Flores para banheiro, conheça e arrase na decoração!

ico admin ico 05/02/2019

 

Existem flores de diversas cores, espécies, tamanhos e cheiros. Algumas precisam de muita água, outras não. Para umas a exposição ao sol é benéfica, enquanto para outras não é indicada.

Existem ainda flores que florescem apenas em determinadas estações do ano. Com tanta variedade e especificidade, percebe-se que nem todo tipo de flor é apropriado para qualquer local ou ambiente. Por isso, a escolha de flores para banheiro deve levar em consideração diversos fatores.

 

Não basta analisar apenas o tipo de flor, é importante identificar aspectos como: a iluminação e ventilação do banheiro são boas? Quais são as espécies que mais se adéquam a essas condições? Quais os cuidados necessários?

Enfim, os aspectos a avaliar são muitos e, por isso, nesse texto você vai conferir as respostas para essas perguntas e saber quais as flores para banheiro. Continue a leitura!

 

Fatores a considerar ao escolher espécies de flores para banheiro

 

O banheiro é um local importante seja em uma casa, comércio, restaurante, trabalho, salão de festas, entre outros — afinal, é utilizado por todas as pessoas. Portanto, é interessante que além de limpo, esse seja um cômodo cheiroso, bonito e agradável.

O uso de flores e plantas pode ajudar, e muito, a alcançar esses atributos em um banheiro, sendo tanto um objeto de decoração, como também podendo até proporcionar um aroma agradável. Sem contar com os benefícios à saúde e ao bem-estar.

Como o banheiro é um ambiente úmido e que muitas vezes não conta com grandes esquadrias que proporcionem tanto a ventilação quanto a iluminação de forma significativa, não é qualquer flor ou planta que se adapta bem.

Portanto, é essencial analisar as características do banheiro em questão e, principalmente, o local onde a flor será colocada. Por exemplo, se a iluminação estará diretamente direcionada para ela, qual será o tamanho final da muda e como deve ser feita a manutenção são alguns aspectos a serem levados em consideração.

Além disso, é importante conhecer também as características das espécies antes de comprá-las. Isso possibilita verificar se a que deseja sobreviverá bem no banheiro e verificar se não atrapalhará o uso ou movimentação.

 

6 plantas e flores para banheiro

1. Suculentas e cactos

Essas espécies são extremamente resistentes e indicadas para quem não deseja ter muito trabalho. Se desenvolvem bem com ar fresco e iluminação solar e deve-se regar apenas a terra, com frequência semanal durante o verão e a cada duas semanas nas demais estações.

 

2. Avenca

Essa espécie é indicada para banheiros por não precisar de iluminação direta, apenas de luz difusa. Além disso, aprecia a umidade, devendo, por isso, ser regada frequentemente sem que a terra fique encharcada.

 

3. Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge é uma planta considerada de meia sombra, pois mesmo preferindo sol, vive bem em ambientes internos. Ela é excelente para filtrar o ar e não é necessário muito espaço para que se desenvolva. O cuidado apropriado com essa espécie é regar duas vezes por semana durante o verão e uma vez nas demais estações. Entretanto, cuidado com o excesso de água, pois isso poderá apodrecê-la.

 

4. Bromélia

A bromélia tolera umidade e por isso tem um bom desenvolvimento em banheiros. A luz solar queima sua folhagem, devendo, portanto, ser cultivada com luz indireta. Deve ser regada a cada dois dias de forma que não acumule água em suas plantas, uma vez que, quando isso acontece, proporciona a proliferação de mosquitos.

 

 

5. Violeta

Essa espécie traz um toque de cor ao banheiro, porém precisa de claridade constante. Quando colocadas no banheiro, devem ser regadas com menor frequência pois apresentam a capacidade de absorver a umidade do ambiente. É uma das flores para banheiro mais indicada.

 

6. Orquídea

Essa é uma das flores mais admiradas, afinal são realmente muito bonitas. Porém, para que sejam mantidas sempre belas, devem ser regadas quando a terra estiver seca e com a frequência de 2 a 3 vezes por semana. As flores não devem ser molhadas, uma vez que são bastante delicadas. Além disso, devem receber iluminação mas não podem ficar expostas diretamente ao sol.

 

Dicas e cuidados que necessários com flores colocados no banheiro

 

As plantas e flores podem fazer toda a diferença na decoração de um ambiente, e em um banheiro, essa diferença é ainda mais notável. Contudo, para colher os benefícios de um toque de natureza, alguns cuidados são essenciais:

  • É importante escolher as que se adaptem tanto a umidade do banheiro, quanto às variações bruscas de temperatura que ocorrem durante o uso do mesmo, como é o caso das espécies de sombra ou meia sombra;
  • dê preferência para plantas e flores já crescidas pois o banheiro é um ambiente que pode dificultar o crescimento de sementes que foram recém-plantadas;
  • as plantas de tonalidade verde são ótimas opções, pois costumam ser mais fáceis e práticas de cuidar;
  • é muito importante verificar as características da espécie que o interessou, principalmente quanto à toxicidade. As flores e plantas podem parecer inofensivas, mas muitas espécies podem oferecer risco à saúde e até mesmo provocar o óbito. Se o banheiro for usado por crianças, o cuidado quanto a esse aspecto deve ser redobrado;
  • utilize vasos de cerâmica, eles auxiliam a manutenção das flores e plantas escolhidas, pois ajudam a reter a umidade, mantendo a terra mais fresca por um maior período de tempo;
  • também é importante cuidar para que a umidade no local não seja excessiva, por isso, deixe as janelas abertas sempre que possível. Assim a circulação de ar será maior;
  • é importante sempre saber quais os cuidados apropriados para a espécie escolhida, assim como a frequência apropriada, uma vez que essas informações variam entre espécies. Ao buscar saber os cuidados e a periodicidade deles, anote com que frequência você precisará regar, podar e adubar;
  • caso o banheiro não seja espaçoso e mesmo assim deseje colocar um toque de vida natural, utilize vasos suspensos ou pequenos arranjos que possam ficar na bancada ou na janela — dessa forma será possível tornar o ambiente mais agradável, otimizando o espaço;
  • é muito importante é evitar o uso de inseticidas, substituindo-os por remédios caseiros, para que as flores não sejam prejudicadas;
  • em banheiros amplos, misturar diversas espécies, com tamanhos e cores diferentes pode ser uma excelente opção, conferindo um charme ao ambiente sem a necessidade de realizar grandes alterações.

Não é novidade para ninguém o quanto plantas e flores fazem bem — seja purificando o ar ou deixando os ambientes mais bonitos e agradáveis. Independentemente do motivo, plantas e flores para banheiro são uma excelente opção para dar um toque de natureza, beleza e relaxamento em um ambiente tão importante.

Agora que você já conhece algumas das espécies mais apropriadas para banheiro, está esperando o que para colocar essas dicas em prática e deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante? Então acesse a loja Ikebana Flores e confira opções de flores e arranjos incríveis.

 

Deixe um comentário