Saiba quais são as principais flores para dar de presente!

ico admin ico 18/11/2018

Presentear alguém querido demanda bastante dedicação. Afinal, para agradar, é preciso conhecer bem a pessoa que receberá o mimo, não é mesmo? Outro ponto importante é saber o significado de cada item, para não passar por situações constrangedoras. Quem gosta de comprar flores para presente certamente já sabe disso!

As flores são delicadas e refletem um carinho especial por quem as recebe. É uma forma de homenagem das mais adoráveis que existem, pois traz mais beleza aos olhos e à vida do presenteado. Além disso, são uma excelente opção para os que desejam se destacar com algo que faça a diferença e que carregue sentimentos verdadeiros.

Se você ainda tem dúvidas sobre a escolha das flores para presente ideais, confira este post para não errar! Vamos começar?

Por que as flores são uma ótima opção para presentear alguém?

Se você nunca ouviu falar no “código dos turcos”, saiba que foi aí a origem da oferta de flores como presentes. Tudo começou na Turquia, quando começaram a expressar sentimentos por meio das flores — que também eram utilizadas para dar notícias e até mesmo para firmar acordos políticos.

Foi assim que surgiu, em 1819, a Langage des Fleurs, uma linguagem de símbolos florais, que formalizou o romantismo francês. Os ingleses, por sua vez, gostaram da ideia e importaram a opção de presente para toda a Europa, formalizando diferentes significados para cada tipo de flor e direcionando as intenções por trás de cada presente.

Por isso é que até hoje temos essa cultura das flores para presente, carregadas de simbologias em suas espécies e cores. De acordo com essas convenções, você expressa suas emoções e transmite uma mensagem pelo simples gesto de ofertar uma flor específica.

Vale a pena também considerar as preferências de quem está presenteando, mas, como nem sempre é possível obter essa informação, o ideal é seguir os significados já difundidos no decorrer dos tempos.

Como escolher flores para presente?

Antes de comprar uma flor, mesmo que seja apenas um botão, vale a pena conhecer a simbologia de cada uma delas para não cometer um erro de etiqueta ao usá-las para presentear.

Por isso, listamos a seguir as principais espécies de flores que são compradas quando queremos agradar alguém e o que elas representam. Confira!

Rosas

São as flores mais utilizadas para presentear, muito buscadas em ocasiões especiais, como o Dia dos Namorados. Apesar de serem associadas ao amor, esse significado é mais importante quando a rosa em questão é vermelha. Assim, as brancas representam inocência, as amarelas amizade e as cor-de-rosa admiração pelo presenteado.

Orquídeas

A beleza impactante das orquídeas também as colocam em alta para ocasiões especiais. Muito apreciadas no Dia das Mães, por exemplo, são utilizadas para presentear e ornamentar locais com sofisticação. Além disso, a ampla variedade de espécies as torna uma escolha certeira para presentear, já que dificilmente alguém ganhará dois vasos iguais.

Lírios

Essa flor representa nobreza. Seu visual delicado, com certeza, chamará a atenção do presenteado. Com essas características, os lírios são ótimos para dar de presente de aniversário a uma pessoa especial. Para um buquê ainda mais charmoso, combine os lírios com flores do campo.

Cravos

Essa flor está diretamente associada ao universo masculino, o que a torna uma boa opção para presentear homens. Os cravos costumam estar presentes nos fraques dos noivos, por exemplo, devido à sua aparência com linhas retas e levemente rústicas. No tom vermelho, são as flores ideais para demonstrar admiração.

Girassol

Uma flor alegre, que transmite a luz do sol por onde passa! Seu aspecto exótico está cada vez mais em alta, tornando-a uma ótima opção para agradar pessoas mais modernas e também para desejar saúde e felicidade. Além do mais, o girassol é uma flor fácil de cuidar: basta deixar o vaso próximo do sol e manter a terra úmida.

Astromélia

Essa flor pequena, com traços delicados e uma bela mistura de cores, está disponível em diversas tonalidades. É uma opção que representa amizade, saudade e, até mesmo, gratidão. Por isso, um lindo arranjo de astromélias é uma boa alternativa para agradecer alguém com quem você tem uma ligação forte.

Camélia

Belíssimas, as camélias também são flores cujo significado varia conforme a cor. As vermelhas indicam reconhecimento, enquanto as brancas simbolizam a virtude e as rosadas expressam a grandeza da alma.

Tulipa

Não tão comum no Brasil, a Tulipa é uma flor para quem deseja um presente único, uma vez que comunicam um amor intenso, especialmente na cor vermelha. Contudo, tonalidades não faltam para agradar em um aniversário de relacionamento, por exemplo. Caso a pessoa tenha um estilo sofisticado, as tulipas negras são ideais!

Gérbera

Se você quer enviar energias positivas a alguém, a gérbera é uma bela aposta. Essa flor é alegre e também simboliza a beleza da vida, com seu toque simples e delicado. Nesse sentido, é uma escolha interessante para felicitar uma pessoa querida, por alguma realização ou conquista.

Violeta

O famoso vasinho de violeta ainda é um dos presentes mais queridos, principalmente por se tratar de uma flor que sobrevive longos períodos e se adapta facilmente em vários ambientes. Portanto, não existe erro! É um presente perfeito para simbolizar recomeços ou amizades, uma vez que representa essa forte resistência, durabilidade e capacidade de adaptação.

Margarida

A flor das donzelas no passado hoje ainda transmite essa ideia de jovialidade e pureza, mas também é uma ótima alternativa para desejar paz e felicidade a alguém — principalmente se o presenteado for uma pessoa mais nova.

Azaleia

Devido ao seu ciclo de vida duradouro, a azaleia é um presente ideal para se ofertar em muda ou em um vasinho. Assim, a pessoa que receber a flor vai ter sua companhia por muitos anos — e o melhor de um presente é quando ele faz parte da nossa vida por mais tempo.

Os significados, contudo, podem variar de acordo com a cor: as azaleias rosas traduzem amor à natureza, enquanto as brancas indicam romance e as vermelhas revelam um amor antigo. Quando em arranjos, transmitem felicidade e elegância.

Hortênsia

As hortênsias dão flores muito bonitas, geralmente, utilizadas em decoração. Por isso, costumam ser usadas para expressar beleza e juventude, como uma associação à exuberância e à abundância das pétalas — a planta, quando florida, parece um verdadeiro buquê!

Apesar disso, também atribuem à hortênsia um significado mais subjetivo, relacionado à elevação espiritual, devoção, coragem e determinação. Há quem também utilize a flor para passar uma mensagem de gratidão e prosperidade.

Utilizar flores para presente pode surpreender, já que a beleza das diversas espécies que existem no Brasil supera com facilidade as outras opções de mimos. Desse modo, busque explorar aquelas que têm mais a ver com o perfil da pessoa que as receberá e lembre-se de que elas podem ser dadas não só em datas comemorativas, mas também como uma forma de demonstrar admiração e reconhecimento por alguém.

Agora que você já conhece algumas das melhores flores para presente, que tal surpreender aquela pessoa especial com um belo vaso ou buquê da sua variedade favorita? Confira nossa loja virtual e presenteie quem você ama ou admira!

Presentear alguém querido exige dedicação. Afinal, para agradar, é preciso conhecer bem a pessoa que receberá o mimo. Outro ponto importante é saber o significado de cada item, para não passar por situações constrangedoras. Quem gosta de comprar flores para presente certamente já sabe disso.

As flores são delicadas e indicam um carinho especial por quem as recebe. É uma forma de homenagem das mais adoráveis que existem, pois trazem mais beleza aos olhos e à vida do presenteado. Além disso, são uma excelente opção para os que desejam se destacar com algo que faça a diferença.

E você, ainda tem dúvidas sobre a escolha das flores ideais? Confira este post para não errar nunca!

Deixe um comentário