Conheça 8 plantas que ajudam no sono e os seus benefícios

ico admin ico 04/04/2019

 

 

Você sabia que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, a NASA, já realizou um estudo, no final da década de 1980, sobre os benefícios de se ter plantas em casa? Além de ajudarem na limpeza e na despoluição do ar, ainda existem algumas espécies de plantas que ajudam no sono.

Na pesquisa, a NASA também recomenda que, para cada 170 metros quadrados de uma casa, tenham pelo menos entre 15 e 18 plantinhas purificadoras de ar, como é o caso da hera, da gérbera, da espada-de-são-jorge ou da babosa.

Além de serem decorativas, algumas espécies também oferecem vários benefícios para a saúde humana, ajudando a manter um bom padrão de sono — evitando distúrbios como a insônia. Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre essas plantas e aplicar a ideia na sua casa? Continue a leitura!

 

Quais fatores contribuem para uma noite de sono ruim?

 

Para compreender os benefícios das plantas que ajudam no sono, é interessante repassar alguns fatores que causam efeito contrário. Os principais aspectos nocivos a uma boa noite são:

  • cansaço mental;
  • estresse;
  • alimentação inadequada;
  • glicemia elevada;
  • uso de drogas, medicação irregular ou suplementos inadequados;
  • excesso de trabalho;
  • uso de aparelhos eletrônicos com telas iluminadas na cama.

 

Outras dicas: Dicas ResMed

 

 

Como reverter a situação com plantas que ajudam no sono?

 

O primeiro passo é identificar o que tem tirado o seu sono e tentar reverter a situação. Afinal, não existe planta ou outro artifício natural que consiga fazer milagres, caso você esteja levando uma vida desregrada, não é mesmo?

Vale ressaltar que as espécies ajudam no sono, mas não trabalham nessa missão sozinhas. O cultivo das plantas em casa vai trazer inúmeras vantagens para as horas de sono e outros aspectos da saúde, como:

  • redução do estresse e ansiedade;
  • alívio de dores de cabeça;
  • melhorias nas funções cerebrais;
  • elevação do humor;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • purificação do ar.

 

Quais plantas ajudam no sono?

A seguir, você vai conferir uma lista das principais espécies que apresentam funções reparadoras do sono, além de contribuírem para os demais benefícios citados anteriormente.

 

1. Valeriana

Matriz de vários remédios fitoterápicos, a valeriana é um ótimo sedativo natural. Dependendo do organismo, é claro, ela também ajuda a relaxar o sistema nervoso central e alguns grupos musculares, principalmente quando consumida em forma de chá.

No entanto, apenas inalando seu cheiro já é possível conseguir algum efeito. Suas flores são brancas ou rosas e surgem no verão. O ideal é manter a planta perto da janela, uma vez que ela precisa de, pelo menos, 6 horas de sol diário.

 

2. Lavanda

Também conhecida como alfazema, a lavanda tem uma das fragrâncias mais gostosas que conhecemos. O que muitas pessoas não sabem é que a planta também ajuda no sono, reduzindo a ansiedade e o estresse, bem como diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Além de ser consumida em chá, o simples aroma da planta já age no organismo, quando a cultivamos dentro de casa. Lembre-se apenas de regar diariamente se for uma muda nova e a cada dois dias se ela firmar. É uma plantinha que gosta muito de sol.

 

3. Babosa (Aloe Vera)

Essa planta tem inúmeros benefícios cosméticos e medicinais. Contudo, a vantagem que mais importa aqui é sua capacidade de limpar o ar, eliminando os elementos químicos poluentes — principalmente aqueles encontrados nos produtos de limpeza.

Se o nível dessas substâncias químicas estiver elevado, a planta desenvolverá manchas marrons, alertando os moradores sobre a situação nociva do ar no ambiente. Sua emissão noturna de oxigênio, no caso, também torna o sono mais tranquilo e saudável. Mantenha seu vasinho próximo à janela, para que ele pegue iluminação natural.

 

4. Gardênia

Com flores perfumadas, a Gardênia é uma planta bonita e funcional. Tê-la no quarto é uma alternativa para relaxar o organismo durante o sono. A dica é manter a espécie próxima a portas e janelas, para que sua fragrância percorra pelas correntes de ar da casa.

 

5. Espada-de-são-jorge

Assim como no caso da babosa, a espada-de-são-jorge também emite oxigênio durante a noite e funciona como um ótimo filtro de ar para a casa: ela retém o dióxido de carbono que produzimos de forma natural na respiração, purificando o espaço e removendo outras toxinas domésticas.

Além disso, as suas folhas suportam fumaça de cigarro e ar-condicionado — o que também a torna uma planta ótima para jardins de inverno e paisagismo de interiores. A luminosidade não precisa ser somente natural, desde que haja claridade e, no seu caso, não é necessário regar com muita frequência.

 

6. Clorofito

Lembra do estudo feito pela NASA? Essa plantinha de fácil cultivo, com no máximo 20 centímetros de altura, é capaz de remover cerca de 90% de formaldeído do ar, uma toxina potencialmente cancerígena.

Ademais, o clorofito elimina odores do ambiente, como o cheiro de cigarros. Assim como as espécies anteriores, também tolera espaços internos, mesmo aqueles com ar-condicionado.

 

7. Jasmim

O jasmim, assim como a Lavanda, é outra planta delicada que ajuda consideravelmente no sono. Seu efeito suave é um calmante para a mente e o corpo, uma vez que o seu perfume colabora na redução dos níveis de ansiedade e de humor. Escolha um local com meia sombra e usufrua dos seus efeitos naturais para dormir melhor.

 

8. Hera

Outras plantas que ajudam no sono é a hera, ela está em alta no quesito decoração de interiores, com a forte tendência de folhagens. Se você quer aproveitar essa deixa, também sai ganhando na purificação do ar da casa, já que a espécie absorve as toxinas do ambiente.

Outro fator interessante é a sua capacidade de combater o mofo, sendo um ótimo remédio para quem sofre de alergias respiratórias e asma. Só é preciso tomar cuidado com pets e crianças, uma vez que as folhas da hera são tóxicas: cultive em vasos suspensos!

 

Agora que você já conhece as principais plantas que ajudam no sono, que tal escolher suas espécies favoritas e decorar a casa de forma mais funcional? Além de deixar os ambientes mais vivos e alegres, as espécies também controlam a qualidade do ar e trabalham com suas propriedades medicinais para tornar a sua noite mais relaxante e tranquila.

Depois de ler este artigo, você vai passar a dormir bem melhor, não é mesmo? Então, que tal dividir o que aprendeu com os seus amigos? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

 

Deixe um comentário