Skip to content
Estrelitzia
A Estrelítzia é uma das flores mais diferentes e incríveis de todo o mundo, saiba abaixo...

Estrelitzia

A Estrelítzia é uma das flores mais diferentes e incríveis de todo o mundo, saiba abaixo tudo sobre ela.

Sem dúvida a Estrelítzia é a flor mais exótica por conta de suas lindas flores e grandes folhas verdes. Popularmente conhecida como ave-do-paraíso, é nativa da África do sul e hoje em dia é cultivada em todo o mundo. Surpreendentemente, a espécie é bem fácil de cuidar se comparada com outras plantas tropicais.
A maior espécie pode ter até 10 metros de altura e normalmente floresce no final do inverno ou início da primavera. Contudo, em condições ideais, as flores em tons de amarelo e azul podem surgir em outras ocasiões. Um bom cuidado garante crescimento intenso e um brilho exuberante para as pétalas. Confira algumas dicas que reunimos neste post!
 

Origem da Estrelítzia

 
Suas cores intensas brilham entre as folhas grandes, robustas e resistentes, atraindo o olhar de todas as pessoas. Sua terra natal é nas Ilhas Canárias, na qual a ave-do-paraíso pode ser encontrada até mesmo na natureza.
No século XVIII, a Estrelítzia chegou à Europa pela primeira vez como planta ornamental. A planta tem esse nome em homenagem à Charlotte von Mecklenburg-Strelitz, rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda, que viveu de 1744 a 1818.
 

Cuidados com a Estrelítzia

 
A Estrelítzia requer o mínimo de cuidados. Desse modo, se você faz a manutenção básica dos seus substratos ela pode florescer de maneira magnífica. Mas é preciso considerar um detalhe: ela não é resistente ao frio extremo.
 

1. Local ideal para cultivo

 
A ave-do-paraíso adora sol. Portanto, durante a primavera e o verão, mantenha a planta em seu jardim, no terraço ou na varanda do apartamento. O importante é colocá-la em um local quente, ensolarado e arejado. Considerando que muito vento pode danificar suas folhas, o ideal é que o espaço seja protegido.

A espécie também cresce muito bem na sombra, mas a falta de exposição aos raios solares impede que ela floresça. Nesse caso, se você não tem a possibilidade de deixá-la ao ar livre, deve criar condições adequadas para isso durante o verão.
Por exemplo, escolha um lugar quente e luminoso da casa, ventilando o ambiente em intervalos regulares ao longo do dia. Além disso, como as raízes da Estrelítzia podem apodrecer com o excesso de água, é interessante que seja cultivada em vasos para que a água seja facilmente drenada.
 

2. Substrato

 
É imprescindível que o substrato seja rico em nutrientes. O recomendado é que o solo seja solto e ao mesmo tempo úmido, bem como permeável ao ar e à água. Basicamente, com uma consistência um pouco argilosa.
 

3. Trocas de vaso

 
É necessário trocar a Estrelítzia de vaso quando o recipiente estiver pequeno demais ou a cada 3 anos. Para saber se o espaço está muito pequeno, basta observar se as raízes estão crescendo ao fundo ou se a planta começou a murchar.

O melhor momento para replantá-la é logo depois que ela floresce. Para isso, remova a camada superior do solo, coloque-a em outro recipiente e substitua por um novo substrato. Uma boa dica é escolher um vaso não muito maior que o usado anteriormente.
 

4. Regas

 
A Estrelítzia precisa de muita água, especialmente na primavera e no verão. Quanto mais folhas a planta tiver, maior a sua necessidade de fluidos. Dessa forma, é fundamental regá-la uma vez por dia.
Leve em consideração que o solo esteja um pouco úmido, mas não molhado. Inclusive, como no inverno o clima fica mais úmido, é importante que as regas diminuam. Nesse caso, é bom colocar água apenas quando o solo estiver quase seco, mas sem deixar que isso aconteça completamente para não danificar as raízes.
 

5. Adubação

 
Na primavera e no verão, a Estrelítzia deve ser fertilizada uma vez por semana. Para isso, alguns fertilizantes líquidos podem ser misturados na água. Uma pequena quantidade de fertilizante é suficiente. Se as folhas crescem mais rápido do que as flores se desenvolvem, isso é um sinal de que você aplicou muito fertilizante. Vale destacar que as mudas não devem ser fertilizadas, pois as sementes já têm todos os nutrientes necessários.
Estrelítzia preto e branco
Agora que você tem as dicas essenciais para cuidar da sua Estrelítzia, que tal adquirir uma espécie para atrair o olhar das pessoas ao seu jardim? Confira mais informações sobre como adquirir essa planta acessando nosso site!

últimos posts

materiais ikebana