Como cuidar de um jardim em várias estações do ano?

ico admin ico 28/12/2017

Ter plantas em casa traz muitos benefícios: elas equilibram a umidade do ambiente, limpam e refrescam o ar, trazem mais vida e beleza ao local e criam um clima agradável para receber as visitas. Portanto, por que não tê-las na sua casa? Neste artigo, daremos dicas preciosas sobre como cuidar de um jardim.

Essa área requer bastante atenção e cuidado porque cada espécie tem suas necessidades particulares. Com este post, certamente você saberá como tomar conta das suas plantações e terá um espaço maravilhoso e alegre em sua casa. Acompanhe!

Limpe a área do jardim

Para que o seu jardim esteja sempre bonito, é fundamental conservá-lo limpo. Então, retire as folhas, frutas, flores e galhos caídos ou quaisquer outros resíduos que deixem o local com aspecto de sujo ou malcuidado. Faça disso um hábito para que o trabalho não acumule e também para manter o solo arejado e saudável.

Retire as ervas daninhas

As ervas daninhas afetam o desenvolvimento saudável das plantas, por isso é tão importante removê-las. Se optar por tirá-las uma a uma, certifique-se de arrancá-las com raiz para evitar que tornem a crescer. Outra opção é utilizar herbicidas encontrados no mercado ou alguma receita caseira.

Colocar pedras decorativas ao redor do canteiro de flores impede o crescimento de ervas daninhas, pois não permite que a luz solar penetre no solo. Além disso, deixam seu jardim muito mais elegante.

Deixe o solo bem arejado

Um solo bem arejado facilita a respiração das plantas por possibilitar que o oxigênio alcance profundamente as raízes. Aliás, quando a terra está muito firme, a água e os nutrientes também não conseguem penetrar no solo. É preciso descompactar o substrato e a terra. Para isso, utilize um garfo de jardinagem ou arejador próprio para isso.

Faça a poda das árvores e dos arbustos

A poda é crucial não só para melhorar o visual do seu jardim, mas também para a conservação do vegetal, principalmente quando dos frutíferos. Não deixe de retirar os galhos ou ramos mortos ou malformados. Dessa forma, suas plantas crescerão fortes, com boa formação de arbustos, flores e frutas.

Tenha cuidados específicos em cada estação

É indispensável saber como cuidar de um jardim em cada estação, pois elas requerem cuidados específicos. Durante o verão, não faça podas drásticas porque isso aumenta a desidratação da planta. Regue com mais frequência mas sempre ao anoitecer, pois a rega durante o dia pode queimar raízes e folhas. Evite reformar o jardim, já que nessa época as plantas têm mais dificuldade de se adaptar a um novo ambiente e de se enraizar no solo.

A primavera é a época ideal para a manutenção. Há o surgimento de novos brotos, frutos e flores. Por esse motivo, as plantas necessitam de mais nutrientes. Atente-se para a adubação e o arejamento do solo. Retire as folhas velhas para que as novas possam surgir com bastante força. É nessa estação que há maior incidência de pragas — fique alerta a qualquer sinal de infestação.

É durante o outono que as plantas se preparam para enfrentar o inverno. Precisam estar fortes, nutridas e em solo arejado. Portanto, assim como a primavera, é uma época excelente para a manutenção — podar, adubar, trocar a terra, arejar o solo. Já no inverno, a rega deve ser feita com cautela para não encharcar o lugar, pois o sol é mais ameno e a evaporação também.

Muita água pode fazer com que as raízes apodreçam. Nesse período, os vegetais estão em retenção; portanto, evite a poda excessiva. Em lugares extremamente frios, é necessário cobrir as flores e hortaliças para evitar que o frio mate as plantas.

Agora que você já sabe exatamente como cuidar de um jardim, coloque em prática nossas dicas e tenha um ambiente bem-cuidado e cheio de vida! As flores cultivadas por você serão ótimas para presentear e também para decorar sua casa!

Gostou deste post sobre jardinagem? Então, não se esqueça de deixar um comentário compartilhando conosco suas ideias!

Deixe um comentário