Dúvidas sobre como cuidar de um bonsai? Tire aqui!

ico admin ico 05/10/2017

 

duvidas-sobre-como-cuidar-de-um-bonsai-tire-aqui.jpeg

Pequeninos, delicados e lindos: assim são os bonsais. Mas você sabe como cuidar de um bonsai? Não é tão fácil quanto parece, já que ele requer atenção, dedicação e algumas noções básicas sobre como plantar, regar, adubar, podar e até como mudar de um vaso para o outro.

Apesar de ter nascido na China, o bonsai se tornou popular no Japão, onde foi considerado uma obra de arte. Ele é visto assim devido à beleza e minúcia dessa miniatura de árvores convencionais que traz todas as suas características, inclusive frutos e flores.

Com base em técnicas específicas para o controle do crescimento, o bonsai vai adquirindo uma forma única e bela. Para conseguir esse tipo de resultado, é importante conhecer bem a espécie escolhida e ter em mente que o cultivo de bonsai leva anos de cuidados.

Para ajudar você, criamos este miniguia que explica como cultivar bonsai da forma correta. Continue a leitura e divirta-se!

Como regar

Primeira regra básica: regue quando o solo estiver quase seco. Bonsai não se dá bem com solos constantemente encharcados, pois isso apodrece suas raízes. Na hora de regar, molhe bastante, até a água começar a vazar pelo fundo do vaso.

A copa da planta também requer atenção, principalmente em dias quentes. O ideal é borrifar água. A rega é muito importante, pois o bonsai não pode passar longos períodos sem água.

Quando adubar

Nutrientes e sais minerais são essenciais para qualquer tipo de planta, e com o bonsai não é diferente. Como são mini árvores cultivadas em espaços pequenos, eles exigem extrema atenção com a sua nutrição. Recomendamos adubo natural!

Além disso, a adubação não pode ser feita esporadicamente, e sim com certa periodicidade. Entretanto, o intervalo de tempo para realizar a adubação vai depender da estação do ano, do clima e, claro, da espécie da planta.

Por que podar

Uma das características que mais impressionam no bonsai é a sua forma — e ela só pode ser definida com a poda! Cada espécie de planta tem seu próprio estilo e formato, que vão sendo mantidos e moldados sempre que ela é podada.

É importante que isso aconteça com frequência, pois a falta de poda pode acarretar em problemas na ramificação de galhos, na ventilação e no crescimento da planta. A ideia é que a copa do seu bonsai esteja sempre frondosa.

Para que transplantar

À medida que o bonsai vai crescendo, suas raízes também se desenvolvem. De uma forma geral, é necessário podar as raízes e transplantar o bonsai para um vaso maior a cada dois anos.

Em um recipiente mais espaçoso, as árvores poderão manter o tamanho que alcançaram, as raízes vão aproveitar o substrato pelo qual a água se infiltra durante a rega e a copa continuará a crescer ainda mais forte e bonita.

Onde colocar

Apesar de muita gente querer usar o bonsai como elemento decorativo, ele não pode ser colocado em qualquer lugar. Nunca se esqueça que ele é uma árvore e que precisa de uma boa dose de luz do sol!

A quantidade vai depender da espécie, mas o período é de pelo menos 2 a 4 horas, duas vezes por dia, em um ambiente ventilado. De vez em quando, vire o vaso para que toda a planta receber a luz solar. Além disso, prefira superfícies que não esquentem muito.

O que usar

Produtos que ajudem a afastar pragas e doenças são recomendados. Como cuidar de um bonsai exige atenção diária, não é difícil perceber o surgimento desses males.

Mesmo plantas saudáveis não estão imunes. Então, observe qualquer alteração que possa aparecer em folhas, tronco e galhos. Se encontrar perfurações, nódulos ou manchas, providencie defensivos para o bonsai.

Na hora de escolher, lembre-se que existem muitas espécies, cada uma com seu próprio habitat e necessidades. Há diferentes maneiras de como cuidar de um bonsai, já que cada planta requer uma atenção diferente. Informe-se sobre cada uma delas.

Viu só? O bonsai é uma técnica de cultivo que exige cuidados diários. Você já pensou em ter um? Tem mais dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

Deixe um comentário