Dia das Mães pede o presente ideal

ico admin ico 30/04/2021
dia das mães presentes

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes e significativas do ano. No Brasil e em vários países, a celebração reúne a família para homenagear a pessoa mais importante das nossas vidas. 

Por tradição, gostamos de presentear quem amamos. No entanto, às vezes surgem dúvidas sobre o que escolher para marcar a data. O objetivo deste artigo é ajudar você a encontrar o presente ideal para sua mãe. 

Antes de conferir nossas sugestões, aceite o convite para saber mais sobre o Dia das Mães. Você sabe como a data surgiu? Acompanhe a leitura que preparamos para este dia tão especial.

Origem do Dia das Mães

O Dia das Mães como conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX. Porém, antes de contarmos essa história, vamos conhecer origens mais remotas da data dedicada ao amor materno. 

Grécia e Roma Antiga

Os historiadores afirmam que a celebração começou na Roma Antiga e na Grécia durante as festas primaveris. Nessas ocasiões eram comuns os cultos de adoração às divindades que representavam as mães. 

Entre elas, Reia, deusa da fertilidade na mitologia grega e mãe de todos os deuses do Olimpo. Para os romanos ela era Cibele. Eles a chamavam de Deusa Mãe ou Magna Mater.

dia das mães presentes

Mother’s Day na Inglaterra

Quando a Inglaterra esteve sob o domínio do Império Romano, o Dia das Mães era comemorado em meados de março, coincidindo com as festas realizadas em Roma para a deusa Cibele. 

Quando Roma se converteu ao catolicismo, o quarto domingo da Quaresma se tornou o Laetere Sunday. No Latim, Laetere significa “reunir-se” ou “alegrar-se”. Nessa data, os cristãos e operários tiravam o dia de folga para voltar às paróquias onde foram batizados. E eles, claro, aproveitavam a oportunidade para visitarem suas mães. 

Essa tradição se manteve ao longo dos séculos, mesmo com a conversão da Inglaterra para a religião anglicana. 

dia das mães presentes

O começo nos Estados Unidos

A celebração para as mães como a conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos. Uma jovem chamada Anna Jarvis decidiu homenagear sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis. Ann desenvolvia um trabalho social importante. Ela foi responsável por realizar campanhas em defesa das mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. 

A ativista morreu em 1905 e sua filha, Anna Jarvis decidiu homenagear sua mãe e todas as outras mães. Com o apoio de algumas amigas, a jovem iniciou uma campanha anual com esse fim. 

Em 1914, o Dia das Mães foi oficializado pelo presidente Woodrow Wilson como uma data de celebração em família. A homenagem se popularizou e chegou ao Brasil. 

O Dia das Mães no Brasil

Entre os brasileiros, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio. O mesmo acontece no Japão e na Itália. A data tornou-se oficial em 1932, durante o governo Getúlio Vargas. No entanto, registros históricos mostram que a celebração ocorreu, pela primeira vez, em 1918, promovida pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre. 

O Dia das Mães passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja Católica em 1947, por intermédio do arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara. A data é comemorada até hoje, sendo uma das mais populares do país. 

Está sem ideias? Confira sugestões de presente para o Dia das Mães

dia das mães flores

Agora que você já sabe como essa importante data surgiu e como se consolidou ao longo da história, chegou o momento de escolher o presente. Sabemos que para algumas pessoas pode ser um momento de indecisão, por isso, elaboramos uma lista de sugestões para mamães de todos os estilos. Vamos conferir?

  • Café da manhã especial: para ela começar o dia com uma cesta de café da manhã recheada com delícias;
  • Chocolates: quem não gosta dessa iguaria? Uma caixa de bombons finos ou uma seleção de chocolates especiais é uma ótima ideia;
  • Livros: mamães que têm o hábito da leitura vão adorar receber um livro. Belo Horizonte tem excelentes livrarias com delivery. Uma dedicatória carinhosa não pode faltar;
  • Roupas e acessórios: as mulheres adoram renovar o visual. Bolsas, lenços, sapatos, joias são ótimas opções;
  • Perfumes e produtos de beleza: escolha artigos que tenham a ver com o estilo da sua mãe. Invista em hidratantes, máscaras faciais, sabonetes, protetores solares e produtos para o autocuidado. 
  • Aparelhos eletrônicos: se ela gosta de tecnologia, que tal um celular novo ou um tablet? Aposte também em acessórios como fones de ouvido ou capinhas para telefone.
  • Quadro de fotos: se a grana estiver curta, invista em um presente de baixo custo, mas muito significativo. Reúna fotos de momentos especiais ao lado da sua mãe, faça uma montagem e imprima o resultado. Com certeza ela vai adorar;
  • Flores: escolha a espécie pelo significado e prepare um belo buquê acompanhado de um cartão.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões. Somos suspeitos, mas para nós, as flores são o presente mais representativo e temos muitas opções. Mas independente da escolha, não deixe de homenagear sua mãe ou a pessoa que exerce esse papel em sua vida. Longe ou perto, o importante é dar carinho, amor e atenção. 

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.