
A conservação das flores de corte depende de alguns cuidados que devem começar desde a escolha da planta na floricultura. Afinal, quem não gosta de ter um lindo e viçoso arranjo floral enfeitando e alegrando os espaços da casa por mais tempo?
Sendo assim, algumas medidas vão garantir a durabilidade dos buquês, mantendo-os frescos o maior tempo possível. Para começar, algumas informações sobre as espécies adquiridas são necessárias. Por exemplo, a iluminação ideal, de que forma deve ser o corte de seus cabos, a quantidade de água que necessitam, entre outros cuidados.
Vamos saber mais como conservar arranjos de flores? Confira, então, este mini e-book com informações preciosas!
O que são flores de corte?
As flores de corte são aquelas que integram buquês, arranjos e outros ornamentos. Geralmente cortamos essas flores no caule e, por isso, elas são suscetíveis à desidratação. Portanto, os cuidados devem começar logo que as separamos da raiz.
Como conservar as flores de corte por mais tempo?

Neste mini e-book, você vai saber como conservar suas flores vivas e viçosas por bastante tempo. Para isso, alguns cuidados são necessários. Desde o momento que você as recebeu ou quando as comprou. A primeira coisa a fazer é escolher as flores sadias, sem nenhum machucado. Saiba a seguir o que fazer para mantê-las bonitas.
1. Retire as flores da embalagem
A primeira coisa a fazer – e precisa ser o mais rápido possível – é retirar as flores de corte da embalagem e, dessa forma, garantir que respirem sem barreiras. Outro cuidado inicial é conferir se a jarra em que elas serão colocadas está limpa.
2. Corte as hastes adequadamente
O corte deve ser 2 cm acima da base da flor e de forma diagonal. Corte os caules debaixo d’água para impedir que entre ar na haste da planta. Os objetos mais indicados são a tesoura de poda ou um estilete bem-afiado. É importante não esmagar o caule.

3. Limpe bem o vaso
O vaso escolhido deve passar por uma higienização e, toda vez que houver a troca de água, é aconselhável que ele seja novamente desinfetado. Uma boa sugestão é utilizar a variação em prata, já que o material conta com ação antibactericida.
4. Prepare a água
Prepare uma solução composta por meio copo de água limpa fria, 1 colher de açúcar e 2 colheres de vinagre branco. Depois, coloque essa solução no vaso vazio e complete com água fria, até 3 dedos abaixo da base do caule. Vale lembrar que o líquido deve ser trocado a cada dois dias.
5. Tome outros cuidados importantes
Outras medidas para evitar que suas flores murchem antes da hora podem ser tomadas. Veja:
- invista em compostos conservantes encontrados em floriculturas;
- mantenha suas flores na sombra;
- evite regar as pétalas das flores;
- retire qualquer folha submersa;
- retire as pétalas murchas que com o tempo vão surgindo;
- remova os espinhos das rosas.
É importante ressaltar que existem espécies que têm uma maior durabilidade que as demais. Sendo assim, na hora de escolher, opte pelas seguintes: rosas, gérberas, alpínias, antúrio, copo-de-leite, helicônias e lisianto.
Quais erros aceleram a morte das flores de corte?

Se você quer manter suas flores no jarro por bastante tempo e evitar que morram antes da hora, veja os erros que não pode cometer:
- colocar água gelada — pode causar choque térmico na planta;
- não trocar a água ou demorar muito;
- manter as folhas no caule para deixá-las mais vistosas;
- colocá-las no vaso com a embalagem.
Como você conferiu neste mini e-book, é possível manter suas flores de corte lindas por algum tempo e frescas ao seguir as medidas citadas. Nada como enfeitar nossa casa com flores e tornar os espaços alegres, harmoniosos e aconchegantes!