Astromélia: conheça essa flor cheia de beleza e significados!

ico admin ico 30/04/2019

Com suas folhas torcidas e pétalas de cores vivas, as astromélias são flores excelentes para presentear seus melhores amigos. Essa planta exótica também é chamada de lírio inca, em referência ao seu habitat natural: as cordilheiras geladas dos Andes no Chile, Brasil e Peru. A flor foi descoberta no século XVIII pelo cientista sueco Clas Alströmer. Foi ele quem deu à flor seu nome atual.

Com mais de 50 espécies diferentes, a flor é popular em razão da facilidade em ser cultivada e mantida. Isso porque as astromélias podem durar até 2 semanas em um vaso e suas flores livres de fragrância são ótimas para compor projetos decorativos florais.

Quer conhecer a simbologia e outras características dessa flor? Continue lendo!

Características das astromélias

Por serem parecidas com lírios, as astromélias são conhecidas como “lírio peruano”. Essas plantas têm raízes grossas e profundas, enquanto seus caules são bastante delicados e podem facilmente quebrar se não forem manuseados com certo cuidado. Entretanto, com a manutenção correta, podem chegar a um metro de altura.

Vale destacar que suas sementes levam de duas semanas a um ano para germinarem e florescem muito bem em pleno sol. Contudo, o calor extremo pode ser prejudicial, fazendo com que a planta pare de crescer. Em locais muito frios, elas são mais bem cultivadas em estufas quentes. Uma dica é armazená-las em vasos durante o inverno e depois replantá-las na primavera, assim durarão bem mais.

Como é o plantio?

O início da primavera é a melhor época para plantar as astromélias. Nesse caso, se você planeja cultivá-la em seu jardim, certifique-se de que o solo esteja bem drenado, sendo essencial cavar um buraco do mesmo tamanho do recipiente que a planta já está inserida.

Misture o solo escavado com adubo ou fertilizante e volte a preencher o local com terra até que a planta esteja acomodada firmemente no espaço reservado. Além disso, é importante espalhar alguns centímetros de cobertura orgânica ao redor da astromélia para evitar o crescimento de ervas daninhas. E lembre-se de regá-la diariamente.

Como é a manutenção?

Em verões secos, as astromélias devem ser regadas todos os dias, pois elas costumam crescer em condições de umidade. Desse modo, nunca deixe que a planta seque. Inclusive, a fertilização do solo deve ser realizada a cada 4 semanas durante a primavera e é essencial podar as partes secas para estimular um novo crescimento.

Simbologia das astromélias

A astromélia simboliza a amizade duradoura. Portanto, é o presente perfeito para celebrar essa relação. Cada uma das seis pétalas da astromélia representa uma característica importante: compreensão, humor, paciência, empatia, compromisso e respeito. Dessa forma, você pode decidir por si mesmo qual pétala representa cada qualidade e escrever um lindo bilhete explicando esse simbolismo aos seus melhores amigos, o que acha?

Você curtiu conhecer um pouco mais sobre as astromélias? Que tal presentear seu melhor amigo com um lindo arranjo de lírio inca e deixar o dia dele ainda mais colorido? Acesse nossa página e escolha o presente ideal agora mesmo!

 

Deixe um comentário