Decoração com flores: 4 dicas para deixar sua casa linda

ico admin ico 13/01/2018

                                                                                             

Se você procura uma forma de decorar a sua casa de um jeito alegre, fácil e acessível para o bolso, invista em decoração com flores! Naturais ou artificiais, as plantas e flores dão charme, delicadeza e um colorido especial a qualquer ambiente. Podem ser utilizadas no cotidiano ou em ocasiões especiais, como as datas festivas do final de ano ou aniversários.

E não se preocupe se você achar que não tem talento ou habilidade para escolher bons locais para decorar ou montar arranjos bonitos: é muito mais fácil do que parece!

Quer aprender? Acompanhe então nosso miniguia com 4 dicas para deixar sua casa mais florida!

1. Espalhe o verde pela casa

A decoração com flores vai bem em qualquer cômodo, quer você more em casa ou apartamento. A maioria das pessoas concentra as plantas na sala, afinal, é o local da casa onde mais recebemos amigos e família. Mas elas vão bem em qualquer ambiente, desde lavabos até halls de entrada.

Em banheiros ou em estantes, use recipientes baixos, folhagem pequena e cores suaves. Para a cozinha ou área de serviço, use latinhas como vasos de flores, ou selecione seus temperos prediletos e monte uma mini horta. Se tiver uma varanda ou um quintal, aumente seu cultivo com vasos maiores e jardineiras.

Atenção para não cometer exageros: em ambientes maiores, pode investir em arranjos altos. Se quiser compor em mesas de centro ou de jantar, escolha vasos e plantas proporcionais aos móveis.

2. Seja criativo com os vasos

Os recipientes que irão receber as suas flores são muito importantes, pois precisam comportar bem as hastes e combinar com seu estilo de decoração.

Os vasos de vidro são os preferidos, pela variedade de cores e formatos disponíveis. Trazem um visual mais sofisticado para os arranjos e ficam ótimos em qualquer ambiente. Para reduzir o risco de acidentes, deixe-os em locais onde não haja grande circulação.

Existem muitas outras opções: vasos cerâmicos, metálicos ou de plástico, jardineiras, garrafas vazias, latas, potes de vidro, canecas. Sempre há um recipiente que combinará perfeitamente com a decoração do seu ambiente e com seu tipo de plantinha preferido.

3. Escolha espécies adaptadas ao clima

É importante para garantir a maior duração da sua decoração e também é bom para o bolso: as espécies nativas de cada região costumam ter preços menores em relação àquelas que vêm de longe.

Pesquise sobre as plantas que você mais gosta e verifique se elas se mantêm bem nos ambientes, sejam internos, sejam externos, nos quais você pretende colocá-las. Veja também se apresentam algum perigo de intoxicação, principalmente na presença de crianças pequenas ou animais de estimação na sua família.

Se preferir as flores artificiais, você também terá resultados lindos: busque as que tenham acabamento semelhante às naturais e componha o arranjo com terra ou pedrinhas para reforçar o aspecto natural.

4. Faça a manutenção periódica

Em vasos preparados apenas com água, procure trocá-la a cada 2 dias e retirar as pétalas mortas diariamente ou sempre que necessário. Cuidado: a maioria das flores tende a ter seu ressecamento acelerado quando submetidas a ambientes refrigerados por ar condicionado o tempo todo.

Caso prefira vasos com terra, regue uma ou duas vezes, permita que recebam luz do sol durante algumas horinhas por dia e forneça uma quantidade adequada de adubo. Algumas espécies duram mais, mas, em geral, o tempo médio de duração de um arranjo natural é de cerca de uma semana.

Com plantas artificiais, os cuidados são mais básicos: tire a poeira diariamente e ocasionalmente limpe com um pano úmido. Faça a troca das flores a cada período de 2 anos, pois podem ocorrer desbotamentos e outros defeitos ao longo do tempo.

As flores também são excelentes opções de presente, especialmente para mulheres. As preferidas para arranjos românticos e delicados são rosas, lírios, hortênsias e tulipas. Já para quebrar a monotonia em espaços como escritórios, por exemplo, prefira rosas-de-pedra, bromélias ou minicactos.

Agora que você entendeu tudo sobre decoração com flores, deixe seu comentário para nos contar suas experiências e se já colocou em prática alguma das nossas dicas!

Deixe um comentário