Skip to content
Passo a passo: aprenda como fazer um jardim suspenso
  Muitas pessoas querem saber como fazer um jardim suspenso em casa, mas não têm...

Passo a passo: aprenda como fazer um jardim suspenso

 

Muitas pessoas querem saber como fazer um jardim suspenso em casa, mas não têm muita noção de por onde começar, quais vasos escolher etc. Os jardins suspensos são uma das grandes tendências dos últimos anos, já que podem ser instalados em ambientes pequenos sem muito esforço e com resultados incríveis.

São muitos os tipos de jardim suspenso, no entanto, o que vale mesmo é seguir o estilo que mais o agrade e saber escolher as espécies de plantas adequadas para garantir que seu jardim fique belo e saudável por muito tempo.

Neste artigo, daremos um passo a passo de como fazer um jardim suspenso da melhor forma possível. Confira!

 

Escolha suas plantas

 

Para escolher as espécies vegetais mais adequadas, verifique a incidência solar do local onde você pretende instalar seu jardim suspenso. Note se o canteiro ficará sob o sol durante o dia todo ou se o sol aparece em parte do dia, apenas.

Depois disso, escolha plantas que se adaptam melhor à situação do local, garantindo que elas crescerão fortes e saudáveis no ambiente escolhido. Confira algumas possibilidades.

6 exemplos de espécies para sol pleno:

  • Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan);
  • Clorofito (Chlorophytum comosum);
  • Flor-canhota (Scaevola aemula);
  • Hera-inglesa (Hedera helix);
  • Liríope (Liriope spicata);
  • Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpúrea).

6 exemplos de espécies para meia-sombra:

  • Antúrio (Anthurium andraeanum);
  • Bromélia (Guzmania sp);
  • Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum);
  • Flor-batom (Aeschynanthus radicans);
  • Rabo-de-gato (Acalypha reptans);
  • Samambaia (Nephrolepis exaltata).

 

Selecione os recipientes

 

Agora que você já selecionou algumas espécies, pense também em qual o melhor tipo de recipiente para plantá-las. Tenha noção do tamanho que os vegetais escolhidos podem atingir na hora de selecionar.

 

 https://br.pinterest.com/pin/306385580874941679/

 

Garrafas PET reaproveitadas, lâmpadas antigas, vasos ornamentais e, até mesmo, prateleiras podem se tornar um belo jardim suspenso apenas utilizando a criatividade e o conhecimento sobre as plantas escolhidas.

Outro tipo de jardim suspenso muito interessante é o que utiliza blocos de concreto ou treliças metálicas como recipiente. Aqui, vale usar a criatividade e o bom gosto para obter os melhores resultados.

https://br.pinterest.com/pin/523965737878349301/

 

https://br.pinterest.com/pin/510877151466590042/

 

Seja cuidadoso com o seu jardim suspenso

 

Agora que você já selecionou o local, as plantas e os recipientes, precisa ficar atento a alguns itens para que seu jardim possa ficar sempre belo e interessante.

Comece plantando os vegetais nos vasos selecionados de maneira cuidadosa, sempre respeitando as necessidades de cada espécie. Algumas plantas preferem determinados tipos de adubo e terra, além de maior ou menor quantidade de água. Fique atento e pesquise as especificações.

https://br.pinterest.com/pin/495184921509745826/

 

Outra dica é observar as folhas e flores que surgirem e verificar se não estão sendo atacadas por algum parasita, fungo ou bactéria. Em jardins suspensos, em que uma planta fica muito próxima à outra, é muito fácil que a praga se espalhe. Assim, inspecione sempre para tratar os vegetais o mais rápido possível.

 

https://br.pinterest.com/pin/251005379214981720/

Lembre-se de que o mais importante em um jardim suspenso é seu bem-estar e o prazer em cultivar plantas na sua casa, tornando o ambiente sempre agradável e um pouco mais próximo da natureza.

Gostou deste artigo sobre como fazer um jardim suspenso? Então, aproveite e entre em contato com a Ikebana Flores para escolher as melhores plantas para seu novo jardim!

últimos posts

materiais ikebana