Flor de Natal: saiba como cultivar a planta e confira dicas de decoração natalina

ico admin ico 26/11/2020

Faltando menos de um mês para o Natal, as ideias de decoração natalina começam a aparecer nas vitrines e nos sites de decoração.  

Mas, que tal fazer uma ornamentação diferente, econômica e ecológica para a sua casa? Nosso artigo traz sugestões criativas para enfeitar seus ambientes com itens que podem ser encontrados na sua floricultura de preferência.

E o melhor: utilizando elementos que vêm da natureza como suculentas, folhagens e a tradicional flor de Natal. 

Não conhece? Então continue a leitura para saber mais sobre essa planta exótica e que tem tudo a ver com a data mais familiar do ano. 

Curiosidades sobre a flor

É considerada a flor oficial da data. Natural do México, a poinsétia é conhecida por muitos nomes. 

Em Portugal é chamada “manhã de Páscoa”. No Brasil, ela é bico-de-papagaio, rabo-de-arara e papagaio.

O curioso é que, embora pareça uma flor, a poinsétia é um conjunto de folhas modificadas (chamadas brácteas) e coloridas. 

O vermelho é o tom mais comum, mas ela também é encontrada em cores como roxo, salmão, rosa, creme, amarelo e branco.

Tradicionalmente usada para enfeitar árvores natalinas, a planta pode ser usada formar bonitas guirlandas ou para compor vasos temáticos.

Como cultivar a flor de Natal em casa

A flor se adapta bem aos espaços internos e pode durar de seis a nove semanas. Quando plantada no jardim, ela chega a ter 3 metros de altura. 

A planta gosta de sol direto, além de solo úmido e rico em matéria orgânica. Para ter brácteas de tamanhos médios, você deve estimular a brotação cortando a ponta dos caules, a cada dois meses. Isso deve ser feito até metade de fevereiro. 

Se quiser brácteas maiores, limite o número de caules. Se a intenção é fazer a flor se renovar a cada ano, faça uma poda radical no início da primavera. 

Para isso, corte os caules deixando a planta com uma altura de até 15 cm do solo. Ela vai brotar totalmente renovada. 

Quando a flor perder totalmente as brácteas, transfira a planta para um vaso com terra nova e preparada com adubo. A poinsétia vai florescer novamente e estará linda para o próximo Natal. 

Como fazer mudas

A flor de Natal é uma planta perene. Mas você pode fazer mudas para cultivá-la em casa. Para isso, comece com preparando a adubação em um balde. 

Use areia misturada com folhas em decomposição. Use ainda uma mistura de esterco e carvão. Acrescente também um pouco de cinzas de lareira ou de fogueira, não utilize cinzas de churrasqueiras pois elas contêm resquícios de sal e de gordura. 

Coloque também farinha de osso em pouca quantidade, pois é um adubo muito forte e pode queimar a planta. Esses produtos são encontrados em lojas de jardinagem. Misture tudo até deixar o adubo bem homogêneo. 

A parte, prepare um vaso de tamanho médio ou grande, com capacidade de 10 a 12 litros. Coloque cacos de telha, argila expandida ou pedras no fundo para auxiliar na drenagem. 

Agora, preencha o recipiente com o adubo até a altura desejada e coloque a planta no centro do vaso. Complete com o restante da mistura e o trabalho está concluído. 

Quais são os cuidados que a planta exige?

Antes de cultivar uma poinsétia em casa, saiba que o principal cuidado com a planta é em relação a crianças e animais. A seiva da flor é tóxica e, se ingerida, pode ser prejudicial. 

Para que ela possa durar o máximo possível, alguns cuidados são necessários. Lembre-se: sol direto ou indireto em boa quantidade. 

A irrigação deve ser feita com cautela. Poinsétias em ambientes internos exigem água uma vez por semana. Se a planta estiver em área externa, como jardins e varandas onde bata sol direto, faça regas com mais frequência. 

O ideal é colocar o dedo na terra. Se perceber que o substrato está seco, dê água, mas sem exagero.

Confira 4 dicas de decoração usando plantas

Agora que você já sabe como cuidar da sua flor para que ela dure até o próximo ano, confira algumas sugestões que preparamos para montar peças decorativas usando plantas. 

1. Guirlanda com suculentas 

Use uma forma de bolo redonda, de preferência com furo no meio, para acoplar algumas suculentas e dar forma à guirlanda. Se quiser dar um toque de cor, decore com flores de Natal.

2. Guirlandas com folhagens artificiais

Use fitas de coloridas para pendurar guirlandas de folhagens artificiais, em diferentes alturas. Assim, você foge do tradicional adereço de porta, mas segue com o charme dos arcos natalinos. 

3. Mini-árvore de suculentas

Utilizando várias suculentas de diferentes formatos e tamanhos é possível montar uma pequena árvore natalina. Para isso, acomode as plantas em uma estrutura de madeira, por exemplo. 

4. Vasos com flor de Natal para a mesa da ceia

Prepare pequenos vasos decorados com a poinsétia e ramos verdes para decorar a ceia. Distribua vasinhos baixos na parte central do móvel, para que não atrapalhe a visão de quem está à mesa. 

Gostou? Se você tem alguma dica de decoração, compartilhe nos comentários. Deixe o espírito natalino contagiar você, use a criatividade e decore sua casa para esperar o bom velhinho.

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.