Compostagem: produção de adubo caseiro e natural

ico admin ico 30/01/2013

Às vezes, o acúmulo de lixo orgânico em casa é muito grande e para quem possui plantas ou mesmo uma horta, esse é um prato cheio para a produção de adubos e fortificantes caseiros naturais. Afinal, o que pode ser melhor do que juntar o útil ao agradável?

Fazendo a mistura de restos de frutas, verduras e vegetais com pó de café, adubo e terra, por exemplo, o cultivador obtém um excelente fortalecedor para seu jardim, que deixa suas flores mais vivas e coloridas, de forma econômica e muito simples.

Esse processo é conhecido como compostagem e pode ser realizado mesmo em apartamentos, onde os espaços dedicados às plantas e hortas geralmente são limitados. Mesmo assim, a compostagem é tão fácil quanto o cultivo de uma planta mais simples, pois não exige muito tempo nem cuidados extremos.

Foto: Chef na Rede

A técnica ainda pode ser utilizada como uma forma de diminuir a quantidade de lixo despejado nas grandes cidades. Pois, além de ser fácil, a compostagem pode ser feita por qualquer pessoa e possibilita a todos levar uma vida mais saudável e consciente, deixando o meio ambiente em primeiro plano.

Para iniciar o processo, é necessária uma composteira, recipiente pequeno furado na parte de baixo e tampado na parte superior, especial para ser colocado em espaços compactos. Se bem montado, o pote não deixará mau cheiro no local nem atrairá insetos. Mas, caso aconteça, os bichos atraídos são as moscas de frutas, que vão embora em pouco tempo e alguns pequenos seres caminhantes, que permanecem no recipiente por este ser o ambiente ideal para sua sobrevivência.

Para evitar que cheiro da composteira incomode, coloque-a em um local bem ventilado, preferencialmente com um jornal embaixo, para evitar que a umidade a faça grudar no chão. Adicionar terra seca no fundo do recipiente também é uma boa forma de prevenir que o chorume vaze do pote.

Se o cheiro da composteira está muito desagradável, então há algo errado. Não podem ser usados restos de comidas cozidas, alimentos de origem animal, plantas doentes ou mesmo uma grande quantidade de cascas cítricas para a produção do adubo, estes não são os componentes ideais para as plantas. Portanto, use apenas sobras de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, filtros de pó de café e chá usados e restos do jardim, como galhos, palha, grama, flores e cascas de árvores.

Os comentários estão fechados.