Saiba como combinar flores e monte um lindo buquê

ico admin ico 13/07/2018

 

Os arranjos florais dão um toque especial ao ambiente. Entender como combinar flores, colabora para uma atmosfera mais viva, bonita e perfumada.

Além disso, montar o próprio buquê para decorar a sua casa proporciona a oportunidade de colocar a sua energia na ornamentação, além de deixar o visual do local com a sua cara.

Por isso, vamos dar algumas sugestões para você produzir a sua combinação de flores e deixar o seu lar mais colorido. Confira!

Escolha flores frescas

 

As flores frescas costumam resistir mais à manipulação, ao transporte, duram mais tempo e seu perfume é muito agradável. Durante a compra, verifique as suas condições, investindo naquelas com caules verdes, firmes e pétalas sem amassados ou manchas. Priorize as flores em botões grandes e bem formados. Os menores podem apodrecer e cair antes de desabrocharem.

Prepare as flores

 

 

Assim que comprar suas flores, corte as pontas do caule na diagonal. Isso aumenta a superfície de absorção da água e outros nutrientes. Além disso, antes de começar a montagem, é indicado retirar todas as suas folhas, pois elas contaminam a água e diminuem o tempo de vida das plantas.

 

Crie harmonia estética

Componha o buquê utilizando folhagens como base. Contudo, consulte um profissional antes de escolher as folhas para o arranjo, pois algumas dela são tóxicas ou murcham rapidamente.

As flores podem ser inseridas em diferentes alturas para gerar um impacto elegante e harmonioso na decoração.

 

Pense nas cores

Harmonizar as cores é essencial para elaborar um buquê espetacular. Neste caso, é interessante entender e utilizar o círculo cromático para combinar as variadas tonalidades de flores. Para isso, saiba o que deseja transmitir com a decoração e siga algumas dicas:

Cores monocromáticas

Se você ainda é iniciante e não faz ideia de como combinar flores, comece escolhendo uma única cor e use diversas variações de tons.

Esta opção cria um efeito tranquilo, sendo uma ótima alternativa para quem não gosta de ousar tanto, mas quer deixar o cômodo mais colorido. Para não deixar o arranjo monótono, complemente-o com folhagens no estilo mosquitinho, que não tornam o aspecto da peça muito pesado.

Cores análogas

Estas tonalidades são vizinhas na escala cromática. No geral, as pessoas costumam escolher três cores, resultando em um aspecto alegre e bem jovial. Mesmo que os tons possam ser bem parecidos entre si, estabelecem uma combinação impactante. A recomendação é escolher uma das cores como destaque, enquanto as outras duas iluminam o buquê.

 

 

Cores complementares

Esta harmonização é a mais vibrante. Como as cores neste esquema estão localizadas em lados opostos, o contraste é extremamente agradável. Entretanto, é fundamental que a intensidade dos tons seja correspondente. Por exemplo: flores escuras com flores escuras, e as claras com claras.

 

Monte de forma adequada

 

A montagem do buquê pode ser realizada na mão ou direto no vaso. De qualquer forma, saiba que os arranjos têm frente e verso.

A montagem na mão exige certa prática para que nada saia do lugar durante a produção. Depois de pronto, amarre-o com um barbante e coloque-o no vaso. A estratégia para criações no recipiente é a mesma, apenas não há a necessidade de prender as folhagens e as flores.

Se a intenção for uma estética mais volumosa, use uma espuma floral para prender todos os elementos de maneira equilibrada e bonita. Seja qual for o estilo de montagem, tenha noção de proporções para não criar um arranjo muito grande em um vaso pequeno.

 

Cuide da manutenção

Cuidar de um buquê não é uma tarefa difícil, mas exige atenção e muito carinho. Logo que colocar o seu arranjo no vaso, encha-o de água fresca (o suficiente para molhar as pontas dos caules, porque o excesso pode apodrecer toda a haste e fazer com que o buquê dure menos).

Uma dica para que as flores tenham mais tempo de vida é lavar o vaso todas as vezes em que água for trocada (preferencialmente, a cada dois dias). Além disso, sempre que recolocá-las no vaso, corte as suas pontas na diagonal novamente.

Você curtiu essas dicas de como combinar flores em um arranjo? Então conheça o nosso site e confira as diversas opções de flores e buquês que oferecemos!

Deixe um comentário