Flor lisianthus: conheça mais sobre essa flor incrível!

ico admin ico 28/02/2019

 

 

É difícil não se encantar com toda a variedade de espécies que a natureza nos oferece, não é? Ainda mais quando falamos de flores! Independentemente do estilo da pessoa que as receberá — seja mais ousada, seja mais delicada — sempre é possível agradar. E, nesse último caso, a flor Lisianthus é uma opção excepcional.

Originária dos Estados Unidos, mais especificamente do Texas e Arizona, essa espécie se popularizou em todo o mundo nas últimas décadas. Seu nome vem do grego: lisos significa macio, e anthos, flor. Ela também é chamada de Pradaria Genciana e, no Brasil, de Lisianto.

Então, quer saber mais sobre essa bela flor que já encanta ao primeiro olhar? Continue lendo e confira suas características, simbologia e principais cuidados!

 

Principais características do Lisianto

Por ser uma flor do deserto, ele floresce nos meses mais quentes do ano. Em seu estado natural, porém, além do calor intenso o lisianto precisa de algum rio próximo para conseguir nascer.

Na sua forma original, ele pode ser encontrado nas cores branca e roxa, mas graças aos híbridos produzidos no Japão na década de 80 já é possível encontrá-lo também em rosa, lilás e outros tons suaves. Sua principal característica, contudo, ainda são as folhas delicadas, que deixam a flor com um aspecto sofisticado e romântico.

Essa delicadeza é o que dá o tom para quem deseja comprar ou presentear com a Lisianthus. Por ser frágil, ela merece ser tratada com leveza, e todo o cuidado em seu cultivo se reflete no produto obtido. A flor cortada e utilizada em arranjos tem uma duração considerada longa, podendo durar até 10 dias quando cuidada de forma adequada.

 

O significado de presentear com essa flor

No geral, o Lisianthus é tido como a flor do amor e do romance, pois inspira esse tipo de sentimento nas pessoas. Toda essa beleza e leveza não poderiam levar a um significado diferente, certo? Por isso mesmo, ela é uma planta muito utilizada na decoração de casamentos e festas românticas.

Quando escolhidas para fazer parte do buquê da noiva, o Lisianthus retrata a entrega romântica. Mas esse significado não precisa limitar o seu uso. Ela também é tida como uma planta que representa a gratidão, sendo ideal para situações que necessitam de um presente de agradecimento. Com um visual clássico e requintado, ela pode estar em arranjos para diversas ocasiões, pois é muito versátil.

 

 

Dicas de cuidado com a flor Lisianthus

Quem ganhou um buquê ou mesmo um vaso de Lisianthus e deseja fazer essas flores durarem mais tempo precisará de uma dose extra de atenção. Por serem tão delicadas, elas exigem cuidados específicos para não murcharem rapidamente. Vejamos, então, os principais deles!

 

Manuseie-a com cuidado

Essa flor é sensível e merece ser tratada como tal. Por isso, evite movimentos brutos não só nas pétalas e folhas, mas também no caule, que se quebra com facilidade. Assim você evita que a planta fique machucada e aumenta a sua durabilidade.

 

Mantenha o vaso no local certo

A Lisianthus é uma flor de clima quente, mas não se engane: ela não vingará se exposta ao sol e altas temperaturas. O correto é mantê-las em locais de clima ameno e bem iluminados, mas evitando a incidência direta dos raios solares, pois eles fazem com que as pétalas se queimem.

Se desejar plantá-la, a dica é recorrer a solos profundos e ricos em matéria orgânica. Além disso, plantas jovens vingam com mais facilidade.

 

Regue-a na frequência certa

Essa espécie precisa ter sua terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Para isso, a melhor opção é fazer o gotejamento direto no solo.

A frequência da rega é a cada dois dias, mas o momento certo de realizá-la é quando a superfície da terra começar a secar. Se o clima local for mais frio, essa rega pode ser feita até uma vez por semana. Seja como for, é indicado colocar a água na terra apenas ao entardecer, para evitar que a raiz cozinhe com o calor.

Para os arranjos durarem por mais tempo, coloque-os em um vaso com cerca de um terço de água apenas. O líquido deve ser trocado a cada dois dias, e o recipiente deve ser lavado para evitar a proliferação de micro-organismos que aceleram a degradação da flor.

 

Não molhe as folhas e flores

Independentemente da forma que as suas flores estão sendo cultivadas, nunca molhe a superfície das pétalas nem das flores, pois isso as estraga. Também é importante, ao colocar as plantas no vaso, retirar as folhas que ficarem em contato direto com a água para evitar a proliferação de bactérias.

 

Corte as hastes em diagonal

Antes de colocar suas flores em um belo vaso para encantar os olhares e decorar a sua casa, corte cerca de 2 centímetros do caule e deixe a ponta na diagonal. Esta atitude favorece a hidratação da folha — e, consequentemente, a sua duração.

 

Prepare a cova para o jardim

Se desejar passar o seu vaso de Lisianthus para um jardim, a cova deve ter 20 cm de profundidade, em média, podendo variar de acordo com o tamanho do vaso. Além disso, a terra ficará mais adequada se for preparada com uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico.

 

Saiba fazer a colheita

Para retirar flores que estejam plantadas em um vaso ou jardim, colha-as de manhã. Retire delicadamente as pétalas e folhas que estiverem murchando, para revigorar a planta, e repita esse processo todos os dias para aumentar a sua durabilidade.

Se desejar presentear alguém com elas, escolha as hastes maiores, que valorizam o visual diferenciado dessa flor única. Então, escolha um recipiente ou decoração que agrade ao seu presenteado e pronto!

Como vimos, o Lisianthus é uma flor suave, que combina bem com diversos tipos de arranjos. Para situações de agradecimento, experimente combiná-las com astromélias, que também têm significado nesse sentido. Já em buquês de noivas e decoração de casamentos, o Lisianthus fica lindo quando harmonizado com rosas das mais diversas tonalidades.

Vale dizer que quem deseja adquirir uma para si deve procurar floriculturas especializadas, pois é mais fácil encontrá-la nos meses quentes do ano. Outra excelente opção é adquirir as flores on-line. Mas seja qual for da situação em que a flor Lisianthus será utilizada, ela vai encantar olhares admirados por tanta beleza e delicadeza!

Agora, se gostou deste post, que tal presentear aquela pessoa especial com um buquê ou arranjo de flores únicas e encantadoras? Conheça nossas belíssimas opções com essa planta maravilhosa!

 

Deixe um comentário