Como cuidar de um girassol? Aprenda aqui!

ico admin ico 21/07/2018

Existem vários mitos no que se diz em como cuidar de girassol, neste texto vamos facilitar sua vida e dizer como fazer sem mistério.

Muitas pessoas querem descobrir como cuidar de girassol, mas não sabem por onde começar ou quais são as condições ideais para cultivar essas belas flores. Para começar, é importante entender que os girassóis carregam algumas diferenças entre si.

Certas espécies são menores e mais delicadas, enquanto outras são grandes e podem chegar a até 4 metros de altura. Além disso, você sabia que os girassóis florescem normalmente na primavera e no verão? Porém, eles também podem se desenvolver muito bem em outras estações e em locais de climas mais amenos.

Se você tem interesse em cultivar a planta, neste post, aprenderá como cuidar de girassol no vaso e qual é a melhor época de plantá-lo, além de saber mais sobre os processos de poda, rega e adubação das suas flores. Continue a leitura e confira!

 

Qual é a melhor época para plantar girassol?

 

Caso você não saiba, o girassol é uma planta originária da América do Norte. Essa planta se reproduz por meio de sementes, e suas flores surgem principalmente na primavera e no verão. Contudo, apesar de ser mais favorável às estações mais quentes, o florescimento pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que tenha temperaturas entre 18°C e 30°C.

Além da espécie tradicional, que é capaz de atingir até três metros de altura, há também outras opções, como é o caso dos minigirassóis, que são muito utilizados em decoração de interiores e até mesmo em buquêspresentes e paisagismo de festas.

 

Como cultivar e como cuidar de girassol?

 

Você já deve ter visto girassóis tanto em jardins quanto em vasos. O segredo é saber cuidar de acordo com o local em que a semente estiver plantada. A seguir, veja como é simples manter a flor nas melhores condições!

 

Girassóis em vasos

 

Girassóis ficam bem em qualquer tipo de vaso. Lembre-se apenas de que a proporção do recipiente deve acompanhar o tamanho da espécie escolhida. Antes de qualquer coisa, o vaso deve ser esterilizado, para que não fique nenhum agente causador de doenças na flor. Outra dica é colocar cascalho ou pedras no fundo, para facilitar a drenagem da água.

O solo que receberá as sementes deve ser de boa qualidade e não compacto. Além disso, ele precisa ser regado diariamente até que a planta vingue e comece a crescer. Por isso, pense duas vezes antes de escolher o girassol como decoração para a sua casa. Afinal, apesar de simples, essa planta requer certos cuidados diários.

 

Girassóis no jardim

 

Antes de plantar um girassol diretamente no solo, molhe um papel toalha e envolva as sementes secas e com casca. Depois, coloque o papel dentro de um saco plástico e deixe descansando até que germinem, verificando de 2 a 3 vezes ao dia — isso pode levar até 48 horas.

Em seguida, cave um buraco de 50 cm e veja se o solo é bem drenado — ideal para os girassóis. Se for muito seco, será necessário preencher o espaço com uma mistura de adubo e terra.

Depois, mantenha o buraco com apenas 5 centímetros de profundidade e coloque a semente germinada, cobrindo-as em seguida com terra. Se você for enfileirar os girassóis, mantenha uma distância de 15 a 30 centímetros entre as sementes, dependendo do tamanho da espécie escolhida.

 

Qual é a melhor incidência de luz e temperatura?

 

Os girassóis são conhecidos por acompanharem o movimento do sol, portanto, são flores que precisam de radiação solar direta. Mas, ao contrário do que alguns pensam, não é necessário mais do que 4 horas diárias de iluminação natural para que eles cresçam fortes e saudáveis.

Além do mais, essa planta é resistente às altas temperaturas, podendo sobreviver até mesmo em ambientes com mais de 40°C. Porém, enfraquecem bastante quando abaixo dos 10°C ou em situações de ventos fortes e tempestades.

Diante disso, verifique se as condições locais favorecerão ou não o cultivo dos seus girassóis.

 

Como é feita a adubação?

 

Na busca por saber mais sobre como cuidar de girassol, é importante prestar atenção à hora da adubação. Afinal, é esse o processo que fará com que eles cresçam ainda mais belos.

Bons adubos incluem húmus de minhoca, fertilizantes minerais e compostagem com folhagens de frutas e verduras — que você mesmo pode fazer em casa.

 

Quais são as melhores práticas para a rega?

 

Como mencionamos, regar o seu girassol uma vez por dia já é o suficiente para que a flor cresça saudável. Contudo, sempre que notá-la um pouco seca, acrescente um copo de água ao vaso para reavivar a beleza natural da planta. O mesmo vale para o jardim!

 

Lembre-se, apenas, de que os girassóis são flores sensíveis e não devem ser encharcados, já que isso pode fazer com que eles cresçam tortos ou até mesmo que as suas raízes apodreçam.

 

Como deve ser a poda do girassol?

 

Quem tem girassóis plantados em vasos provavelmente não precisará podá-los com tanta frequência, já que florescem apenas uma vez ao ano. Por outro lado, caso isso seja necessário, o período ideal é no final da primavera ou no começo do verão.

Se você plantar vários girassóis muito próximos, também é interessante realizar a poda para evitar que um derrube o outro. A dica é retirar as flores menores e mais fracas para que não atrapalhem o crescimento das outras.

 

Como manter o girassol longe de pragas?

 

É claro que uma planta tão bonita não ficaria livre de pragas, não é mesmo? Porém, se essa é a sua maior preocupação, saiba que somente os girassóis plantados diretamente no solo, em jardins externos, é que estão mais expostos a essas situações.

Primeiramente, é bom lembrar que a planta é muito resistente às pragas, mas pode ser que as suas flores sejam vítimas das mariposas. Elas depositam seus ovinhos bem no meio da flor e, caso isso ocorra, será necessário que você os remova um por um.

Outra situação comum é que os fungos causem à planta o surgimento de mofo ou ferrugem. Logo, para prevenir que isso ocorra com os seus girassóis, é fundamental aplicar um pouco de remédio fungicida.

como cuidar de girassol morrendo

Todavia, os girassóis também estão sujeitos aos pássaros, que se alimentam deles. Assim, vale a pena colocar uma tela sobre a flor, para evitar que isso aconteça — porém, recomenda-se fazer isso apenas se você observar o aparecimento de uma quantidade considerável de pássaros. Fora isso, é um processo natural que, inclusive, deve ser respeitado.

Viu como cuidar de girassol no vaso ou no jardim é uma tarefa simples? No entanto, ela requer dedicação e carinho constantes. Mas não se preocupe: se você seguir corretamente as nossas dicas sobre a época de plantar girassol, rega, adubação e poda, certamente terá plantas lindas e saudáveis sempre!

Gostou de aprender sobre como cuidar de girassol? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá novos conteúdos como este, com mais dicas sobre as flores de que mais gosta!

Deixe um comentário