Como não se sentir bem em um lugar florido? Quando são flores do campo, a sensação é ainda mais gostosa. Delicadas, pequenas e graciosas, essas espécies encantam por trazerem a alegria das cores vibrantes e formatos tão singelos.
Muitos dizem que as flores do campo transmitem a sensação de equilíbrio, calma e felicidade, bem como vitalidade e juventude. Por isso, são muito procuradas para presentear e, até mesmo, para compor a decoração do lar.
Essas espécies são chamadas de flores do campo, justamente, por serem encontradas em vastos campos abertos. Elas têm uma capacidade enorme de nascer e se espalhar de forma espontânea, sem influência do homem. Que tal conhecer algumas para decorar, presentear, ornamentar ou cultivar?
Violetas
Uma das flores do campo mais conhecidas é a violeta. Com um formato delicado e que remete ao feminino, essa espécie apresenta cores exóticas e uma grande variedade de tonalidades. Como são provenientes do campo, o ideal é que o seu cultivo seja dado em clima fresco, de preferência ao ar livre.
A forma mais comum de se presentear com violetas é oferecendo a planta no vasinho. Nesse caso, é melhor deixá-lo em locais ventilados, com temperatura agradável e iluminação natural.
Margaridas
A margarida, assim como a camomila, é representante da família das compostas (Compositae), que possuem cerca de 25 mil espécies. Essa flor do campo é também conhecida como invasora, por se adaptar em qualquer lugar e brotar naturalmente, sem a necessidade de muitos cuidados.
A margarida mais conhecida é a branca e amarela. No entanto, existem outras cores igualmente lindas e delicadas. É uma espécie que remete ao amor e à pureza. Bem-me-quer ou malmequer? Não importa, todas elas podem ser cultivadas em qualquer tipo de solo (menos naqueles muito úmidos) e chegam a atingir 60 centímetros de altura.
Azaleias
Com uma floração mais volumosa, as azaleias são flores do campo com características mais fortes. A planta consegue crescer até 2 metros de altura e as cores das suas pétalas são mais vivas: vermelhas, rosas, roxas ou brancas.
É incrível a sua capacidade de resistência e longevidade. Muito fácil de ser cultivada, a azaleia se adapta bem em diversos ambientes, tanto internos quanto externos, em vasos ou canteiros.
Girassóis
Nenhuma flor silvestre foi tão retratada nas artes quanto o girassol. Inspiração forte para Van Gogh, os girassóis são também conhecidos por acompanharem o ciclo do sol.
Além de ser uma planta ornamental maravilhosa, essa flor do campo também é consumida na alimentação e na farmacologia, por conter vitamina E em suas sementes, permitir extração de óleo comestível e apresentar folhas com ação expectorante, sendo usada em tratamentos de doenças pulmonares.
Hortênsias
Lindas e delicadas, as hortênsias têm pétalas arredondadas e suas cores são definidas de acordo com o solo em que nascem. Logo, a variedade de tons é grande. Muito indicadas para presentear e para decoração interna, são nativas do Japão e da China.
Por conter um princípio ativo chamado glicosídeo cianogênico hidrangina, as hortênsias são relativamente venenosas quando ingeridas em grande quantidade. Então, é bom deixá-las longe do alcance de crianças e animais de estimação.
Essas e muitas outras flores do campo são opções incríveis para compor arranjos, enfeitar cestas, montar buquês, ornamentar celebrações diurnas e, é claro, presentear. Além das que foram citadas aqui, você também pode apostar em cravos, lírios, lavandas, tulipas, dentes-de-leão, centaureas, gérberas, entre outras.
E, então, já elegeu suas flores do campo preferidas? Difícil escolher uma só, não é mesmo? Só não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais, para que os seus amigos também conheçam essas espécies!
Visitem a nossa loja virtual e confiram os nossos arranjos de flores do campo.