Descubra como cultivar girassol, uma das flores mais lindas do mundo

ico admin ico 22/07/2019

Todos adoramos girassol, mas você sabe como cultivar girassol da maneira certa?

O girassol é uma flor de rara beleza muito conhecida por suas grandes pétalas amarelas. No entanto, o que mais chama atenção é sua busca pelo sol. Apesar disso, precisa de cuidados para que se mantenha linda e viçosa. E você, sabe como cultivar girassol?

Esta bela flor que tem o nome científico Helianthus annuus (significa flor do sol) é uma planta nativa da América do Norte e que normalmente atinge de 1 m a 4 m de altura. Sua simbologia é fascinante, pois reflete a energia do sol, trazendo fama, sucesso, sorte e felicidade.

Neste artigo você vai saber como plantar e cultivar essa bela flor e os cuidados essenciais que ela necessita para se manter linda e viçosa e até decorar sua casa. Confira!

 

Quais são as características do girassol?

Suas cores fascinantes são suas principais peculiaridades, como amarela, vermelha, marrom, laranja e branca. Essas flores são tão reverenciadas que figuram até no contexto das artes, como em uma das obras de um dos pintores mais famosos da história: Van Gogh.

Seu caule é bem grosso, robusto, forte e pode atingir cerca de 3 metros de altura. Contudo, algumas modificações foram feitas na espécie para facilitar sua comercialização, tornando-as menores ou anãs — como também são chamadas — chegando a 40 cm de altura.

 

Como cultivar girassol?

Apesar de o cultivo do girassol ser basicamente simples, pois tem como característica ser resistente às variações climáticas, sua manutenção exige alguns cuidados para que ele se mantenha saudável. Essa flor pode ser cultivada tanto em solo quanto em vaso.

 

Cultivo em solo

Quando cultivado em solo, este não pode ser muito úmido e é essencial que as flores recebam a incidência dos raios solares diretamente. O uso de húmus de minhoca — que são adubos naturais — também são necessários para que a flor se desenvolva adequadamente.

Os girassóis precisam de regas diárias, no entanto, devem ser feitas com moderação, principalmente em épocas mais quentes. Vale lembrar que o melhor período de plantio dessa flor ocorre nos meses de abril e outubro.

 

Cultivo em vaso

Para cultivar o girassol em vaso a primeira coisa a ser feita é escolher a semente, que pode ser realizada em um centro de jardinagem. No entanto, você deve atentar para o tipo de semente, pois somente o girassol anão pode ser cultivado em vaso.

São vários os tipos e, como há variedade de nomes, peça orientação a um especialista em plantas. Confira os principais tipos:

  • Big Smile: a flor tem pétalas amarelas e seu centro é preto, crescendo cerca de 30 cm;
  • Teddy Bear: cresce cerca de 40 cm;
  • Pacino: sua característica é um amarelo brilhante e cresce cerca de 30 cm;
  • Music Box: a flor atinge cerca de 60 cm e suas pétalas são pequenas;
  • Sunspot: sua flor é muito grande (cerca de 25 cm ou 10 cm de diâmetro), mas ainda é considerada uma variedade anã, crescendo cerca de 60 cm.

Compre recipientes próprios para girassóis que contam com um tamanho de 30 a 40 cm de largura, suficientes para a maioria dos tipos anões.

Para cultivá-lo, primeiro coloque uma camada de material de drenagem, como cascalho, pedaços de terracota ou pedras. Depois, adicione ao recipiente a mistura de compostagem e a de solo comercial. Mantenha um nível de cerca de 2,5 cm a partir do topo do vaso. Não se esqueça de regar bem.

 

Quais as utilidades do girassol?

como cultivar girassol

Você sabia que as flores do girassol são utilizadas na culinária e suas sementes são usadas no preparo de pães, bolos, entre outros? Além disso, a planta apresenta qualidades nutricionais, como cálcio, ferro e vitaminas.

Outra utilidade nutricional atribuída ao girassol é um óleo recomendado pelos médicos e nutricionistas para controle dos níveis de colesterol no organismo. Pode ser usado como alternativa à soja.

Agora que você já sabe como cultivar girassol, animou-se a plantar essa flor tão linda e com tanto significado? Então, siga nossas dicas e comece logo suas aventuras em jardinagem!

Gostou de nossas dicas de como cultivar girassol? Continue, então, com sua visita em nosso blog e leia outro artigo muito interessante: “Aprenda a fazer um lindo buquê de girassol”.

 

Deixe um comentário