Chá feito com flores: conheça os 7 mais tomados

ico admin ico 17/07/2018

Além de ter propriedades curativas, um bom chá feito com flores tem sabor e aroma bastante agradável, sendo uma gostosa bebida para aproveitar durante a manhã, à tarde ou até mesmo antes de dormir.

Os chás também são importantes aliados na prevenção de doenças e no alívio de diversos sintomas de alguns dos males mais comuns. Afinal, quem nunca tomou um chá apenas para amenizar as dores de cabeça daquele resfriado chato que apareceu de surpresa?

Neste artigo, você conhecerá 7 dos principais chás feitos com flores e suas propriedades terapêuticas. Confira!

 

1. Rosas

Muitos conhecem as rosas por seu romantismo, mas nem todos sabem de suas poderosas propriedades medicinais. O chá feito das pétalas dessas flores é capaz de auxiliar na circulação sanguínea, bem como diminuir a queda dos cabelos e amenizar sintomas de resfriados.

Também é excelente para manter uma pele saudável, evitando rugas e marcas de expressão, além de auxiliar na cicatrização e evitar o ressecamento da cútis.

Como preparar:

  • Ferva a água em uma chaleira e coloque 5 ou 6 pétalas de rosas limpas (Rendendo uma unica xícara). Obs: A rosa não deve possuir nenhum componente tóxico ou pesticida, de preferência que estejam frescas.
  • A mistura deve repousar durante 5 ou 10 minutos.
  • Sirva acompanhada de mel ou açúcar

 

 

2. Camomila

Com certeza uma das flores mais conhecidas para fazer chá, a camomila é conhecida por seu efeito calmante, sendo sua infusão uma gostosa bebida para tomar durante a noite. Este chá também é indicado para aliviar os sintomas de diversos males, como dores de cabeça, insônia, problemas de pele, cólicas menstruais e ansiedade.

Como preparar:

  • Coloque 3 colheres de chá de flores secas de camomila (por xícara).
  • Em seguida coloque água quente. Deixando em infusão por 3 minutos.
  • Coe e adicione mel ou sumo de limão.

 

 

3. Hibisco

É indicada a ingestão regular da infusão de hibisco para aproveitar seus efeitos naturais. O chá da flor é capaz de auxiliar os diabéticos na regulação das taxas de glicose, além de reduzir o colesterol. Outra propriedade é a de auxiliar no tratamento do câncer, das doenças nervosas e também de males cardíacos.

Como preparar:

  • Ferva 1 litro de água e acrescente 2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco.
  • Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.
  • Acrescente mel se desejar.

 

 

4. Lavanda

Uma bebida suave e bastante aromática, o chá de lavanda é capaz de auxiliar no alívio da TPM e também reduzir os sintomas das cólicas. Outro efeito é o de reduzir náuseas e vômitos, além de baixar a pressão arterial e evitar os sintomas da depressão.

Como preparar:

  • Ferva 1 litro de água e após coloque duas colheres de chá de folhas frescas da lavanda.
  • Deixe tampado por mais ou menos 10 minutos.
  • Coe o chá e beba.

 

 

5. Amor-perfeito

Além de ser uma bela flor, cultuada pelos amantes da jardinagem, o amor-perfeito tem poderosas propriedades medicinais. O chá feito com suas pétalas é capaz de auxiliar em tratamentos de pele, principalmente contra a acne. Também é um excelente anti-inflamatório e pode ser utilizado por quem sofre de reumatismos.

Como preparar: Chá de Amor-Perfeito.

 

 

6. Flor-de-maracujá

Assim como a fruta, a flor-de-maracujá tem excelentes propriedades calmantes e sedativas, tudo isso sem afetar o sistema nervoso central, como fazem os remédios comprados nas farmácias.

Dessa maneira, é um seguro aliado no combate à insônia e à ansiedade, já que não provoca nenhum tipo de dependência.

Como preparar:

  • Ferva 200 ml de água.
  • Ao desligar o fogo, acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por dez minutos.
  • Tome duas horas antes de dormir.
  • Obs: Para intensificar as ações do chá, tome um banho quente e relaxante após a ingestão do calmante natural.

 

7. Jasmim

O consumo desse chá auxilia no controle das taxas de colesterol e previne o surgimento de doenças no coração. Também é um importante aliado do sistema imunológico, já que tem efeito antibactericida e antioxidante, auxiliando no fortalecimento do corpo. Recomenda-se a ingestão de duas xícaras por dia para o aproveitamento máximo de seus benefícios.

  • Coloque uma colher de chá de folhas de jasmim no fundo de uma xícara e cubra com água fervente. Obs: É muito importante que a água esteja quente o suficiente para liberar as propriedades medicinais, mas também é preciso ter em mente que se a água estiver muito quente, o chá pode ficar amargo. No geral, a temperatura recomendada é de 80°C ou quando o chá começar a formar bolinhas, mas ainda antes de sair vapor.
  • Despeje a água sobre as folhas e tampe a xícara por cerca de 5 minutos. Quanto mais tempo a bebida ficar abafada, maiores serão as propriedades, mas também mais amargo ficará o sabor. Por isso, vale a pena tomar cuidado com esse limite. Fonte: https://poderdoschas.com/jasmim/

 

 

Como pudemos perceber, os chás são importantes aliados na prevenção, cura e alívio dos sintomas de diversas doenças, inclusive, são utilizados para esse fim há séculos pela humanidade.

E você, conhece as propriedades de algum outro chá feito com flores? Então, aproveite e comente abaixo para que possamos compartilhar informações interessantes.

 

Deixe um comentário