Flores de outono: 6 espécies para decorar sua casa

ico admin ico 25/03/2021

O outono começou oficialmente às 6h38 do dia 20 de março. E as flores de outono surgem lindas e majestosas para alegrar ainda mais o cenário.

Sabemos que cada estação do ano tem suas características e encantos próprios. As plantas contribuem muito para isso, enfeitando nossas casas e tornando os ambientes mais aconchegantes e harmoniosos.

Contudo, mesmo que o outono seja a estação das folhas secas e não tão florida quanto o verão e a primavera, ele nos presenteia com lindos exemplares que anunciam a chegada do inverno.

Vamos, então, conhecer as flores de outono mais comuns e que você pode cultivar em casa? Continue com a leitura e confira!

1. Azaleia

Essa linda flor, originária do Japão, começa a florescer em abril. Trata-se de uma alternativa para enfeitar a casa nas estações com temperaturas mais amenas. Ela se dá muito bem em áreas externas, mas pode ser também mantida na parte interna da residência.

É uma flor resistente, mas que necessita de cuidados, como duas regas por semana e exposição ao sol por cerca de duas horas ao dia. 

2. Lírio

O lírio é uma flor originária da Ásia, Europa e América do Norte. Conta com uma simbologia que remete à pureza e à inocência. Essa bela flor pode ser utilizada para compor a decoração da casa no outono — período em que curtimos bastante alguns hábitos mais caseiros. 

Os cuidados com o lírio incluem regas de duas a três vezes por semana, sendo que no outono e no inverno essa frequência pode ser bem menor. A poda é feita cortando as flores murchas e mortas.

Uma boa dica de decoração é elaborar belos arranjos de lírios que podem ser mesclados com outras espécies de flores, garantindo um colorido aconchegante.

3. Boca-de-leão

A boca-de-leão é uma planta herbácea que apresenta flores em espigas. É originária da região mediterrânea, da África e da Europa. Seu nome peculiar ocorre pelo fato de que, quando uma de suas flores é apertada, ao soltá-la, ela se abre como uma boca de leão.

Ela prefere temperaturas amenas, sem extremos. Por isso, cultivá-la no outono é uma excelente dica para ter em casa essa bela flor. Para mantê-la bonita e viçosa, basta regá-la com frequência e mantê-la ao sol ou à meia-sombra, para que não murche.

4. Margarida

A margarida é uma das flores de outono mais apreciadas. Sua origem é europeia, e ela pertence à mesma família do crisântemo e do girassol. Conhecida como a flor do amor, a margarida é uma espécie bem singela e não existe quem não a aprecie. Caracteriza-se por apresentar pétalas lisas e brancas, com um miolo amarelo (na sua variedade mais popular) — apesar de sua coloração ser bem variada. 

Um dos cuidados para mantê-la por mais tempo no vaso é arrancá-la quando começar a murchar, dessa forma, poderá dar lugar ao surgimento de uma nova flor. Podá-la também é importante para seu cultivo saudável.

5. Orquídea

A orquídea é uma das flores mais lindas e delicadas, decorando muito bem qualquer ambiente. A cattleya é uma de suas variedades que floresce apenas uma vez ao ano e se desenvolve, mais facilmente, em áreas externas.

Os principais cuidados referem-se à rega, que deve ser feita uma vez por semana no outono. Em estações mais quentes, aconselha-se regas mais frequentes.

6. Amor-perfeito

O amor-perfeito, ou viola tricolor (nome científico), é uma flor originária da Europa. Caracteriza-se pelo porte pequeno e pela variedade de cores, que vai desde a tonalidade branca, passando pelo amarelo, rosa e alaranjado. Seu cultivo pode ser em variados locais, como vasos, jardineiras e jardins. 

Ela prefere clima ameno e se dá bem com sol direto ou meia-sombra, devendo ser regada com frequência. 

Cultivando essas flores de outono em casa, é possível fazer inúmeras combinações para harmonizar com a decoração da sua casa. No entanto, é imprescindível considerar os cuidados principais com suas plantas, como as regas e a iluminação indicada para cada espécie.

Gostou deste post? O que acha de ler outro conteúdo igualmente interessante que fala sobre as melhores flores para compor seu jardim de inverno? Você vai amar!

Os comentários estão fechados.