Skip to content
Como deixar a casa mais fresca no verão? Confira nossas 6 dicas
Dias quentes de verão pedem algumas soluções para deixar os espaços com a temperatura mais...

Como deixar a casa mais fresca no verão? Confira nossas 6 dicas

como deixar a casa fresca

Dias quentes de verão pedem algumas soluções para deixar os espaços com a temperatura mais agradável. Porém, será que você sabe como deixar a casa fresca? Algumas medidas, como manter flores e plantas dentro do ambiente podem contribuir para a redução do calor.

De fato, alguns recursos como circulador, ventilador e ar-condicionado refrescam, no entanto, como fica a conta de luz no final do mês? Nas alturas, não é mesmo? Então, o jeito é buscar alternativas eficazes.

Neste artigo, você vai conhecer alguns recursos capazes de amenizar o calor intenso. Continue a leitura e confira!

⠀ ⠀

1. Abuse das cores claras

Optar por móveis e elementos decorativos de cores claras é uma excelente medida para dar leveza aos espaços da casa. Prefira tonalidades, como branco, bege marfim e até os tons pastéis, pois eles trazem mais suavidade — ao contrário das escuras, que absorvem energia.

Sendo assim, fugir dos tons escuros é a grande dica. Invista também em acessórios de decoração em tons claros, como cortinas, almofadas, enfeites, entre outros. Quanto aos tecidos, prefira os mais leves, como malhas, voil, algodão e cru.

⠀ ⠀

2. Troque as lâmpadas

Se você ainda não usa lâmpadas de LED, já está na hora de trocá-las, não acha? Você, certamente, não vai se arrepender. Além de serem infinitamente mais econômicas, são bem mais duráveis. Trata-se da conhecida lâmpada fria que não esquenta o ambiente — o contrário do que ocorria com as famigeradas incandescentes. 

⠀ ⠀

3. Adquira itens de vidro

O vidro não retém calor, como acontece com a madeira, por exemplo. É um material frio que pode evitar que o ambiente esquente. Além disso, agrega ao décor mais sofisticação e beleza.

Móveis com esse material ajudam a diminuir aquela sensação de abafamento própria dos dias quentes de verão. Hoje, é possível encontrarmos móveis de vidros, como mesas, aparadores, escrivaninhas, portas e outros elementos. 

⠀ ⠀

4. Adote uma decoração clean ou minimalista

Sabe aquela máxima que diz “o menos é mais”? Pois é, ela se aplica à decoração também. Atualmente, o estilo decorativo minimalista — em que o ideal é termos em casa paredes brancas e claras, bons móveis em pequena quantidade e objetivos decorativos em quantidades reduzidas — já ganhou muitos adeptos. 

Ou seja, simplificar tudo para ganhar mais espaço, facilidade para circular, entre outras vantagens, como praticidade e funcionalidade. Junto a isso, acredita-se que a sensação de mais espaço gera também mais frescor.

⠀ ⠀

5. Adquira fontes e aquários

Se você gosta de aquário e fontes, vai adorar saber que esses elementos ajudam a refrescar. Afinal, eles têm uma boa quantidade de água, o que reforça a umidade do espaço e, dessa forma, colabora para deixar a casa fresca.

⠀ ⠀

6. Use flores e plantas

A decoração com flores e plantas ganha toques especiais de harmonia e frescor. Realmente dão mais vida aos espaços da casa e de quebra ajudam a refrescar seus ambientes, já que liberam água na transpiração.

Se você mantiver alguns vasos com flores e outros tipos de plantas em alguns pontos estratégicos da residência, certamente sentirá a diferença.

As plantas que ajudam a suavizar o calor são:

  • palmeira Chamaedorea; 
  • begônia;
  • clusia-variegata;
  • aloe vera;
  • espada de São Jorge;
  • clorofito;
  • areca-bambu;
  • samambaia;
  • jiboia.

Agora que você já sabe como deixar a casa fresca no verão, siga nossas dicas para garantir dias mais frescos na estação mais quente do ano. Conforme você conferiu, algumas medidas podem sim ajudar. Experimente!

Gostou deste post? Compartilhe, então, com seus amigos e contribua para que todos tenham dias mais agradáveis no verão.

últimos posts

materiais ikebana