Flores comestíveis: o que são, quais são elas e mais!

ico admin ico 26/08/2018

 

Se alguém te perguntar para que servem as flores, você provavelmente vai responder que servem para decorar ambientes, presentear a quem se ama, homenagear amigos, etc. Mas se o assunto for flores comestíveis, você conhece algo a respeito? Já imaginou degustar um prato à base de flores?

Neste artigo elaboramos para você um miniguia sobre flores comestíveis, mostrando o quanto elas podem ser gostosas e fazer bem à saúde, além de como usá-las. Acompanhe!

 

Aprenda a escolher e usar flores comestíveis

 

A primeira coisa a fazer na hora de escolher as flores é verificar se não são tóxicas e se podem ser consumidas com segurança. Afinal nem toda flor é comestível e algumas podem inclusive fazer mal a quem as ingerir.

Dessa forma, antes de ingerir ou comprar, certifique-se de que está fazendo os procedimentos corretos e que não comprou uma flor imprópria para consumo.

Se você cultiva espécies em casa, é recomendável colher no período da manhã, pois nesse horário as flores estão mais hidratadas. Também é importante lavá-las bem e sacudi-las para retirar possíveis insetos ou sujeiras.

 

Conheça alguns tipos de flores comestíveis

Antes de acrescentar flores aos seus pratos, saiba que tipos de flores que podem ser consumidas e como usá-las em receitas. Confira algumas das principais:

 

Amor-perfeito

 

É uma flor com um sabor um suavemente adocicado muito utilizada como ingrediente de saladas e para decorar sopas, sobremesas e doces. É também uma auxiliar no tratamento da acne, resfriados, tosse seca, dermatite, pressão alta e prisão de ventre.

 

Alcachofra

 

É uma excelente fonte de iodo, fósforo, ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. A alcachofra pode ser servida recheada, em molhos, pizza, salada, licores e chás, assim como muitas outras flores.

 

Capuchinha

 

A capuchinha, além de suas propriedades digestivas, contém muita vitamina C que é um poderoso antioxidante. Possui um sabor picante que lembra o agrião e é ingrediente de saladas famosas nos cardápios de restaurantes renomados.

 

Dente-de-leão

 

Para usar essa flor como ingrediente de uma salada é fundamental colher a flor nova e utilizá-la imediatamente. Tem um sabor adocicado que sugere o mel e é um verdadeiro depósito de vitaminas: A, vitaminas do complexo B, C, E, K, ferro, cálcio, zinco e potássio.

 

Flor de alho

 

A flor de alho lembra o sabor do tempero de forma um pouco mais suave. É uma boa pedida para quem quer acrescentar o sabor a saladas.

 

Flor de cebolinha

 

Se quiser dar um toque acebolado aos seus pratos, coloque algumas flores de cebolinha. Além de deixarem o prato mais bonito, elas acrescentam um tempero suave à receita.

 

Agora que já conheceu algumas, que tal experimentá-las?

Prepare receitas com flores comestíveis

Se você ainda não saboreou nenhum desses ingredientes, confira duas receitas fáceis de fazer:

 

Salada de flores comestíveis

Ingredientes:

Tomate picado em rodelas; rúcula; flor de cebolinha; cravos; flor de alho; dente-de-leão; 1 cebola cortada em rodelas;1 colher de sopa de caldo de laranja; 1 de coentro picado; 1 de mostarda escura.

Misture em uma vasilha a rúcula, o tomate, a flor de cebolinha, os cravos, o dente-de-leão e a cebola. Acrescente o caldo de laranja, a mostarda, o coentro. Mexa bem e sirva.

 

Fundo de alcachofra com erva-doce e parmesão

Ingredientes

16 corações (fundos) de alcachofra ao natural, escorridos e cortados ao meio; 1 limão; 2 bulbos de erva-doce pequenos, cortados em tiras finas; 100 gramas de queijo parmesão em lascas finas; azeite de oliva e sal a gosto.

Em um recipiente, tempere a erva-doce com o sal, azeite e suco de limão. Misture as lascas de parmesão e deixe descansar por 10 minutos. Em uma travessa, distribua as metades de alcachofra e, em cada, coloque a mistura de erva-doce e parmesão. Se quiser, decore com pimenta rosa e sirva.

Agora que você conhece as flores comestíveis, é hora de usar a criatividade e preparar pratos fantásticos com elas. Para evitar contratempos, a recomendação é adquiri-las de produtores especializados e tradicionais no mercado. Bom apetite!

Aproveite para saber mais sobre flores e eia no nosso blog o artigo Flores típicas do Brasil!

 

Deixe um comentário