Conheça os benefícios das flores para a sua vida

ico admin ico 30/01/2018

benefícios das flores

Elas enfeitam os jardins, dão um toque de charme aos ambientes, enchem de cor os espaços e a nossa vida. Em arranjos, em vasos, nos canteiros, são admiradas e cultivadas com carinho. Mas os benefícios das flores não terminam por aqui.

Além de harmonizar e embelezar os ambientes, as flores oferecem muito mais do que isso. Por isso, elaboramos este post para apresentar as suas diversas propriedades e vantagens para a sua casa, alimentação, saúde e bem-estar físico e emocional. Portanto, continue a leitura e descubra os aspectos fantásticos relacionados a essas lindezas da natureza!

Aprenda os benefícios das flores

As flores acrescentam beleza e energia aos lares. Alegram os ambientes e contribuem para a nossa qualidade de vida. Veja a lista que preparamos com os benefícios que elas trazem para você.

1. Renovam o ar

As flores colaboram para manter a qualidade do ar. São umidificadores naturais purificando o local e liberando oxigênio. Também funcionam como aromatizadores ao exalarem suas fragrâncias.

2. Estimulam a alegria e a criatividade

As flores auxiliam a construir um clima energético equilibrado e tranquilo, acalmando e melhorando a saúde mental. Além disso, eliminam o estresse e incentivam a alegria.

3. Contribuem para a boa alimentação

Elas trazem colorido para a sua casa e também para o seu cardápio. Isso mesmo, as flores são ricas em vitaminas, aminoácidos, fibras, proteínas e promovem uma experiência sensacional ao paladar, além de dar um colorido especial aos pratos. Confira algumas dessas gostosuras:

  • flor de abóbora: pode ser servida em sopas, à milanesa ou nas saladas. A flor contém vitamina C e baixa caloria. Rica em cálcio, ela age na constituição de ossos e dentes;
  • capuchinha: a capuchinha é linda e normalmente encontrada nas cores vermelha e amarela. A sugestão é incluí-la em uma salada com as flores e as folhas. Contêm muita vitamina C e betacarotenos;
  • lavanda: é muito perfumada e um calmante natural. Pode ser usada para chá e em receitas de geleias, sorvetes e biscoitos;
  • cravo-da-índia: o cravo-da-índia que provavelmente você tem na sua cozinha é o botão da flor seco. Contém grande quantidade de proteínas e vitaminas A, C, E e K. É digestivo, antioxidante e antibacteriano;
  • amor-perfeito: tem sabor suave e levemente doce. Rico em vitamina C compõem saladas e sobremesas. Auxilia o sistema imunológico e a circulação sanguínea.

É muito importante observar alguns cuidados quando for comprar flores comestíveis. Elas podem conter produtos químicos que inviabilizam o seu consumo. Por isso, adquira de empresas especializadas que forneçam um produto de qualidade. Para os alérgicos ao pólen é melhor procurar um especialista antes de adicionar as flores ao cardápio.

Conheça as vantagens do girassol e da rosa

Como estamos tratando dos benefícios das flores, não podemos deixar de falar do girassol e da rosa. Confira as vantagens oferecidas pela “flor do sol” e “rainha das flores”.

Girassol

Ele traz sorte e energia positiva ao ambiente. Suas sementes tem muita vitamina E, D e complexo B, favorecendo o bom funcionamento do coração. Além disso, são matérias-primas para a fabricação de óleo comestível, biodiesel, bases para unhas, sabonetes e lubrificantes. Servem de alimento tanto para os seres humanos quanto para os pássaros. Seu caule tem uma fibra que é aplicada na produção de papel.

Rosa

A rosa tem propriedades que auxiliam no tratamento e no combate de várias doenças. Veja:

  • antioxidante: contém muita vitamina C, um excelente antioxidante que ajuda na proteção das células da pele;
  • antidepressiva: a rosa vermelha tem flavonoides que possuem propriedades antidepressivas. O seu óleo também contém eugenol e geraniol, conhecidos por seus efeitos antiepilépticos;
  • cicatrizante: para facilitar o processo de cicatrização de feridas o óleo de rosa mosqueta é um agente eficaz para isso;
  • antibacteriana: o óleo de rosa é antibacteriano e ajuda no tratamento da acne e pele propensa a ela.

Depois de conhecer os benefícios das flores, você entende que ao enfeitar a sua casa com elas, além de tornar os ambientes mais alegres e arejados, você protege o lar contra as energias negativas e valoriza a calma, a saúde e o bem-estar!

Que tal aprender agora a como comprar as flores para a sua residência ou local de trabalho? Confira nosso post sobre o assunto!

Deixe um comentário