Saiba como escolher as flores do buquê de daminha

ico admin ico 13/09/2018

Citamos aqui várias opções de buquê de daminha para o seu casamento ficar perfeito.

 

Um dos momentos mais esperados nos casamentos é a entrada das crianças durante o cortejo da cerimônia. Não há como não se encantar pela participação dos pequenos durante a celebração, não é verdade? Por isso, o buquê de daminha tem que ser pensado com muito carinho para tornar esse momento ainda mais inesquecível.

O arranjo que a menina vai levar durante o trajeto vai depender muito do estilo da noiva e do tipo de casamento. Há a possibilidade de ser uma réplica do buquê da noiva ou ser trabalhado com flores menores. As daminhas podem ainda trazer elementos infantis em formatos muito criativos.

Ainda, a escolha do buquê de daminha precisa dialogar com todo o formato da celebração, levando em conta o local, horário e também a idade das meninas. E há tantos modelos, que a noiva pode ficar confusa. Portanto, confira, neste post, algumas dicas para eleger a melhor alternativa!

 

A tradição das damas de honra

 

Para que servem as daminhas de honra? Tradicionalmente, tudo começou com as irmãs da noiva usando trajes parecidos para enganar os maus espíritos. Acreditava-se que eles queriam atrapalhar de alguma forma o casal de noivos.

Ainda na Idade Média, as crianças passaram a ser destaque quando avisavam sobre a chegada da noiva. Assim surgiu o cortejo matrimonial, com daminhas carregando flores nas mãos, o que é praticado ainda hoje.

Na Europa e nos Estados Unidos, a tradição são as damas de honra adultas. Embora algumas pessoas tenham aderido esse modo no Brasil, ainda é forte por aqui manter as crianças na função.

Historicamente, a dama de honra tem o papel de auxiliar no casamento. Por isso, ela usa um vestido semelhante ao da noiva, só que em tamanho menor, já que é uma criança. Além disso, a daminha leva objetos para que sejam utilizados durante a cerimônia.

 

A escolha do buquê ideal

 

A escolha do buquê que será levado pelas pequenas vai depender muito do tipo de cerimônia, estilo da noiva e idade das crianças. O segredo para definir o melhor buquê é acertar na tonalidade, independentemente do tipo de casamento.

A predominância é de cores mais suaves, pois evidenciam a pureza e a inocência da infância. Para isso, podem ser usadas flores brancas, rosa claro ou mesmo amarelas.

Mas isso não é regra. Há noivas que preferem cores mais fortes, por isso, a dica é levar a proporção em conta. Se o vestido da menina for colorido, o buquê deve ser mais neutro. Se for um vestido clarinho, pode haver alguma cor no arranjo da daminha para ser mais chamativo.

Se optar por buquê de flores, o modelo mais usual é o redondinho. São usadas flores pequenas e delicadas, como margaridas, camélias e as mini rosas com folhagens. Se o casamento for realizado em local aberto, pode-se pensar também em flores do campo.

Em buquês de flores, pense também na estação em que o casamento será realizado. Isso deve pesar na hora da decisão.

 

Os tipos de buquê de daminha

 

Quando o assunto é o tipo de buquê, as daminhas dispõem de várias opções. O mais clássico é a réplica do buquê da noiva em miniatura. Porém, se ele for muito sofisticado e com cores mais fortes, talvez seja uma boa ideia investir em outros estilos para a dama de honra.

É possível criar um buquê com outras flores e tonalidades delicadas, respeitando a idade e a altura das daminhas de honra. O ideal é que elas se sintam confortáveis para carregá-los até o altar e que o arranjo esteja harmônico para o tamanho delas. Para isso, não podem ser pesados nem difíceis de manusear.

Se você quer inovar no casamento e não for uma noiva clássica, a novidade que está conquistando todo o mercado de casamento e ditando tendência são os diferentes tipos de buquês para as crianças. Eles são criativos e, além de lindos, vão surpreender seus convidados. Veja quais são!

 

Buquê de marshmallow

 

Para entrar totalmente no clima infantil e, é claro, para que as daminhas desfrutem ainda mais o momento sem que ocorram imprevistos, uma ideia recorrente é fazer o buquê de marshmallows. Eles têm cores em tom pastel e passam muita delicadeza. Depois da cerimônia, a criança ainda pode comer as guloseimas.

 

Buquê de pirulitos

 

buquê de daminha de pirulito

Ainda na linha de buquê comestível, você pode fazer o de pirulitos coloridos. São necessários de 20 a 30 pirulitos para criar um belo arranjo para a daminha levar durante a entrada. Esse buquê de daminha fica muito bonito e chamativo e é a cara da infância.

 

Buquê de chocolate

 

buquê para daminhas de chocolate

Usando trufas, morangos ou bombons é possível criar um lindo buquê de chocolate. Outra ideia é fazer o arranjo com pirulitos de chocolate em formato de flores e pigmentados com cores diversas.

 

Algodão-doce

 

Em casamentos ao ar livre, uma opção diferente e chamativa é um buquê de daminha de algodão-doce. Ele deve ser grande e bem redondo. Cada dama pode usar de uma cor distinta.

 

Buquê de balão

 

Usar balões de gás hélio em um casamento realizado ao ar livre vai trazer leveza e irreverência à cerimônia. Eles podem ser brancos, em tons pastéis ou transparentes.

 

Buquê de brinquedo

 

Sempre combinando com o vestido da daminha, outra possibilidade é deixá-la entrar com um ursinho de pelúcia ou até mesmo uma boneca de pano. A graciosidade e delicadeza infantis vão se tornar ainda mais acentuadas. Nesse caso, ainda há a vantagem da pelúcia ou boneca ficar como lembrancinha desse momento único para a criança.

 

Buquê bola de flores (bolsinha)

 

Confeccionadas com flores pequenas em um buquê redondo, esse formato é bem gracioso para que as meninas entrem no cortejo. Ele leva uma fitinha que será pendurada no pulso da criança, deixando mais fácil para que seja manuseado.

 

Buquê de mosquitinhos

 

As gipsófilas, mais conhecidas como mosquitinhos, ficam lindas para buquê infantil. Sozinhas ou acompanhadas de outras flores, têm muita leveza e delicadeza para combinar com as crianças de todas as idades.

 

Buquê de pérolas

 

As pérolas são elegantes e dão muito charme ao arranjo. Esse tipo de buquê de daminha é delicado e tem uma elegância toda especial. Pode ser feito somente com pérolas ou incluir algumas folhagens e flores pequenas. O resultado do trabalho em pérolas é um arranjo de um visual incrível.

A escolha deve priorizar a criança

 

São muitas opções e qualquer uma delas fica linda. Seja qual for a sua escolha, o importante é que o buquê esteja dentro da linguagem escolhida para o casamento. Ele vai ficar marcado na memória dos convidados e nas fotos.

As pequenas precisam ficar à vontade com o que estão carregando e, por isso, a escolha do arranjo tem que ser uma compatível com a criança. Afinal, a dama é uma das atrações da cerimônia e precisa estar confortável para cumprir a missão e também se divertir com a circunstância.

Gostou de saber quais as tendências de arranjos para as crianças entrarem na cerimônia? Agora que você já sabe como escolher o seu buquê de daminha, veja também que tipos de flores podem compor um buquê.

Deixe um comentário