Skip to content
Conheça as principais flores do campo
  Como não se sentir bem em um lugar florido? Quando são flores do campo,...

Conheça as principais flores do campo


 
Como não se sentir bem em um lugar florido? Quando são flores do campo, a sensação é ainda mais gostosa. Delicadas, pequenas e graciosas, essas espécies encantam por trazerem a alegria das cores vibrantes e formatos tão singelos.
Muitos dizem que as flores do campo transmitem a sensação de equilíbrio, calma e felicidade, bem como vitalidade e juventude. Por isso, são muito procuradas para presentear e, até mesmo, para compor a decoração do lar.
Essas espécies são chamadas de flores do campo, justamente, por serem encontradas em vastos campos abertos. Elas têm uma capacidade enorme de nascer e se espalhar de forma espontânea, sem influência do homem. Que tal conhecer algumas para decorar, presentear, ornamentar ou cultivar?
 

Violetas

 
Uma das flores do campo mais conhecidas é a violeta. Com um formato delicado e que remete ao feminino, essa espécie apresenta cores exóticas e uma grande variedade de tonalidades. Como são provenientes do campo, o ideal é que o seu cultivo seja dado em clima fresco, de preferência ao ar livre.
A forma mais comum de se presentear com violetas é oferecendo a planta no vasinho. Nesse caso, é melhor deixá-lo em locais ventilados, com temperatura agradável e iluminação natural.
 

 

Margaridas

 
A margarida, assim como a camomila, é representante da família das compostas (Compositae), que possuem cerca de 25 mil espécies. Essa flor do campo é também conhecida como invasora, por se adaptar em qualquer lugar e brotar naturalmente, sem a necessidade de muitos cuidados.
margarida mais conhecida é a branca e amarela. No entanto, existem outras cores igualmente lindas e delicadas. É uma espécie que remete ao amor e à pureza. Bem-me-quer ou malmequer? Não importa, todas elas podem ser cultivadas em qualquer tipo de solo (menos naqueles muito úmidos) e chegam a atingir 60 centímetros de altura.

 

Azaleias

 
Com uma floração mais volumosa, as azaleias são flores do campo com características mais fortes. A planta consegue crescer até 2 metros de altura e as cores das suas pétalas são mais vivas: vermelhas, rosas, roxas ou brancas.
É incrível a sua capacidade de resistência e longevidade. Muito fácil de ser cultivada, a azaleia se adapta bem em diversos ambientes, tanto internos quanto externos, em vasos ou canteiros.

 

Girassóis

 
Nenhuma flor silvestre foi tão retratada nas artes quanto o girassol. Inspiração forte para Van Gogh, os girassóis são também conhecidos por acompanharem o ciclo do sol.
Além de ser uma planta ornamental maravilhosa, essa flor do campo também é consumida na alimentação e na farmacologia, por conter vitamina E em suas sementes, permitir extração de óleo comestível e apresentar folhas com ação expectorante, sendo usada em tratamentos de doenças pulmonares.

 

Hortênsias

 
Lindas e delicadas, as hortênsias têm pétalas arredondadas e suas cores são definidas de acordo com o solo em que nascem. Logo, a variedade de tons é grande. Muito indicadas para presentear e para decoração interna, são nativas do Japão e da China.
Por conter um princípio ativo chamado glicosídeo cianogênico hidrangina, as hortênsias são relativamente venenosas quando ingeridas em grande quantidade. Então, é bom deixá-las longe do alcance de crianças e animais de estimação.
 

 
 
Essas e muitas outras flores do campo são opções incríveis para compor arranjos, enfeitar cestas, montar buquês, ornamentar celebrações diurnas e, é claro, presentear. Além das que foram citadas aqui, você também pode apostar em cravos, lírios, lavandas, tulipas, dentes-de-leão, centaureas, gérberas, entre outras.
E, então, já elegeu suas flores do campo preferidas? Difícil escolher uma só, não é mesmo? Só não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais, para que os seus amigos também conheçam essas espécies!

Visitem a nossa loja virtual e confiram os nossos arranjos de flores do campo.


últimos posts

materiais ikebana