Capim-dos-pampas: famosa nos anos 70 e 80, planta volta a ser tendência na decoração

ico admin ico 19/02/2021

capim-dos-pampas
Crédito: @pampasdecorctba

Sabe quem está de volta à decoração de ambientes? Ele mesmo, o Capim-dos-pampas. No Pinterest, rede social preferida por quem busca inspiração, estão compartilhadas milhares de fotos onde a planta é protagonista. 

Na decoração de ambientes, assim como na moda, as tendências vêm e vão. O Capim-dos-pampas é um exemplo disso. Após fazer muito sucesso na década de 1970 e 1980, ele está ganhando espaço em feiras de arquitetura e nas revistas de design.

Conheça mais sobre essa planta que está chamando a atenção em casamentos, aniversários ou mesmo em belos arranjos para decorar a casa.

Características do Capim-dos-pampas

Cortadeira selloana é o nome científico dessa planta, chamada popularmente de Capim-dos-pampas, Cana-dos-pampas, Cortadeira, Penacho-branco ou Pluma. Ela é um arbusto com flores perenes e originária da América do Sul, em países como Argentina e Brasil. 

A espécie se desenvolve bem em regiões mediterrâneas ou de clima subtropical e tropical. O Capim-dos-pampas pode chegar facilmente aos 2,5 metros. 

Suas flores se parecem com grandes plumas e são encontradas em tons brancos, caramelos, amarelados ou arroxeados. Por ser uma planta natural, há variação entre o volume da plumagem e entre as tonalidades. 

decoração com capim-dos-pampas
Crédito: @inovemoda.com.br

Cultivo do Capim-dos-pampas

É uma planta perene que adora luminosidade, por isso, pode ser cultivada em jardins e gramados, locais com incidência de sol e regas periódicas. A espécie é tolerante ao frio, pode ser plantada em conjunto e multiplica-se facilmente pela divisão da touceira. 

Apesar de ser nativa do Brasil, a planta sempre fez sucesso no exterior, principalmente na Europa. A proprietária da Retrobel, Isabela Pardo, apostou nessa tendência em seu e-commerce e destaca os atrativos do Capim-dos-pampas.

capim-dos-pampas
Crédito: @martinaskrobotphotography

“Ele mostra a beleza na simplicidade. Essas minúsculas flores secas dispostas em uma grande haste, também seca, em formato de pluma, foge do óbvio e encanta”, afirma Isabela. 

Cuidados com a planta

A manutenção simples é outro atrativo dessa espécie. Por isso, o Capim-dos-pampas é o item de decoração ideal para quem não tem tempo de cuidar de plantas vivas, mas não dispensa uma decoração natural e rústica. 

Aliás, foi Isabela Pardo quem descobriu uma alternativa de baixo custo para preservar as plumas: o laquê, aquele spray fixador de cabelo facilmente encontrado em farmácias e supermercados. 

A dica é borrifar o líquido logo que a planta for adquirida. Depois, repita a ação uma vez por mês, sempre a uma distância de 30 centímetros e fazendo um movimento de 360 graus, para que as flores recebem o spray por igual. 

Dicas para uso na decoração

capim-dos-pampas
Crédito: @pampasdecorctba

Os tons neutros da planta combinam facilmente com diferentes estilos de decoração. Ela fica bem em ambientes rústicos, sofisticados ou minimalistas.

Essa espécie tem sido muito utilizada em cenários fotográficos ou em ensaios de pré-wedding. A planta também é usada para a decoração de bolos e até, nos buquês das noivas.


capim-dos-pampas no buquê
Crédito: @kayleigh.rust.photo

Quando utilizado na decoração de casa, prefira colocar a planta em ambientes onde não haja correntes de vento, pois as flores podem desprender das hastes. Locais de passagem intensa, como corredores, também não são indicados, pois, ao esbarrar no Capim-dos-pampas, acabamos danificando suas plumas.

Por ser uma folhagem de grande porte, dê preferência aos vasos grandes. Eles ficam bem no hall de entrada, por exemplo. Em arranjos menores, com caules curtos, ficam bonitos sobre racks e aparadores. Ou dispostos naqueles cantos que precisam de destaque visual. 

capim-dos-pampas
Crédito: @pampasdecorctba

Outros cômodos da casa como closets e quartos também são ótimas opções para receber o Capim-dos-pampas. Porém, evite utilizar a planta em quartos de bebês e crianças, pois as plumas podem ser aspiradas e causar alergia. 

capim-dos-pampas
Crédito: @cakeandgiraffe

Dicas rápidas

Confira outras dicas práticas para decorar seus ambientes com o Capim-dos-pampas:

  • Um arranjo bem farto, com bastante plumas, pode ser o ponto focal na sala de estar;
  • Arranjos fartos e altos para festas servem para completar ambientes vazios ou servirem de finalizadores no alinhamento dos assentos;
  • Cortes longos podem decorar cantos ou pontos vazios da casa;
  • Cortes curtos podem ser colocados em vasos e dispostos sobre cômodas, aparadores e mesas;
  • Poucas unidades da planta em um vaso conferem um ar minimalista ao ambiente, sem disputar atenção com outros objetos de decoração. 

Essas são nossas dicas para usar o Capim-dos-pampas na decoração de casa ou de eventos. Aproveite que a planta está em alta e transforme seus ambientes com um toque de naturalidade e bom gosto. 

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.