Bonsai de presente? Conheça o significado da espécie

ico admin ico 01/07/2021
bonsai

Dar um bonsai de presente é um gesto de afeto e cuidado. Esta técnica milenar é bastante apreciada por pessoas que têm a jardinagem como hobbie. Portanto, dar um bonsai representa também uma opção de lazer.

Confira algumas dicas sobre o cultivo do bonsai e sobre o significado dele como presente.

Bonsai: saiba o que é

Ao contrário do que muitos pensam, um bonsai não é uma planta geneticamente modificada. Trata-se de uma forma de arte muito comum e antiga praticada na horticultura difundida por influência do zen-budismo, no Japão, há mais de mil anos. 

Em japonês, bon-sai “plantada em uma bandeja”. Portanto, representa uma versão – realista e em miniatura – de uma árvore. Quanto mais aproximada da espécie presente na natureza, mais bonito é o bonsai. 

cultivo

Quais espécies podem ser cultivadas como bonsais?

Em geral, qualquer árvore pode ser um bonsai, pois a poda constante dos galhos e raízes, associada às amarrações com arame garantem o formato e a estilização da planta. No entanto, algumas espécies oferecem melhores resultados, graças à estrutura da planta. Exemplos:

  • as frutíferas figueira, amoreira, pessegueiro;
  • o ornamental fícus;
  • as floríferas camélia, jasmim e azaleia;
  • as mais comuns, no Brasil, araçá, jabuticaba, mangueira e ipê-amarelo.  

Etapas ou estágios de evolução do bonsai

Essa planta ornamental se desenvolve em três estágios: a muda em formação, o bonsai em desenvolvimento e o bonsai formado. O ciclo completo leva, em média, 3 anos e o crescimento pode atingir 1,20 m. 

Bonsai de presente: significados

Considerado uma obra de arte, o bonsai simboliza delicadeza, longevidade e dedicação. Afinal, seu cultivo ocorre dia a dia e exige cuidados específicos e tempo. Dar um bonsai de presente representa um gesto de carinho, além de ser uma ótima opção de passatempo. Com certeza, apreciadores da jardinagem vão adorar. 

Para a cultura oriental, o bonsai simboliza equilíbrio, prosperidade, harmonia e desejos de boa sorte. Além de ornamentais, essas mini-árvores se tornam uma recordação duradoura para quem as recebe. 

plantio

Ficou interessado no cultivo de bonsais? Cuidar deles é quase uma terapia, pois exige concentração, paciência e coordenação motora. Na próxima data especial, presenteie alguém que você ama com um bonsai. A Ikebana tem ótimas opções desta espécie, basta escolher. 

Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.