A palavra Bonsai provém do japonês e significa “árvore em bandeja”. A planta, que apesar de ser bem pequena, requer cuidados especiais para estar sempre saudável e bem desenvolvida. Só assim, sua beleza tão admirada será alcançada. As medidas para o cultivo de um Bonsai, no entanto, são bem simples e não exigem conhecimentos especiais. Confira as principais dicas, que a Ikebana Flores preparou para você!
Foto: Flickr
Onde o seu Bonsai deve ficar
A escolha do lugar onde será disposto o Bonsai é muito importante para que a planta seja bem cuidada. A exposição ao sol matinal, por exemplo, é essencial ao seu desenvolvimento saudável. Por isso, colocá-lo na varanda, próximo a janelas e portas que recebam os primeiros raios de sol é uma boa opção.
Em contrapartida, colocar o Bonsai sobre eletrodomésticos não é aconselhável. Isso porque o calor emitido por estes aparelhos são prejudiciais à sua saúde, e o mesmo vale para a exposição ao ar condicionado, vento excessivo e contato direto com a chuva.
Outro cuidado importante é mudar a planta de lado a cada dois meses, o que facilita o seu crescimento, permitindo que ela se desenvolva e evolua de forma proporcional.
Foto: Flickr
Quando regar o Bonsai
A frequência das regas do Bonsai varia de acordo com o clima. Em dias mais quentes e secos, por exemplo, a planta pode ser regada até duas vezes ao dia, preferencialmente uma vez durante a manhã e outra à tarde. Em dias normais, a rega pode ser feita apenas uma vez no início ou no fim do dia.
Assim como a falta de água, o excesso de regas não traz nenhum benefício à planta. Por isso, a atividade deve ser feita apenas quando o solo já estiver seco. Por isso, antes de regar um Bonsai, é preciso verificar a umidade da terra, o que pode ser feito a partir de um toque. Dessa forma, será possível mantê-lo úmido na medida certa, mas nunca encharcado ou seco demais.
Outra informação bastante relevante aos cultivadores da planta é que muitos Bonsais morrem por excesso de rega. Por isso, o cuidado nesse sentido é tão necessário.
Quando e como fazer a poda do Bonsai
A poda do Bonsai deve ser feita em duas partes e de maneira bem específica, tanto nas folhas quanto nas raízes. A poda das folhas serve para manter o crescimento adequado dos ramos. Para obter o efeito esperado, os galhos devem ser aparados apenas quando tiverem 10 ou mais pares de folhas, reduzindo esse número para no máximo 4 pares. Assim, a planta poderá receber luz solar em toda sua extensão.
A poda das raízes permite que a planta alcance a fase adulta sem crescer demais. Para realizar esta tarefa, o primeiro passo é retirar o vegetal do vaso e podar suas raízes inferiores, nunca as laterais. Em seguida, será possível devolvê-la ao vaso e preencher os espaços vazios com terra.
A poda das raízes deve ser realizada anualmente em Bonsais de até três anos. Após este período, a poda pode ser feita de cinco em cinco anos.