O buquê de noiva ideal: tendências de 2021

ico admin ico 21/05/2021
flores coloridas

O buquê da noiva é um item indispensável no casamento, seja ele simples ou sofisticado. Ele acompanha a nubente da cerimônia até a recepção, quando finalmente é lançado para as mãos da próxima a se casar. 

Aproveitando que maio é considerado o Mês das Noivas, preparamos esse conteúdo para ajudar quem firmou compromisso e pretende casar nos próximos meses. 

Continue a leitura para saber como escolher o buquê de noiva ideal e confira dicas e tendências atuais para buquês em 2021. 

Como escolher o acessório ideal

Uma coisa podemos garantir: a figura da noiva é o destaque de um casamento. Ninguém na cerimônia deve estar acima dela ou atrair mais olhares do que ela. O brilho da nubente não pode ser ofuscado. 

Por isso, é importante pensar em todos os detalhes com antecedência para a ocasião ser impecável. Inclusive o buquê, considerando que ele deve estar em sintonia com o vestido e demais adereços. Nessa escolha, tenha em mente três regras básicas:

  • o estilo do casamento, conforme o local e o horário da cerimônia;
  • o gosto pessoal da noiva;
  • as medidas e produção da nubente.

Buquê conforme o estilo do casamento

O local e o horário da cerimônia vão ditar o estilo do casamento. E, a partir dele, outros detalhes são definidos, como o modelo do vestido, a produção da noiva e o buquê. Por ser um item pessoal, esse adereço não faz parte da decoração, portanto, não precisa combinar com ela. 

Inclusive, é muito frequente que as flores do buquê sejam totalmente diferentes daquelas usadas na igreja ou no salão. Na dúvida sobre quais espécies escolher, as noivas podem contar com uma consultoria de um designer floral ou de uma florista. 

buquê romântico

Esses profissionais estão aptos para orientar a nubente considerando o estilo do casamento. Por exemplo, se o casal escolheu realizar a cerimônia à noite, o evento terá um estilo clássico, será realizado em uma igreja ou indoor, com decoração imponente.

O vestido deverá ser tradicional, com rendas e bordados, a maquiagem será mais evidente e o penteado será mais elaborado. Para esse casamento, um buquê igualmente clássico é o mais adequado. Afinal, ele não pode destoar do vestido, nem se sobrepor a ele. 

Nesse caso, sugerimos um buquê redondo, de flor única ou em formato cascata. Não tem erro nessa escolha, pode apostar. 

Buquê segundo o estilo da noiva

Em um casamento é fundamental personalizar o buquê conforme o estilo da noiva. O acessório deve ser produzido exclusivamente para ela, de maneira que os convidados reconheçam nesse acessório a personalidade da nubente. 

Detalhes aparentemente secundários como a altura da futura esposa, do salto e do noivo devem ser considerados. O objetivo é que o ponto floral seja harmônico e proporcional ao conjunto.

buquê minimalista

O biotipo da noiva e sua relação com o buquê

O tamanho e o formato do buquê devem estar em sintonia também com o tipo físico da noiva. Por exemplo, um conjunto de flores em uma cascata longa pode destoar de uma nubente de baixa estatura. Porém, esse buquê alongado é o sonho da noiva. Então, como fazer?

Uma solução é o estilo cacho de uva, com um leve caimento, porém mais curto que o modelo em cascata. Dessa maneira, o desejo da noiva estará realizado e o acessório será proporcional ao seu biotipo. 

As tendências em buquê de noiva

buquê com folhagem

Como você pôde ver, o buquê é um elemento muito importante no figurino da noiva. Ele deve ter um toque de autenticidade e personalidade, para ser especial. A seguir, listamos algumas tendências para você se inspirar ou, até mesmo, copiar. 

  • Buquê personalizado: com as flores escolhidas pela noiva e com significado especial;
  • Com flores e cores diferentes: fuja do óbvio e escolha um buquê marcante;
  • Arranjo minimalista: economize nos elementos e elabore um buquê perfeito para noivas mais modernas;
  • Com relicários ou terços: perfeitos para noivas românticas e tradicionais;
  • Buquê-amuleto: contém elementos que trazem sorte ou sejam significativos para a noiva ou para o casal;
  • Buquê com folhagens: uma bela e vistosa folha de costela-de-adão pode ser um charme a mais na cerimônia. 

buquê

Essas são algumas apostas e sugestões para quem pretende se casar ainda este ano. É possível que as tendências para 2022 mudem, não sabemos. Portanto, a melhor escolha é atender o desejo da noiva. Afinal, a cerimônia de casamento deve ser o dia mais especial e inesquecível para um casal. 

Nossas dicas servem para orientar você. O mais importante é seguir seu coração e ser feliz. 

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)  

Os comentários estão fechados.