Afinal, como comprar um bonsai e escolher o melhor para mim?

ico admin ico 28/06/2019

Saiba tudo que você precisa antes de comprar bonsai.

A palavra bonsai significa “árvore em bandeja”. Por meio dessa técnica japonesa, é possível transformar árvores convencionais em miniaturas, muito procuradas por quem deseja aproximar-se da natureza e, ao mesmo tempo, expressar sua criatividade. Mas, no início, sempre surge a dúvida: como escolher e comprar um bonsai em meio a tantos estilos e tamanhos?

A primeira dica é saber se realmente a planta se trata de um bonsai. Alguns locais vendem coníferas e pedaços de pinheiros mortos como se fossem bonsais. Por isso, procure uma boa floricultura e observe se não há folhas amareladas, murchas ou secas no vaso. A planta deve estar firme na terra e sem insetos por perto.

Antes de comprar bonsai, é preciso considerar onde ele vai ficar e o tempo que você terá para cuidar dele. Para que você acerte na escolha, preparamos este post. Vamos lá?

 

Tamanhos

A forma, o tamanho e método de crescimento de um bonsai definem seu estilo. É importante conhecer cada uma das espécies e perceber com qual delas você mais se identifica e queria escolher na hora de comprar bonsai. De maneira geral, os bonsais são classificados pela altura:

  • meme: até 6 cm;
  • mini: inferior a 15 cm;
  • pequeno: entre 15 e 30 cm;
  • médio: entre 30 e 60 cm;
  • grande: maior que 60 cm.

 

Técnicas

Um bonsai também é definido pela técnica utilizada em seu plantio. Existem 4 diferentes técnicas. Confira!

Com sementes

A técnica conhecida como misho é a mais econômica, pois é feita a partir da semente da árvore ou da planta que você deseja ter. Ela permite moldar o bonsai desde a primeira muda.

 

Com enxerto

A vantagem é que, por meio dessa técnica, a planta cresce mais rapidamente do que com o uso das sementes. A dica é iniciar o plantio na primavera.

 

Na natureza

No método yamadori, uma árvore já existente na natureza é plantada em um vaso bonsai e cultivada a partir de técnicas específicas, principalmente de poda.

 

No viveiro

É possível encontrar em viveiros plantas que podem ser transformadas em bonsais. Geralmente, elas já são compradas com um bom formato para a adaptação.

 

O que define o preço quando for comprar bonsai

Como há diversas opções de bonsai, os preços desse tipo de planta também variam bastante. Para quem vai comprá-lo pela primeira vez, o melhor é investir em algo mais simples, que possa ser encontrado em floriculturas e centros de jardinagem.

Para os já iniciados nessa arte, há bonsais plantados a partir da raiz pura de árvores antigas, por exemplo. Eles são bem mais raros — e caros — porque apenas algumas espécies conseguem suportar esse processo, que envolve um risco relativamente alto para as árvores antigas.

 

Cuidados

Os bonsais exigem cuidados específicos, que devem ser observados por quem vai comprar a planta. Esse tipo de árvore precisa de doses diárias de raios solares. Caso você esteja pensando e deixar o bonsai dentro de casa, o melhor é que ele fique próximo a uma janela virada para o sul ou o oeste. E não se esqueça de que os bonsais de plantas tropicais não resistem a temperaturas abaixo dos 10ºC.

comprar bonsai grande

Além disso, o bonsai precisa ser regado apenas quando a terra estiver praticamente seca. Em dias quentes, borrife água nas folhas.

A poda da copa e dos galhos deve acontecer a cada três ou seis meses, dependendo do estilo da planta. Já a poda das raízes pode ser feita a cada três anos.

Essa árvore em miniatura existe em diversos tamanhos e estilos e requer cuidados especiais. Agora que você já conhece os principais tipos, vai ficar muito mais fácil comprar um bonsai para chamar de seu!

Quer adquirir essa planta? Então, conheça as opções da Ikebana Flores. Para a sua comodidade, você pode até mesmo fazer a compra online!

 

Deixe um comentário