Atividades para crianças usando a natureza

ico admin ico 23/04/2021
crianças

As atividades infantis ficaram restritas durante pandemia, não é mesmo? E o isolamento social exige criatividade dos pais e familiares para distrair as crianças. Para tirá-las do tédio, a natureza pode ser uma grande aliada. 

Um rápido passeio pelo jardim de casa, pela pracinha do prédio ou até mesmo uma escapada em um parque próximo é uma ótima oportunidade para recolher diversos materiais.

Folhas, galhos secos, sementes, pedras, flores… são elementos que, aliados à criatividade natural das crianças se transformam em passatempos divertidos ou em novos brinquedos. 

Antes de começar, vamos combinar algumas regras. A mais importante delas, nesse momento de pandemia: lembre-se que qualquer passeio deve seguir os protocolos de saúde. E mais: aproveite a oportunidade para ensinar a criança a preservar a natureza. Mostre que muitos elementos podem ser encontrados no chão mesmo, basta ter olhos atentos. 

Materiais para as atividades com as crianças

crianças brincadeiras

Após explorar áreas externas, é hora de higienizar o que trouxemos da rua. Lave pedras, galhos, folhas e sementes. Depois, deixe secar antes de começar a brincadeira. 

Reúna outros materiais que você já deve ter em casa. Alguns são facilmente encontrados em papelarias ou lojas de artesanato:

  • lápis de cor e canetas hidrográficas;
  • guache ou aquarela;
  • tesoura sem ponta;
  • barbante ou fio de nylon;
  • pinceis de diferentes tamanhos;
  • cola plástica;
  • folhas de ofício, papel sulfite ou Canson (de maior gramatura);
  • botões coloridos, palitos de dente ou de picolé;
  • caixas de papelão;
  • materiais para artesanato em geral.

10 atividades para crianças usando elementos da natureza

crianças
Imagem: @aktivitepaylasimi

1. Desenhos com folhas e flores

Use folhas de árvores e flores para decorar desenhos. Use uma folha branca, cole alguns elementos sobre o papel e estimule a criança a desenhar livremente. Dessa maneira, entre rabiscos e elementos reais, a criatividade dela vai despontar a partir de diferentes texturas. 

2. Carimbos de folhas

Outra ideia utilizando folhas, secas ou não. Usando tinta guache e um pincel macio, pinte um dos lados da folha e, antes de secar, carimbe no papel. Ensine a criança para pressionar suavemente. Ela vai se surpreender como esse elemento natural vira um carimbo. Assim, será divertido descobrir novas texturas a partir das nervuras da planta. 

3. Colagem com flores, folhas e galhos

brincadeiras
Imagem: @mum.vs.three

Pétalas coloridas podem se transformar em asas de uma borboleta. Pequenas folhas viram asas de libélula. Gravetos e galhos podem ser as pernas de uma aranha. Tudo depende da imaginação. A ideia é mesclar desenhos livres com esses elementos, utilizando cola plástica e papel. 

4. Folhas secas, tinta e material de artesanato

As folhas secas podem ser pintadas com tinta guache ou com canetinhas coloridas. Complemente com outros materiais, como aqueles pequenos olhos próprios para fazer artesanato. 

crianças
Imagem: @aktivitepaylasimi

5. Flores com aquarela

Use um papel de maior gramatura, como o Canson, para fazer pinturas com aquarela. Permita que a criança faça uma pintura livre, utilizando os pinceis. Por fim, quando a tinta secar, comece a colagem de outros elementos, por exemplo, pequenas flores e pétalas. 

6. Modelagem com flores e massinha caseira

Com essa receita simples é possível fazer uma massinha de modelar totalmente caseira. Misture uma pequena quantidade de farinha de trigo, água, sal, óleo e corante alimentício. 

crianças
Imagem: @inspiremyplay

Porém, explique que a massinha é para brincar e não para comer, combinado? Com ela, a criança pode soltar a imaginação para moldar o que quiser. Use flores, folhas, pétalas e sementes para decorar as esculturas do seu pequeno artista!

7. Recorte e colagem com folhas

Folhas grandes podem ser recortadas facilmente com a tesourinha sem ponta. Use plantas de diferentes cores e tonalidades para criar colagens em um papel. Os recortes e a colagem devem seguir a imaginação da criança. Explore esse momento e surpreenda-se com o resultado.

8. Pincéis vivos com arbustos

crianças
Imagem: @magichomeschoolbus

Um pequeno arbusto pode ser um ótimo material para um pincel natural. Junte alguns ramos e prenda-os em um graveto, com o auxílio de um atilho. Usando tinta guache e uma folha de papel, a criança pode pintar a vontade com seu “pincel vivo”. 

9. Galhos, pinhas e papelão

Pequenos galhos, gravetos e pinhas podem ser pintados e colados para formarem bonecos divertidos. Lembra da massinha de modelar caseira? Ela também pode entrar na brincadeira. 

10. Gelo florido

crianças
Imagem: @heartofblooms_

Além de diversão, essa dica vai ensinar a criança sobre benefícios de algumas plantas. A ideia é congelar flores e folhas, especialmente aquelas que podem ser consumidas em forma de chá, como rosas, hibisco ou camomila. Coloque as plantas em forminhas com água e leve-as ao congelador. 

Depois de prontos, basta desenformar os cubos de gelo e usá-los para fazer deliciosos chás. 

Que tal? Aposte na criatividade e na imaginação das crianças para fugir da monotonia. E lembre-se de poder contar sempre com a natureza para garantir qualidade de vida. Principalmente, para ajudar pais e responsáveis quando o assunto é divertir a criançada.

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.