Aprenda a fazer um lindo buquê de girassol

ico admin ico 28/03/2018

Você sabia que o buquê de girassol é perfeito para uma cerimônia de casamento? Isso mesmo! Essa flor é repleta de simbolismos e, nesse momento tão especial, em que cada detalhe é pensado para trazer sorte aos noivos, ele se encaixa divinamente!

O girassol também é conhecido como a flor do sol, pela característica dos caules de girarem e a flor apontar para ele.

A planta pode atingir 3 metros de altura. Seu caule grosso e verde sustenta uma única e belíssima flor arredondada, formada pela sobreposição de pétalas amareladas e pontiagudas e o centro amarronzado, com nuances quentes.

Se já não bastasse sua beleza e as cores vivas e alegres, o girassol tem significados marcantes em diversas culturas e é atribuído a ele trazer sorte e longevidade ao casal.

E mesmo com todo esse valor, não é uma flor cara! Assim, é perfeita para a decoração da festa e para um buquê estonteante! Melhor ainda, você mesmo pode montá-lo e este post mostrará como. Confira a seguir!

Buquê de girassol: passo a passo para fazer o seu!

Apesar da opção de plantar os girassóis ser viável (caso você tenha dedicação e espaço adequados), a maneira mais prática é comprá-los em uma floricultura. Dessa maneira, você pode escolher o diâmetro das flores de acordo com o buquê que gostaria de montar.

O nosso exemplar contará com 12 flores médias. Mas isso não é regra! Você verá que, seguindo as orientações, é possível criar modelos diferentes e, inclusive, composições de flores — brancas e roxas, por exemplo, criam contrastes incríveis!

Separe os materiais

Você precisará de:

  • uma pistola de cola quente;
  • arame floral e fita para acabamento;
  • tesoura;
  • flores com o caule inteiro.

Prepare os girassóis

Caso você não queira as folhas no seu arranjo, descasque-as do caule. Em seguida, corte as hastes para que fiquem com 20 cm de comprimento (abaixo das flores).

Agrupe as flores

Separe 4 grupos com 3 flores em cada. Se você optar por mesclar outras espécies, elas devem fazer parte da composição de cada conjunto.

Reúna os 3 girassóis em um minibuquê, deixando as flores visíveis. Amarre os caules com o arame floral, enrolando-o em espiral, do topo até 5 cm de distância da base.

Repita o processo para os 4 conjuntos.

Em seguida, você começará a juntar os 4 grupos para formar o buquê completo. Comece reunindo 2 conjuntos e enrole o arame da mesma maneira ao redor das hastes.

Faça o mesmo procedimento para os 2 grupos restantes. Concluída essa etapa, foram formados 2 grupos com 6 flores em cada, que você também deverá juntar usando o arame.

O agrupamento das flores em etapas dá maior rigidez ao buquê, evitando que elas se movimentem ou até mesmo se soltem.

Faça o acabamento

Coloque um pouco da cola quente nas hastes, próximo ao topo. Cole a fita e a desenrole ao longo de todo o comprimento do arame. Corte o excedente e faça o arremate também com a cola. Repita a operação para mais uma camada.

A fita dará o acabamento e prevenirá que os caules se deteriorem com o uso. Ah! E as mãos da noiva também ficarão protegidas.

Proteja o buquê

Guarde o buquê em um local fresco até a cerimônia. Entretanto, lembre-se de que o girassol gosta do sol e se mantém vistoso na sua presença, caso contrário, as pétalas tendem a se fechar. Por isso, escolha-o preferencialmente para celebrações de dia, certo?

Agora que você já sabe montar um lindo buquê de girassol, que tal saber mais sobre o significado especial do girassol?

Deixe um comentário