Como cuidar de suculentas: 6 dicas essenciais!

ico admin ico 17/10/2019

Cuidar de suculentas é uma tarefa fácil, mas necessita de alguns cuidados, vem ver.

É muito difícil alguém não gostar de plantas, não é mesmo? Isso nos aproxima da natureza e proporciona um prazer incrível. No entanto, há quem diga que o fator tempo é o maior empecilho para essa dedicação. Mas sabia que cuidar de suculentas é mais simples que se imagina?

É verdade, essa espécie de planta, apesar de também necessitar de cuidados, conta com exigências mais brandas. E acredite, o prazer de cultivá-las é também enorme. Então, se você ama flores, que tal investir em algumas mudas das suculentas?

Para saber mais sobre como cuidar dessa plantinha exótica, continue conosco e confira algumas dicas importantes!

O que são as suculentas?

A denominação suculenta é uma forma popular de nos referirmos a essas plantas que necessitam de menos regas que as demais, pois são capazes de armazenar água em suas folhas. No entanto, no meio científico, são classificadas por família, gênero e espécie.

Em resumo, elas são plantinhas especiais e cada uma mais linda que a outra. São cultivadas facilmente, sendo perfeitas para quem ama jardinagem, mas dispõe de pouco tempo e espaço para se dedicar a um jardim.

Como cuidar de suculentas?

1. Escolha bem o vaso

Escolha um vaso com furo no fundo, para que a água escoe normalmente a cada rega. Os cachepots podem ser utilizados, no entanto a suculenta deve ser plantada antes em um vaso com furo. E lembre-se de sempre que regar, retirar o vaso do cachepot para que o excesso de água seja escoado normalmente.

2. Dê uma atenção especial à rega

Apesar de serem bem fortes e resistirem algum tempo sem água, elas necessitam de regas. Confira a frequência:

  • no verão, regue uma vez por semana;
  • no inverno, de uma a duas vezes por mês.

Sempre que notar que sua plantinha está úmida, procure não regá-la. Para não errar é só inserir o dedo ou um palito na terra e verificar se ela está seca. Outro cuidado muito importante é evitar borrifar as folhas com água, isso faz com que apodreçam. Portanto, tenha muita moderação para não acabar com sua plantinha.

Não é uma praticidade? Se você resolver cultivar as suculentas, deve ficar atento, pois pelo fato de suas regas não serem constantes, elas podem cair no esquecimento. Quando algo faz parte de nossa rotina é mais fácil ser lembrado, concorda?

3. Busque um local com boa luminosidade

As suculentas necessitam de luminosidade para se desenvolverem bem. Elas preferem o sol da manhã e a iluminação deve ser, preferencialmente, direta. No entanto, se você mora em um local onde a luz solar é escassa, prefira colocá-las nas janelas.

4. Invista em adubos

A adubagem, como ocorre com qualquer outra planta, é essencial para que ela se desenvolva bem. Sendo assim, é recomendado adicionar nutrientes no substrato de 3 em 3 meses.

O adubo é fácil de ser encontrado em lojas especializadas, podendo ser minhoca ou qualquer outro composto. Existe uma opção caseira que rende bons resultados, é a casca de ovo triturada, material rico em cálcio e que deixa as plantas e flores bem resistentes.

5.  Capriche no substrato

A terra em que você plantará a sua suculenta deve estar adubada e misturada à areia de construção lavada. Deve, preferencialmente, ser leve e sem torrões para facilitar nos momentos de irrigação.

6. Não esqueça as podas

Suculentas não precisam ser podadas, no entanto, suas folhas mortas e secas necessitam ser retiradas para que elas possam crescer com mais força.

É importante ressaltar que as plantas crescem de acordo com o espaço que elas têm, em vasos pequenos elas não se desenvolvem muito, já nos maiores, elas crescem e ficam mais vistosas.

Viu é como é fácil cuidar de suculentas? Se você gosta de jardinagem e não tem muito tempo de se dedicar às plantas, invista nelas, existem muitos tipos encantadores!

Gostou deste post? Então, leia também o artigo que informa sobre alguns dos produtos essenciais para quem deseja trabalhar com jardinagem!

Deixe um comentário