a prefeitura. Isso porque é ela que detém um plano de arborização urbana com as determinações básicas para não comprometer o espaço, o trânsito de pessoas, entre outros aspectos. Dependendo do lugar em que você mora, ainda é possível conseguir as mudas para o plantio no viveiro municipal.

Esse cuidado é essencial para que não aconteçam imprevistos desagradáveis no futuro, como calçadas levantadas, tubulações de água e esgotos estourados, galhos e frutos pesados caindo em carros, ramos atrapalhando pedestres, problemas na rede elétrica, sujeira vinda das folhas ou flores caídas.

Quais são as árvores que dão flores lindas?

 

Ipê amarelo

 

As flores de árvores mais famosas, com certeza, vêm do Ipê. Apesar da cor mais comum ser a amarela, você também encontra flores brancas, roxas e rosas. Por serem árvores de grande porte e com raízes profundas, são resistentes, não precisam de muito cuidado e não estragam calçadas nem asfaltos. No entanto, por atingirem até 35 metros de altura, é bom tomar cuidado com a fiação elétrica das ruas.

 

Magnólia

 

A Magnólia é uma das árvores que dão flores mais lindas do Brasil. Um pouco semelhante à flor do Ipê rosa, essa espécie tem diferenciais — um perfume inconfundível e o porte pequeno. Como alcança entre 5 e 10 metros de altura, é recomendada para arborização urbana, já que não compromete os fios dos postes.

 

Flamboyant

 

Apesar de não ser uma árvore nativa — sua origem é Madagascar, na África —, a Flamboyant, também conhecida como flor-do-paraíso ou árvore-flamejante, é uma das espécies mais lindas encontradas no Brasil. O motivo são suas flores de cor intensa avermelhada, além da copa grande e frondosa.

As flores dessa árvore valorizam muito áreas amplas. Por ser uma planta tropical, aguenta sol pleno e também salinidade no solo, podendo ser, inclusive, cultivada em litorais. Apesar de não gostar do frio, é uma espécie resistente à estiagem.

 

Quaresmeira

 

Essa é uma árvore nativa e a conhecemos como Quaresmeira pelo fato de ela florescer no período da Quaresma — os quarenta dias após a Quarta-feira de Cinzas, em que os cristãos fazem penitência em preparação para a Páscoa — de acordo com as pessoas mais velhas.

Mesmo que seu porte seja pequeno, as raízes da árvore são profundas e ela floresce, na verdade, duas vezes por ano, com uma coloração roxa muito viva e bonita. Por esse motivo, a Quaresmeira é uma das árvores mais presentes em arborização urbana em nosso país.

 

Pata-de-vaca

 

Também conhecida como Bauhinia forficata, essa árvore brasileira nativa da Mata Atlântica tem porte médio e apresenta raízes profundas, o que evita o estouro de calçadas. Suas flores, belíssimas, lembram orquídeas, e as folhas se assemelham a patas de vaca — daí o nome popular.

As mudas podem alcançar de 5 a 9 metros de altura e gostam de sol pleno. Por mais que sejam adequadas para ambientes urbanos, precisam de podas regulares, a fim de não obstruírem a fiação dos postes. Ademais, seu crescimento anual médio é bem rápido, ou seja, você vai desfrutar da floração e da maturação da espécie brevemente.

 

Chuva-de-ouro

 

A árvore ornamental originária da floresta amazônica é genuinamente tropical, mas também se desenvolve em climas mais frios. A chuva-de-ouro recebe esse nome pela sua floração amarela, deixando belos cachos dourados pendentes. Sua copa é exuberante e, por ter um formato cônico ou piramidal, é bastante apreciada e utilizada pelo paisagismo.

Seu plantio mais simples é por meio de sementes e depende de um solo arenoso e argiloso, com a colaboração de um ambiente de sol pleno. Essa árvore pode chegar até 20 metros de altura e seus meses mais floridos se concentram entre fevereiro e maio.

 

Resedá

 

Outra das árvores que dão flores mais apreciadas no Brasil: a extremosa, também chamada de Resedá. Ela tem um florescimento incrível em uma estrutura que pode ter até 6 metros de altura.

árvores que dão flores Resedá Amarela

Suas flores são mais crespas com bordas onduladas. Você as encontra nas cores branca, roxa, vermelha e rosa. Elas surgem geralmente de outubro até o final de fevereiro ou no início de março.

Para manter a árvore sempre vistosa, é recomendado fazer podas periódicas de formação. Suas folhas, contudo, caem apenas uma vez ao ano — deixando o chão relativamente limpo por bastante tempo.

 

Como podar as árvores na calçada de casa?

 

Muito se falou sobre arborização e plantio na calçada, você agora já sabe que, para ter árvores no perímetro urbano, é necessário seguir uma legislação específica. Assim, se você quer plantar uma das espécies que citamos acima — ou qualquer outra —, é preciso conferir as leis municipais e respeitar alguns parâmetros estipulados pela prefeitura.

O que ainda não havíamos falado em relação a isso é que o mesmo vale para a poda ou o corte da árvore: só é permitido com autorização da prefeitura e também da companhia elétrica da sua cidade.

Fora disso, cortar uma árvore sem critérios é uma prática considerada crime ambiental. Para evitar essa situação, o ideal é escolher espécies indicadas para calçadas. Além das já citadas, há as seguintes:

  • Noivinha;
  • Jacarandá Mimoso;
  • Manacá da Serra;
  • Dama-da-noite;
  • Cerejeira.

Caso queria saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do manual produzido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). No mais, vale se atentar para escolher árvores que:

  • não possuam raízes superficiais ou agressivas;
  • não tenham frutos ou flores grandes;
  • não tenham espinhos;
  • não sejam tóxicas;
  • não sejam de grande porte, com mais de 20 metros de altura;
  • não tenham madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins;
  • não sejam invasoras.

Uma cidade arborizada e com um aspecto saudável é, definitivamente, um lugar melhor para se viver. Por isso é que julgamos tão necessário saber mais sobre árvores que dão flores, além do seu plantio, cultivo e poda.

Esperamos que você tenha se beneficiado com essas informações e adote o que aprendeu para contribuir com ambientes coletivos cada vez mais floridos e bonitos!

E aí, gostou de conhecer as árvores que dão flores mais lindas existentes no Brasil e de aprender como cultivá-las na sua calçada? Você tem alguma preferência de espécie? Conte para nós aqui nos comentários!

 

 

 

 

Deixe um comentário