Afinal, como comprar um bonsai e escolher o melhor para mim?

ico admin ico 28/06/2019

Saiba tudo que você precisa antes de comprar bonsai.

comprar bonsai

 

Os bonsais são apaixonantes e, se você quer ter o seu primeiro, pode estar em dúvida sobre como escolher. De fato, alguns pontos precisam ser levantados antes de comprar bonsai, mas é muito mais simples do que você imagina. Ainda assim, no início, sempre surge a dúvida: como escolher e comprar bonsai em meio a tantos estilos e tamanhos?

A palavra significa “árvore em bandeja” e, por meio dessa técnica japonesa, é possível transformar árvores convencionais em miniaturas. Os bonsais são muito procurados por quem deseja se aproximar da natureza e, ao mesmo tempo, expressar sua criatividade.

A primeira dica é saber se realmente a planta se trata de um bonsai. Alguns locais vendem coníferas e pedaços de pinheiros mortos como se fossem bonsais. Por isso, procure uma boa floricultura e observe se não há folhas amareladas, murchas ou secas no vaso. A planta deve estar firme na terra e sem insetos por perto.

Antes de comprar bonsai, é preciso considerar onde ele vai ficar e o tempo que você terá para cuidar dele. Assim como outras plantas, ele requer cuidados específicos para que fique bonito.

Preparamos este post para que você acerte na escolha. Confira!

comprar bonsai belo horizonte

Quais os modelos existentes

A forma, o tamanho e método de crescimento de um bonsai definem o seu estilo. É importante conhecer cada uma das espécies e perceber com qual delas você mais se identifica para escolher na hora de comprar bonsai. De maneira geral, os bonsais são classificados pela altura:

  • meme: até 6 cm;
  • mini: inferior a 15 cm;
  • pequeno: entre 15 e 30 cm;
  • médio: entre 30 e 60 cm;
  • grande: maior que 60 cm.

 

 .

Como plantar bonsais

Existem quatro maneiras diferentes de plantar um bonsai e isso também interfere no estilo da planta. Confira como são feitas.

Com sementes

A técnica conhecida como misho é a mais econômica, pois é realizada a partir da semente da árvore ou da planta que você deseja ter. Ela permite moldar o bonsai desde a primeira muda.

Com enxerto

A vantagem é que, por meio dessa técnica, a planta cresce mais rapidamente do que com o uso das sementes. A dica é iniciar o plantio na primavera.

Na natureza

No método yamadori, uma árvore já existente na natureza é plantada em um vaso bonsai e cultivada a partir de técnicas específicas, principalmente de poda.

No viveiro

É possível encontrar em viveiros plantas que podem ser transformadas em bonsais. Geralmente, elas já são compradas com um bom formato para a adaptação.

 comprar bonsai bh

.

O que define o preço de um bonsai

Como há diversas opções de bonsai, os preços desse tipo de planta também variam bastante. Para quem vai comprá-lo pela primeira vez, o melhor é investir em algo mais simples, que possa ser encontrado em floriculturas e centros de jardinagem.

Para os já iniciados nessa arte, há bonsais plantados a partir da raiz pura de árvores antigas, por exemplo. Eles são bem mais raros — e caros — porque apenas algumas espécies conseguem suportar esse processo, que envolve um risco relativamente alto para as árvores antigas.

 

.

Como cuidar de bonsais

Os bonsais exigem cuidados específicos, que devem ser observados por quem vai comprar a planta. Esse tipo de árvore precisa de doses diárias de raios solares. Caso você esteja pensando em deixar o bonsai dentro de casa, o melhor é que ele fique próximo a uma janela virada para o sul ou o oeste.

Não se esqueça de que os bonsais de plantas tropicais não resistem a temperaturas abaixo dos 10ºC. Por isso, durante o inverno, caso more em uma região muito fria, leve a planta para dentro de casa.

O bonsai tem que ser regado diariamente e, de preferência, sempre na mesma hora. Isso aumenta a fertilidade da terra. Porém, a quantidade de água deve ser analisada de acordo com a espécie e o tamanho do vaso, pois o excesso pode causar apodrecimento da raiz.

Faça o transplante do bonsai para nova mistura de terra a cada dois anos, para garantir que árvores não pulem do vaso. Utilize sempre o mesmo vazo e corte um pouco das raízes. Isso possibilita que a planta cresça com mais força.

 

.

Como estilizar o meu bonsai

Para estilização do bonsai a poda é fundamental, pois é isso que garante a manutenção da árvore miniaturizada. As podas devem ser feitas na primavera e no verão com um alicate de corte côncavo. Ele permite cortar os galhos mais grossos com feridas de cortes que cicatrizam muito mais rápido do que com cortadores normais.

Para saber quais galhos cortar, observar o seu bonsai é muito importante. Se dois galhos estiverem na mesma altura do tronco, um deles deve ser retirado. Aqueles que estão retorcidos, desproporcionais e muito grossos também devem ser eliminados.

A aramação é outro ponto importante para a estilização. Ela é feita para definir sua forma, abaixando, levantando ou direcionando os galhos para outro lado. Enrole arame de alumínio anodizado ou cobre recozido ao redor dos galhos. Assim, você vai conseguir dobrá-los e moldá-los até determinado ponto.

Para conseguir isso é preciso analisar a sua árvore e escolher os galhos mais novos. Os que já são antigos e duros podem quebrar no processo. O ideal é que os arames sejam retirados após seis meses, antes que os galhos comecem a engrossar, para evitar que fiquem marcados.

Durante um tempo, observe se eles não voltarão à direção anterior. Se isso ocorrer, será preciso repetir a técnica. Caso se forme alguma marca na árvore, você pode passar vedante para cortes ou pasta selante no local machucado.

Importante dizer que os arames não devem ser reutilizados, uma vez que já foram deformados. Sempre que for fazer a técnica, use arames novos.

 comprar bonsai barato

.

Como comprar bonsai e escolher o melhor para mim

Essa árvore em miniatura existe em diversos tamanhos e estilos e requer cuidados especiais. Agora que você já conhece os principais tipos, vai ficar muito mais fácil comprar um bonsai para chamar de seu!

Mas é importante que você respeite a planta e suas necessidades. Uma boa dica é pensar que, se for uma árvore de exterior, deve receber luz solar direta por metade do dia. Se for uma de interior, pode ser posicionada em local iluminado, mas não precisa de tanto calor.

Por isso, o melhor a fazer é mesmo escolher uma vegetação que seja nativa do clima de onde você mora. Assim, será mais fácil manter o bonsai forte e bonito por muitos anos.

Agora ficou mais fácil entender como comprar bonsai, não é? O bonsai é uma forma de arte secular e muitas pessoas têm os cuidados com essas árvores como uma forma de hobby. É improvável que você fique com apenas um. Logo, vai estar querendo outras árvores em miniatura para enfeitar o seu ambiente.

Conheça as opções da Ikebana Flores. Para a sua comodidade, a compra pode ser feita online. Confira!

2 comentários para "Afinal, como comprar um bonsai e escolher o melhor para mim?"

[…] gostou deste post sobre jardinagem? Então entenda como comprar um bonsai e deixar a sua casa ainda mais […]

[…] a pena plantá-la em vasos que permitam cultivá-la como uma pequena árvore, como é o caso de um bonsai. Isso porque ela vai crescer de acordo com o tamanho do recipiente, sendo possível controlar sua […]

Deixe um comentário