Embalagens para flores: crie lindos presentes

ico admin ico 19/12/2017

 

Quem não gosta de ganhar flores? Sua beleza fala por si só e, por isso, esse é um presente de encher os olhos. E se elas vierem em uma bela embalagem, isso faz toda a diferença. Além da melhora estética, o pacote serve para protegê-las durante o transporte.

Para ajudar quem não sabe muito bem por onde começar, elaboramos um miniguia sobre como preparar boas embalagens para flores. É o seu caso? Então continue com a gente!

1. Escolhendo o material

Há diversos tipos de materiais para embalar flores. Os mais utilizados são os papéis celofane e de seda — lisos ou estampados. Além deles, é possível utilizar tecido, como o linho, ou até papel pardo, caso queira um acabamento mais rústico.

A cor da embalagem pode ser no mesmo tom das flores, mas cores neutras ou que façam contraste com elas também são boas opções. O importante é lembrar que o pacote deve realçar a beleza do presente.

E não se esqueça do laço: fita de cetim, fio de palha e até barbante são opções bacanas. Utilize um grampo ou clipe no laço para prender o cartão: ele faz toda a diferença para tornar o agrado mais especial.

2. Preparando as flores

Para maior durabilidade do arranjo e facilidade no manuseio, é importante preparar as flores antes de começar a montar a embalagem. Por isso, tire o excesso de folhagem e, se houver espinhos, remova-os. Corte a extremidade da haste em diagonal em até 2cm. Se for embalar um buquê, prenda as hastes com um arame ou um barbante para facilitar o embrulho.

Para fazer o corte do talo, o ideal é usar uma tesoura de poda ou uma faca sem serra. Facas serrilhadas e tesouras comuns podem machucar a haste e expor a flor a bactérias.

As flores começam a morrer logo depois que são cortadas, por isso o ideal é comprá-las e prepará-las no mesmo dia em que for presentear. Se não for possível, conserve-as na geladeira para maior durabilidade.

3. Montando a embalagem

Vamos imaginar que você precise embalar um buquê de rosas para presente. Para isso, sugerimos o papel de seda, mas pode ser qualquer outro material.

Para começar, posicione sobre a mesa um quadrado de papel de seda de 45cm de lado — ou em uma medida adequada ao tamanho do buquê. Se preferir, use dois papéis para a embalagem, um de seda e um celofane, por exemplo. Basta colocar um sobre o outro antes de posicionar as flores.

Coloque as rosas na diagonal do papel, deixando seu topo na direção de uma das extremidades. Em seguida, enrole o papel da esquerda para a direita, formando um cone. Para finalizar, coloque um pedaço de fita em volta do embrulho e faça um laço.

4. Embrulhando um vaso

Se o presente for um vaso de orquídea (ou alguma outra flor ou planta), o processo de embalagem é um pouco diferente. São necessários dois quadrados de papel celofane. O tamanho depende do porte do vaso.

Coloque um dos quadrados na mesa e, em cima dele, posicione o outro quadrado na diagonal, formando uma estrela de oito pontas. O vaso vai em cima dos papéis e deve ser envolvido com as pontas do celofane. Prenda-as com um elástico para que fiquem no lugar e finalize com um laço em volta do vaso.

E então, está pronto para criar lindas embalagens para flores e presentear pessoas especiais? Se quiser se aprofundar mais no tema, continue com a gente e acesse “Como fazer embalagens de vasos de flores”.

Deixe um comentário