Como fazer um pomar em casa? A gente explica

ico admin ico 18/10/2018

Está em dúvida de como fazer um pomar em casa? Tiramos todas suas dúvidas neste post.

 

Comer uma fruta orgânica tem um sabor totalmente diferente. Por outro lado, você sabia que o Brasil já é o maior consumidor mundial de agrotóxicos? Além disso, os dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde mostram o aumento no número de mortes e intoxicações envolvendo esses defensivos agrícolas. Já pensou, então, em como fazer um pomar em casa?

Diante de um cenário assim, muitas pessoas têm buscado alternativas para uma alimentação mais saudável. Uma boa opção é o cultivo do alimento em seu próprio quintal. Independentemente do tamanho, há formas de se criar um pomar.

O cultivo de plantas frutíferas proporciona saúde e é um hobby que faz bem para a saúde mental, ou seja, quem cuida de plantas tem muitos ganhos — entre eles, pegar a fruta direto do pé e consumir alimentos frescos e orgânicos!

Você tem vontade de aderir a essa ideia? Muito bom! No artigo de hoje, vamos ensinar como fazer um pomar em casa. Entenda o que é preciso e comece hoje mesmo a plantar as frutas que sua família vai consumir.

 

Como fazer um pomar? Primeiro passo: Prepare o terreno

Não importa o tamanho da sua casa. Se tiver um espaço com terra é possível que você tenha o próprio pomar. Porém, antes de começar a plantar, é essencial verificar as condições do terreno.

Veja o que você deve observar:

  • o terreno deve ser preferencialmente plano ou levemente inclinado;
  • o solo tem que ser profundo e bem drenado;
  • a área precisa estar cercada para evitar a entrada de animais;
  • mantenha o terreno sempre limpo, sem pedras, entulhos e raízes de plantas;
  • busque por um terreno sem formigueiros na área ou arredores;
  • pense na proteção vegetal contra ventos fortes que derrubam flores e frutos, deformam galhos e prejudicam a polinização.

Se você tem dúvidas sobre as condições do seu solo, vale apostar em análises de laboratórios especializados com amostras retiradas do terreno. Essa atitude pode influenciar muito o sucesso do pomar.

Outro fator primordial para criar um pomar em casa é verificar se existe água potável nas proximidades. Além disso, o chão deve ser rico em matéria orgânica e receber insolação adequada.

 

Fique atento à iluminação

A luz solar é necessária para que as plantas passem pelo processo de fotossíntese e gerem o seu alimento. A iluminação é fundamental para criar um pomar de frutas variadas, pois vai interferir no crescimento da planta e na produção de frutos.

São necessárias, pelo menos, sete horas de sol ininterruptas durante o verão. Para garantir isso, verifique se não há construções, muros ou outras árvores que comprometam a iluminação do pomar. Toda a área deve receber luz solar.

 

Determine os pontos cardeais

É importante verificar os pontos cardeais para o sucesso do pomar. Abra os braços de modo que o direito aponte para onde o sol nasce (Leste). O lado esquerdo é o Oeste, à sua frente está o Norte e nas costas, o Sul.

A parte leste do terreno é privilegiada, pois terá o solo com temperatura mais amena — que permite a umidade adequada do solo. O lado oeste é a parte mais quente e tem evaporação da água mais rápida. Uma solução é plantar ali árvores com raízes e folhas mais resistentes.

 

Use resíduos orgânicos

O solo precisa de resíduos orgânicos para manter a saúde das árvores frutíferas. Isso garante uma quantidade adequada de nutrientes para as plantas e beneficia o seu desenvolvimento. Lembre-se de incluir minhocas: elas são essenciais para um solo saudável e rico em nutrientes.

Veja opções de resíduos que podem ser usados para adubação do solo:

  • borra de café: ideal para plantas que gostam de solos ácidos;
  • casca de ovo: use triturada para fornecer cálcio às plantas;
  • casca de banana: use picotadas para fornecer potássio ao solo.

Você também pode fazer a compostagem com restos de alimentos. Para isso, compre uma composteira ou monte a sua usando três caixas plásticas escuras, sendo a de cima com tampa.

As caixas devem ser empilhadas e as duas superiores precisam conter pequenos furos. O último compartimento serve para coletar o resíduo orgânico líquido — que pode ser diluído e usado para regar o solo ou borrifar nas plantas.

Forre a caixa superior com folhas secas, serragem e galhos. Depois, nesse mesmo compartimento, coloque terra e cerca de cem minhocas. Por cima vem os restos de alimentos, que devem ser cobertos por outra camada de folhas secas, para impedir o mal odor do processo.

Inclua diariamente os restos de comida que sobrarem de suas refeições. Quando esse compartimento estiver cheio, troque a posição pela caixa do meio para recomeçar o processo. Não é necessário incluir novas minhocas. Após cerca de um mês, o adubo orgânico pode ser usado.

Como fazer um pomar em casa? A gente explica

 

Escolha as árvores

Antes de escolher as mudas para o seu pomar em casa, você precisa estudar o clima da região. Só a partir disso é possível determinar o tipo de árvore frutífera ou planta que você vai cultivar. Para isso, é fundamental saber que as espécies são separadas em grupos de clima tropical, temperado e subtropical.

Cada grupo se adapta melhor a um clima. Quer um exemplo? Algumas árvores de clima tropical não prosperam em regiões de invernos frios e geadas. Por outro lado, frutíferas de clima temperado precisam de um tempo de dormência em temperaturas mais baixas, para que depois floresçam e deem frutos.

Depois de preparar o terreno e identificar quais são as espécies indicadas para o seu pomar, é hora de adquirir as mudas. Elas precisam ser vigorosas, com raízes saudáveis e bem formadas.

Anote essas dicas para acertar em como fazer um pomar em casa:

  • árvores de grande porte, como mangueiras, não devem ser plantadas próximas à casas ou muros, pois danificam suas estruturas, além de sujar muito telhados e calhas;
  • jacas e abacates caem e são frutos pesados. Fique atento com a localização da árvore, pois podem danificar veículos ou telhados;
  • árvores menores, como de limão, acerola, pitanga, romã, jabuticaba e mexerica, são indicadas para quem não tem muito espaço de terra em casa;
  • quem tem casa pequena pode usar vasos para plantar as árvores frutíferas. Mas escolha vasos bem grandes para permitir o desenvolvimento da raiz;
  • folhas e frutos caídos devem ser retirados para evitar a permanência de pragas e doenças, que atacam as plantas vivas. Além disso, atraem moscas e outros insetos urbanos;
  • trepadeiras, como maracujá e uva, devem ficar limpas até a altura da estrutura que dá sustentação.

Você vai precisar de equipamentos de jardinagem para fazer a montagem e manutenção do pomar. Na dúvida, pesquise por produtores de confiança, pois eles vão orientar a respeito da melhor muda.

Se preferir, inclusive, você pode realizar essa busca e adquirir as plantas em lojas virtuais. Aproveite a comodidade de comprar on-line e receber em qualquer parte do Brasil.

E aí, o que achou das dicas e como fazer um pomar em casa? Ficou animado para plantar algumas frutas em seu quintal? Além de todos os benefícios para a saúde e o bem-estar mental que as plantas proporcionam, você ainda garante que sua casa fique menos quente com árvores por perto.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que querem frutas fresquinhas, mas não sabem como fazer um pomar em casa.

 

 

Deixe um comentário