Como cuidar de um girassol? Aprenda aqui!

ico admin ico 21/07/2018

Muitas pessoas querem descobrir como cuidar de um girassol, mas não sabem por onde começar ou quais são as condições ideais para cultivar essas belas flores. É importante saber que os girassóis possuem algumas diferenças entre si. Algumas espécies são menores e mais delicadas. Outras são grandes e podem chegar a até 4 metros de altura.

Eles florescem normalmente na primavera e verão, embora possam desenvolver-se muito bem em outras estações em locais de climas mais amenos.

Neste artigo, você aprenderá como cuidar dessas flores plantando-as em vasos ou na terra e também saberá tudo sobre os processos de poda, rega e adubação dos seus girassóis. Confira!

 

Luz e temperatura

 

Os girassóis são conhecidos por acompanharem o movimento do sol, portanto, são flores que precisam de radiação solar direta. Mas, ao contrário do que alguns pensam, não é necessário mais do que 4 horas diárias para que eles cresçam fortes e saudáveis.

São resistentes às altas temperaturas, podendo sobreviver até mesmo em ambientes com mais de 40°C. Porém, enfraquecem bastante quando abaixo dos 10°C e/ou em situações de ventos fortes e tempestades.

 

 

Cultivo

 

 

Em vasos

Girassóis ficam bem em qualquer tipo de vaso, apenas lembre-se de que o tamanho do recipiente deve acompanhar o tamanho da espécie de girassol escolhida. Antes de mais nada, o vaso deve ser esterilizado para que não fique nenhum agente causador de doenças na flor. Outra dica é colocar cascalho ou pedras no fundo para facilitar a drenagem da água.

O solo que receberá as sementes deve ser de boa qualidade e não compacto. Ele precisa ser regado diariamente até que a planta vingue e comece a crescer. Por isso, pense duas vezes antes de escolher o girassol como decoração para sua casa.

 

Na terra

Antes de plantar, molhe um papel toalha e envolva as sementes secas e com casca. Depois, coloque o papel dentro de um saco plástico e deixe descansando até que germinem, checando de 2 a 3 vezes ao dia – isso deve demorar até 48 horas.

Em seguida, cave uma cerca de 50 cm e veja se o solo é bem drenado — ideal para os girassóis. Se for muito seco, preencha o buraco com uma mistura de adubo e terra.

Mantenha apenas 5cm de profundidade e coloque a semente germinada, cobrindo em seguida com terra. Se for enfileirar os girassóis, mantenha de 15 a 30 cm entre as sementes, dependendo do tamanho da espécie escolhida.

 

 

Adubação

Na busca por saber mais sobre como cuidar de um girassol, é importante prestar atenção da adubação. Esse processo fará com que eles cresçam ainda mais belos. Bons adubos incluem húmus de minhoca, fertilizantes minerais e compostagem com folhagens de frutas e verduras — que você mesmo pode fazer em casa.

 

Rega

Regar seu girassol uma vez por dia já é suficiente para que a flor cresça saudável. No entanto, se ela ficar um pouco seca, acrescente um copo de água ao vaso em que está plantada para reavivar a beleza natural da planta.

Lembre-se, apenas, de que os girassóis são flores sensíveis e não devem ser encharcados, já que isso pode fazer com que eles cresçam tortos ou até mesmo apodrecer as raízes.

 

Poda

Quem tem girassóis plantados em vasos provavelmente não precisará podá-los com frequência, já que florescem apenas uma vez ao ano. Caso isso seja necessário, o período ideal é no final da primavera ou no começo do verão.

Caso você plante alguns girassóis muito próximos, é interessante realizar a poda para evitar que um derrube o outro. A dica é retirar as flores menores e mais fracas para que não atrapalhem o crescimento das outras.

 

Gostou de aprender como cuidar de um girassol? Então, que tal aproveitar e adquirir um belo arranjo com essa flor para presentear alguém especial? Com certeza será um ótimo presente para uma data especial!

Deixe um comentário