Skip to content
Passo a passo para plantar orquídeas em árvores
Você sabe como plantar orquídea na árvore? Vem cá que eu te mostro! A beleza...

Passo a passo para plantar orquídeas em árvores

Você sabe como plantar orquídea na árvore? Vem cá que eu te mostro!

A beleza para lá de delicada das orquídeas encanta facilmente as pessoas apaixonadas por flores. Justamente por isso, é muito comum encontrarmos essa planta nos jardins de casas, em qualquer lugar do país. Para embelezar ainda mais seu quintal, muitos moradores optam por cultivar a orquídea em árvores, o que exige maior atenção e cuidados, ao contrário do que acontece com as plantas cultivadas em vasos e arranjos.

Alguns detalhes devem ser considerados, principalmente durante a fase de adaptação, que é quando a orquídea precisa receber, de forma prática e segura, os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável. Nesse sentido, o substrato próximo às raízes da planta deve ser mantido em um suporte preso à árvore.

Para saber mais informações a respeito de como plantar sua orquídea na árvore e compreender os cuidados necessários, fique conosco até o final deste post e entenda tudo o que você precisa saber para ter flores lindas e bem cuidadas. Boa leitura!

Foto: Sarzedo Ecologia

Como plantar orquídea na árvore?

A primeira dica útil para o plantio da orquídea em árvore é adquirir o material necessário para o cultivo, ou seja:

  • uma placa de fibra de coco;
  • seis pregos tamanho 17×21;
  • um martelo comum;
  • uma tesoura;
  • um par de luvas de vinil;
  • uma orquídea phalaenopsis.

Para que a transição da orquídea seja eficiente, ela deve ser plantada em um local atingido pela luz solar apenas de manhã ou no fim da tarde. Depois de reunir todo o material, você iniciará efetivamente o processo de plantio.

Retire a orquídea do vaso com bastante cuidado, para que o substrato não caia, e deixe à mostra suas raízes. Em seguida, meça a largura das raízes, cortando a placa de fibra de coco em linha reta, a fim de adquirir a faixa que vai envolver a planta. Depois de cortada, molde a fibra para que fique na forma de um cachepô.

Foto: Delas.ig

O próximo passo é encostar a orquídea no tronco da árvore, cobrindo o substrato com a placa e deixando de fora o caule e as folhas. Após fixar a placa na orquídea, bata um prego em cada lado da planta para deixá-la bem presa à árvore. Mas tenha cuidado para não sufocar a flor com o suporte. Atenção redobrada nessa etapa.

Quando a orquídea for muito pesada, fixe também seu caule na árvore. Para isso, ponha um prego em cada lado do caule e amarre uma fita ou corda em volta. Dê preferência a árvores com troncos rugosos de, no mínimo, 60 centímetros de diâmetro. Isso vai facilitar a fixação da flor, processo que leva em média de dois a três meses.

Para saber quando a planta encerrou seu processo de fixação, observe se suas raízes estão presas à casca da árvore e se os musgos estão encobrindo a sua superfície. Somente em casos afirmativos, será possível retirar o suporte que sustentava a orquídea até então.

Depois de fixar a planta ao tronco da árvore, o mais importante é cuidar das regas. No caso das orquídeas phalaenopsis, vale lembrar que não há necessidade de encharcá-las, variando a quantidade de água de acordo com a estação do ano.

Dessa forma, a planta permanecerá bela por muito mais tempo, cumprindo o seu papel em qualquer jardim: deixá-lo ainda mais alegre e bonito!

como plantar orquídea na árvore

Como cuidar da orquídea na árvore?

Quando você decide plantar uma orquídea em uma árvore é importante saber que ela não necessitará de regas ou adubo. Se a muda for feita corretamente e a planta se adaptar, ela absorverá seus nutrientes da natureza. Para isso, você precisa estar atento ao novo ambiente da planta:

  • escolha uma árvore que proporcione um sombreamento médio;
  • procure uma espécie com a casca rugosa, facilitando o enraizamento da orquídea.

É basicamente isso. A partir dessas condições, sua orquídea se vira sozinha. No entanto, se você quer um desenvolvimento mais rápido, existem algumas técnicas que podem ajudar.

A primeira delas é a chamada adubação foliar, que pode ser feita uma vez a cada quinze ou trinta dias. Além disso, é preciso ter cuidado para fazer esse procedimento apenas durante o verão e a primavera, sempre ao entardecer, já que isso facilita a absorção dos nutrientes pelas folhas.

Você também pode experimentar adicionar uma pequena trouxa de adubo orgânico um pouco acima da planta, para que ela receba os nutrientes com a água da chuva. Fora isso, não há necessidade de cuidados maiores.

A única coisa que precisa ser feita em uma orquídea na árvore é a inspeção contra pragas ou outras doenças que possam prejudicar a planta. Assim, você poderá tomar medidas quanto antes, caso esses problemas surjam.

Qual o benefício de plantar uma orquídea na árvore?

Como você viu, quando você opta por ter uma orquídea na árvore, a planta consegue se nutrir sozinha, ou seja, absorver tudo o que precisa, como água da chuva e luz solar. Por isso, os cuidados com o seu exemplar são muito menores.

Além dessa vantagem incrível, por estar em um ambiente natural, a orquídea acaba se desenvolvendo muito bem, fortalecendo suas raízes e dando muitas flores. É claro que quem se beneficia disso é o seu jardim, que fica mais colorido e bonito.

Onde encontrar os materiais necessários?

Agora que você já sabe como plantar a orquídea na árvore, cuidar da sua muda e fazer ela se desenvolver e florescer, deve estar ansioso para começar o processo, não é mesmo? Se você ainda lembra da nossa primeira dica, deve estar se perguntando onde encontrar os materiais necessários para fazer a transferência.

Você precisará buscar um estabelecimento especializado em orquídeas ou uma floricultura se quiser obter bons recursos para fazer a muda da sua orquídea. Esses locais reúnem, além das plantas, todos os insumos necessários, tanto para o cuidado em vasos quanto na natureza.

Caso não encontre tudo no mesmo local, poderá buscar em lojas de jardinagem, ferragens e até mesmo na internet.

Gostou de saber como plantar orquídea na árvore? Na Ikebana Flores, dispomos de lindos exemplares da planta, com diferentes espécies e cores que podem se adaptar perfeitamente à sua preferência e embelezar o seu jardim. Entre em contato conosco e conheça as nossas opções!

últimos posts

materiais ikebana