Como fazer um canteiro de flores cheio de charme?

ico admin ico 07/02/2018

Cultivar plantas é o passatempo perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza e relaxar. Acompanhar seu crescimento e cuidar para que encantem não só os ambientes como também nossa vida proporciona bem-estar físico e mental. Por isso, preparamos um passo a passo ensinando como fazer um canteiro de flores. Acompanhe!

Aprenda como fazer um canteiro de flores

Formal ou descontraído, um canteiro de flores é sempre um espetáculo de cores e texturas. O canteiro serve para determinar os limites entre o que se planta em um jardim, como grama, flores, arbustos e árvores.

Também é ideal para o bom aproveitamento daquele canto vazio na área externa ou interna da casa. Confira dicas fundamentais para montar o seu!

Saiba o que é possível plantar

Existem duas categorias de flores para você cultivar:

  • Flores anuais: duram um único ciclo, soltam as sementes e morrem. Você deve trocá-las a cada estação. Algumas têm bulbos que precisam ser desenterrados após o florescimento e armazenados em local seco para o próximo plantio.
  • Flores perenes: são as mais usadas nos canteiros, pois exigem poucos cuidados de manutenção, sem a necessidade de replantio. Algumas florescem em estações específicas e outras o ano todo.

Faça o reconhecimento do canteiro

É fundamental fazer o reconhecimento do canteiro, avaliando o quanto de espaço ele ocupará no jardim. Definida a área, fica mais fácil escolher as flores que serão cultivadas.

Prepare o solo

A preparação da terra significa o sucesso de seu canteiro. É preciso retirar o mato, as ervas daninhas, pedregulhos e outros elementos que possam prejudicar o cultivo. A seguir, o solo deve ser revolvido para receber uma boa adubação.

Aplique uma cobertura morta

É fundamental manter o seu canteiro protegido para evitar ervas daninhas, perda de nutrientes e erosão. Para isso, espalhe na superfície do solo uma camada de serragem grossa, palha, folhas secas ou casca de pinus. A cobertura também contribui para a retenção de umidade na terra.

Trabalhe com canteiros suspensos

Canteiro suspenso é uma ótima opção para você aproveitar bem os espaços verticais, especialmente nas sacadas e varandas da sua residência.

Esse tipo de canteiro fica distante do solo e impede os prejuízos causados pelas ervas daninhas. Além disso, pode ser deslocado para locais com mais ou menos sombra, conforme o tipo de flor que você cultivar.

Conheça fatores importantes para o sucesso do canteiro

Anuais ou perenes, as flores pedem atenção especial. Nada que exija de você um curso de especialização ou uma licença no trabalho. Um canteiro precisa de condições específicas para evoluir e fazer o maior sucesso, especialmente se for em uma varanda.

Claridade

A luz natural interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas do seu canteiro. Existem espécies que se adaptam melhor à luz indireta e sombra; outras preferem luz direta.

Quantidade de água

As espécies têm exigências diferenciadas, mas o ideal é regar na parte da manhã ou ao entardecer. Jamais molhe uma planta durante o período em que o sol está muito quente. Lembre-se, também, de observar se a terra está úmida. Se estiver, aguarde até que a quantidade de água diminua.

Adubação

A adubação fornece os nutrientes imprescindíveis para o crescimento saudável das flores do seu canteiro: o nitrogênio, que auxilia na saúde e beleza; o potássio, que aumenta a resistência contra doenças; e o fósforo, que atua no desenvolvimento das plantas.

Agora que você sabe como fazer um canteiro de flores, é hora de pôr as mãos na terra! Já que você gosta de ter plantas por perto, veja alguns tipos de vasos de flores que encantarão você.

Deixe um comentário