Como montar arranjos com cactos e suculentas para decorar ambientes?

ico admin ico 29/06/2020

Os arranjos com cactos e suculentas são elementos decorativos lindos e despojados. Eles deixam qualquer ambiente mais leve, descontraído e delicado. Por isso, se você quer aprender a fazer um arranjo realmente criativo e bonito para decorar seus ambientes, fique conosco.

Neste post, você poderá conferir algumas dicas sobre como organizar os seus arranjos com cactos e suculentas e ainda vai descobrir a melhor forma de cuidar dessas plantas para que elas se mantenham bonitas por mais tempo. Boa leitura!

Escolha um suporte

O ideal em um suporte para comportar suculentas e cactos é ter aqueles modelos mais rasos, que não deixam que as suculentas apodreçam e, ao mesmo tempo, protegem a sua umidade. Quanto mais largo, melhor fica para acomodar as plantas.

Misture areia

Tanto os cactos quanto as suculentas são provenientes de regiões desérticas, isso faz com que eles gostem de um solo mais leve, poroso e seco. Por isso, misturar areia com a terra onde eles serão plantados fará com que se mantenham mais saudáveis e felizes. Para isso, vale quase qualquer tipo de areia, desde que não seja areia da praia, em função do seu PH.

Varie as plantas

Para que seus arranjos com cactos e suculentas fiquem verdadeiramente interessantes, varie as espécies que você utilizará. Você pode brincar com diferentes texturas, cores, tamanhos, tipos de crescimento e assim por diante. A combinação das diferentes plantas é o que vai tornar o seu vaso ainda mais belo.

Defina os detalhes decorativos

Atribuir alguns detalhes ao seu vaso também vai ajudar a deixar o arranjo mais bonito. Por isso, experimente adicionar algumas pedras. Podem ser aquelas brancas, comuns em mercados e floriculturas, ou mesmo pedras encontradas na natureza, como na beira ou no fundo de um rio, por exemplo. Esses elementos naturais tornam a sua decoração ainda mais sofisticada.

Preencha os espaços vazios

Outra dica interessante é não deixar espaços vazios no pote. Por isso, procure preencher todos os vãos com algum elemento decorativo adicional. Algumas opções para isso são pedaços de troncos de árvore, pinhas, canela em pau e quaisquer outros elementos que você acredite que ficarão interessantes no arranjo.

Veja como cuidar de cactos e suculentas

Seu arranjo precisará de alguns cuidados especiais para garantir que as espécies se mantenham saudáveis e em pleno desenvolvimento. Esses tipos de plantas costumam ser mais resistentes, porém, mesmo assim, demandam alguns cuidados específicos.

O primeiro deles é: não exagere na água. Cactos e suculentas vêm de regiões secas e porosas, portanto, não gostam de água em excesso. Isso apodrece a planta. Dessa forma, o ideal é que você mantenha as regas espaçadas.

Além disso, é preciso garantir que os seus arranjos com cactos e suculentas peguem sol ou luz natural em abundância. Quando isso não acontece, eles acabam ficando desbotados. Portanto, mantenha-os perto de alguma janela ou lembre-se de colocá-los para fora sempre que possível.

Uma outra dica interessante para o cuidado das plantas é: utilize casca de ovo. Essas espécies precisam de muito cálcio, algo que pode ser encontrado em adubos ou simplesmente na casca de ovo triturada adicionada ao pote. Utilizar a casca do ovo é uma forma de aproveitar um recurso natural que você tem à sua disposição e ainda dar uma turbinada na saúde do seu arranjo.

Agora que você já descobriu como montar maravilhosos arranjos com cactos e suculentas e ainda por cima sabe como cuidar das suas plantas, que tal ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e marque seus amigos para que eles também aprendam a fazer esse elemento decorativo!

Deixe um comentário