Faça você mesmo: coroa de flores para noivas

ico admin ico 12/11/2018

As flores estão presentes em praticamente todos os eventos importantes da nossa vida e também na decoração da nossa casa. O uso da coroa de flores, por exemplo, tem diversos significados. Ela pode ser utilizada, inclusive, no momento de selar o matrimônio.

Pensando nisso, neste post, confira algumas espécies de coroa de flores para cabelo mais usadas e veja também como montar um arranjo para utilizar em seu casamento!

 

Quais são os tipos de coroa de flores e seus significados?

Quando falamos em coroa de flores, logo pensamos naquelas oferecidas em velórios e, também, nas que são usadas em penteados para noivas e damas. Ainda existem as coroas feitas para decorar ambientes de forma geral, em móbiles pendurados ou enfeitando portas.

Conheça, então, os tipos de coroas de flores e seus significados.

 

Coroa de flores para o cabelo

Desde o Império Romano, as flores estão presentes nos penteados das noivas, que costumavam usar as coroas como símbolo de fertilidade. No entanto, as flores nos cabelos ficaram mais fortes nas décadas de 1960 e 1970, com o movimento hippie, para representar a liberdade.

Por mais que o tempo tenha passado, a coroa de flores para noivas, damas, debutantes e formandas ainda é uma tendência marcante. Apesar de atemporal e perfeita para compor o look, a coroa combina mais com eventos ao ar livre e com uma pegada mais boêmia ou romântica.

São muitas as possibilidades de montar o penteado com uma coroa de flores, mas algumas ideias se destacam, como as produzidas com:

Ainda é interessante apostar nas seguintes tendências:

  • coroa de flores com véu;
  • coroa de folhas;
  • coroa de flores de metal.

 

Coroa de flores para velórios

Além do hábito de levar flores ao cemitério, outra forma de homenagear os mortos é oferecendo uma coroa durante o velório. A prática é bem tradicional, e a coroa de flores é usada em funerais desde a Grécia Antiga. A oferenda das flores simboliza o ciclo da vida eterna, uma vez que elas representam o renascimento e a continuidade da existência.

Além de toda a simbologia das flores em si, a coroa também é uma bela maneira de homenagear pessoas queridas, demonstrando carinho, respeito e saudade.

 

Coroa de flores na decoração

Para quem gosta de um estilo mais provençal na decoração da casa, a coroa de flores é uma opção alegre para enfeitar portas e paredes, podendo até mesmo ser utilizada como um móbile pendurado no teto.

Enfeitar o lar com flores já é algo bem tradicional, com arranjos e jardins suspensos ou de inverno. Assim, as coroas são uma alternativa diferente e aconchegante para renovar os ares dos espaços. A ideia também é bem-vinda na decoração de casamentos e outras festas.

 

Quais são as flores mais usadas nas coroas?

Como já foi falado, as flores representam o ciclo da vida e do sistema vital que mantém a reprodução e o equilíbrio da natureza. Porém, os significados variam de espécie para espécie e dependem do destino que você pretende dar à coroa de flores.

Confira, a seguir, as espécies de flores mais indicadas para penteados, decoração ou funeral.

 

Crisântemo

Com várias opções de cores, os crisântemos são ideais para coroas de flores em funerais, representando vida eterna e simplicidade.

 

Copo-de-leite

O copo-de-leite é bem tradicional e simboliza tranquilidade, paz e elegância. Como remete ao sagrado, é usado tanto em velórios quanto em buquês e penteados de noivas.

 

Rosa

Clássicas, as rosas também são muito utilizadas em várias ocasiões, desde aniversários e casamentos a funerais. As brancas, em especial, significam respeito e paz, além de pureza e bondade. As vermelhas, com certeza, remetem ao amor e à paixão; já as de cor rosa simbolizam carinho e amizade.

 

Lírio

Uma flor antiga como o lírio carrega muita história. Com ela, lendas, misticismos e crendices não faltam. Para representar pureza e paz, os lírios são uma boa aposta, além de também representarem amor eterno.

Para escolher a coroa de flores, seja ela para penteado, decoração ou funeral, o ideal é optar pela flor da temporada, bem como pensar na resistência de cada uma das espécies para a ocasião.

 

Como fazer uma coroa de flores para cabelo?

Algumas pessoas gostam de usar a coroa de flores para tirar fotos, outras já a usam em ocasiões especiais, como o casamento. Mas já pensou em como seria horrível se, no meio da cerimônia, a coroa caísse ou as flores começassem a se soltar?

Por isso, se você está pensando em fazer a sua própria coroa de flores para cabelo, precisa seguir alguns cuidados para que ela seja bonita e, claro, não desmanche.

 

Escolha das flores

A escolha das flores vai depender do horário e da época do casamento, do seu estilo e do penteado, bem como da combinação com o vestido e a maquiagem. Por exemplo, se você vai casar à tarde e no verão, não pode escolher flores que murcham facilmente.

Seu penteado também é importante, pois pode ajudar a segurar a sua coroa de flores. Se for um coque, ele pode dar sustentação a uma coroa mais fina.

Tudo isso deve combinar com seu vestido e a maquiagem pretendida. Flores muito coloridas e grandes talvez não fiquem tão bem com uma maquiagem escura. O segredo é: busque o equilíbrio.

 

Materiais e acessórios

Além das flores, você precisará de algo que dê estrutura à coroa. Você pode escolher um arame e encapá-lo com uma fita bem bonita. Também pode usar faixas de tecido ou corda sisal. Entretanto, esses tipos precisam ser amarrados atrás da cabeça ou colados.

As ferramentas necessárias são, principalmente, alicate e tesoura. Eles serão usados para moldar e cortar as pontas do arame, cortar tecidos e fitas e podar as flores. Você também pode usar cola de tecido ou cola quente para prender alguns acessórios.

Sobre esses enfeites, vale o que sua imaginação mandar! Pedras, strass, flores de metal, galhos e até joias podem ser usados para complementar a sua coroa.

 

Esboço

Não precisa ser muito detalhado. Ele serve só para você ter uma ideia de onde colocará cada elemento.

 

Medida

Meça sua cabeça para cortar o arame ou o tecido no tamanho certo. Por segurança, corte com uma margem.

 

Molde

Encape o arame com a fita. Aqui, você pode fechar o arco e torcer a ponta, cortando o excesso, ou fazer isso depois de pôr as flores. No caso do sisal, se ele for grosso, você pode colar as pontas.

 

Flores

Com a base pronta, é hora de colocar as flores. Você pode pôr uma por uma ou montar pequenos arranjos que, por sua vez, serão presos à estrutura da coroa. 

O mais importante é conservar as flores para que elas estejam vistosas na hora do casamento. Cuidado também com o manuseio de cola ou tesoura para não rasgar ou manchar pétalas.

 

Acabamento

Faça um teste colocando ou amarrando a coroa na cabeça para ver o resultado. Se tudo estiver do jeito que você planejou, é só ir à cerimônia!

Como vimos, existem vários tipos de coroas. Entre elas, a coroa de flores para cabelo é um excelente acessório para o seu casamento. Montá-la não é complicado. Além de economizar, você poderá ter uma peça única, que servirá de recordação desse momento incrível em sua vida.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco para escolher as flores da sua coroa!

Deixe um comentário