Como decorar mesas de casamento com flores? Descubra!

ico admin ico 04/06/2018

Decorar casamento não é uma tarefa fácil, mas nós vamos te ajudar.

Nada melhor do que usar flores para decorar casamento. Os arranjos trazem um aspecto romântico e delicado ao dia mais especial da vida do casal, sendo importantes tanto para decorar mesas de casamento quanto para ornamentar o ambiente da festa e da cerimônia.

A decoração é a essência do casamento. Deve ser escolhida de acordo com o tema do evento — casamento ao ar livre, simples, tradicional etc. — e também transmitir a identidade e o estilo dos noivos, de modo que a celebração se torne única e personalizada. Ela também influencia no ambiente emocional do espaço, criando um clima acolhedor e agradável para os convidados.

Que saber como usar as flores para decorar casamento? Leia o post e descubra quais arranjos combinam com cada estilo de cerimônia e quais flores escolher em cada estação do ano. Confira!

Entenda a temática da festa

O primeiro passo para escolher a decoração do casamento é entender as preferências do casal, ou seja, determinar o tipo de casamento que mais combina com seu estilo de vida e história.

Determinado o tema, é possível começar a planejar o ambiente: escolher peças decorativas, mobiliários, elementos de cenografia e os tipos de flores que dialogam com sua temática. No caso dos arranjos, combinar cores, alturas e volumes é essencial para deixar o visual equilibrado.

Entenda quais arranjos combinam com cada estilo de casamento a seguir.

decorar casamento

Casamentos simples

Para casais que desejam uma cerimônia mais singela, nada melhor do que usar elementos simples, como pequenas garrafas de vidro ou acrílico, para compor os arranjos. Além de lindos e criativos, eles também são econômicos, já que podem ser montados pelos próprios noivos e dispensam o uso de espuma floral.

Para esse tipo de arranjo, as opções de flores são variadas. No caso de mosquitinhos, coloque uma quantidade maior no vaso, de modo que a composição fique cheia e vistosa. Flores maiores, como gérberas e rosas, podem ser usadas em menor quantidade ou até sozinhas. Outra bela composição com garrafas é o mix de pequenas flores e folhagens, o que garante um arranjo com volume e cor.

decorar casamento simples

Se a intenção é uma decoração eco-friendly, substitua os arranjos avulsos por pequenos vasos de flores plantadas (suculentas são uma ótima opção), que podem ser dispostos sobre as mesas e, depois, servir como lembrança aos convidados. Além de aumentar a vida útil da planta, essa também é uma ótima maneira de reaproveitaras flores do casamento.

Casamentos tradicionais

Os casamentos tradicionais, geralmente, são celebrados à noite e em salões fechados. Nesse caso, a elegância e a sofisticação se manifestam na mistura entre arranjos altos e baixos, dispostos com combinações de lindas espécies de flores nobres.

decorar casamento tradicional

Rosas e orquídeas trazem romantismo e são recomendadas para decorar casamentos de estilo tradicional. Além do branco, explore também os arranjos com cores suaves, como bege ou salmão, além do verde das folhagens.

Conheça as flores da estação

Ao decorar casamento, também é importante considerar a época em que a festa vai acontecer. Escolher as espécies naturais da estação, além de garantir flores mais duráveis e viçosas, gera também economia.

Confira as opções:

  • primavera: gérbera, violeta, narciso, petúnia, bromélia, lírio, lisianthus, boca-de-leão e crisântemo;
  • verão: rosa, flor-de-lis, amarílis, bromélia, astromélia, orquídea branca e pink, lírio, calla, antúrio, cravo e cravina, além de folhas e folhagens tropicais;
  • outono: hortênsia, flor-de-maio, azaleia, rabo-de-gato, margaridinha, bauínia, paineira, espatódea, jasmim-do-cabo, bico-de-papagaio, quaresmeira e buganvília;
  • inverno: lupino, lírio-da-paz, orquídea, flor-de-sino, begônia, prímula, azulzinha, amor-perfeito e tulipa.

Use flores nos diferentes ambientes da festa

Para que uma decoração de casamento seja inesquecível, nada melhor do que investir em detalhes que deixem o ambiente mais bonito visualmente. Por isso, além de decorar mesas de casamento, é preciso ter atenção a outros elementos que também compõem o ambiente do evento, como local para tirar fotos, iluminação, disposição dos doces etc. Descubra nossas dicas!

Mesa dos doces

Além de serem um elemento essencial da festa, os doces também podem ser usados como elementos decorativos. O bolo deve ficar no centro da mesa de modo a criar simetria. Invista também em doces que, além de gostosos, sejam bonitos visualmente, de modo a conquistar os convidados também pelo olhar.

Para as flores, use vasos altos e siga a mesma linha decorativa do casamento (estilo e cores). Para garantir simetria e não atrapalhar o acesso dos convidados às guloseimas, posicione os arranjos nas extremidades da mesa.

Local para tirar fotos

As fotos são uma importante recordação do casamento, por isso, nada melhor do que investir em um plano de fundo personalizado para as fotografias.

decorar casamento local para tirar fotos

Esse espaço costuma ficar próximo ao hall de entrada do evento e deve ser bem iluminado. Pode ser composto por alguma cortina ou papel de parede, sendo os arranjos de flores um dos elementos que vão trazer maior destaque para o local. Dependendo do orçamento, é possível criar uma parede de flores ou usar árvores decorativas.

Mesa dos noivos e dos convidados

Além da beleza, a decoração das mesas deve considerar a praticidade. Na escolha dos arranjos, é importante ter cuidado para não atrapalhar o contato visual dos convidados e nem sua mobilidade.

Na mesa dos convidados, invista em arranjos delicados e menores — a proporção ideal é à altura do queixo. Se optar por arranjos altos, eles precisam ter uma base fina. Procure também ocupar apenas o centro da mesa e, no caso de mesas grandes, complemente a decoração com determinadas peças, como sousplat e guardanapos mais elaborados.

mesa convidados decorar casamento

A mesa dos noivos pode ter um arranjo semelhante ao dos convidados. Para diferenciá-la, use enfeites nas cadeiras, que podem ser customizadas com plaquinhas com algumas frases, como “recém-casados” e “sempre juntos”, ou decoradas com flores e fitas.

Iluminação é importante quando se fala em decorar casamento

A iluminação é fundamental para decorar casamento. Uma composição de velas e flores cria um clima mais romântico e acolhedor para o evento. Para os mais modernos, as luzes de filamento são uma ótima opção. Já em eventos ao ar livre, nada melhor do que usar um varal de luzes, que, além de iluminar o espaço, também garante muito charme.

Os lustres são ótimos elementos decorativos para ambientes fechados. Podem vir na mesa de doces ou na mesa dos noivos, de modo a destacá-las das demais. Também podem ser usados para compor a decoração aérea, combinados com arranjos de flores suspensos.

iluminação decorar casamento

Decorar casamento é, antes de tudo, uma forma de contar aos convidados a história do casal. Para decorar mesas de casamento e definir toda a ornamentação do evento, é importante considerar a temática da cerimônia e escolher as melhores flores, de modo a criar um ambiente visualmente bonito, personalizado e também acolhedor para os convidados.

Agora que você já sabe como usar flores para decorar casamento, conheça nossas dicas para comemorar as bodas.

Deixe um comentário